Veja esse video que interessante...
Esse é um grupo chamado Naturei Karta. Eles mesmos se denominam "ultraortodoxos".
Fiquei surpreso por você ter achado esse vídeo interessante, afinal na postagem anterior você pareceu ir contra extremismos. É um grupo de cerca de 300 pessoas, grande parte delas vive no Irã e prega o fim de Israel. Acho bastante estranho! E, pelo que sei, esse grupo é rejeitado por todas as linhas religiosas judaicas.
Comentando algumas partes do vídeo:
"Judeus e muçulmanos viviam em paz no oriente médio antes de 1948, ano da fundação de Israel" - Pode ser que viviam em paz se compararmos à situação de hoje, mas, até onde sei, não há registro de boa relação entre os povos.
"Se pusermos a política de lado, veremos que temos coexistido" - Há como pôr a política de lado? Ela permeia toda a condição humana! Todo ato tem impacto político, inclusive o ato de não fazer nada.
"Sionistas sacrificaram seres humanos indefesos" - O sacrifício de animais pelos judeus terminou junto com a destruição do segundo templo de Salomão, há 2 mil anos. O sacrifício humano nunca foi uma pratica judaica, seja sionista ou não. Mas que muitos morreram, morrem e morrerão com a guerra, isso sim. E é lamentável.
"Podemos voltar, reparar o que lhes foi feito" - Um dia depois de sua independência ser declarada, Israel foi atacada simultaneamente pelo Egito, Síria, Jordânia, Líbano e Iraque, com tropas extras da Arábia Saudita, Iêmen, Marrocos e Sudão - e venceu. Depois, em 1967 e 1973, venceu guerras praticamente perdidas, e expandiu seu território por medidas estratégicas. Anos depois, veio a devolver os territórios conquistados em tratados de paz com os países vizinhos. Desde que o mundo é mundo, nunca vi um país devolver terras para acordos de paz. Que numa guerra todos perdem, isso é fato! Agora, se você se muda para uma nova cidade, aí um dia andando na rua uns caras "locais" incomodados com a tua presença te cercam para te dar uma surra e pra mostrar que estrangeiro ali não é bem vindo, e você resiste e dá a volta por cima, você venceu.
"Sionistas tem intenções maliciosas" - Certa vez perguntei à um rabino da linha Habad, ortodoxa, aqui da minha cidade, qual era, para o judaísmo, o valor da boa intenção diante de uma situação que deu errado. Ele me respondeu:
"Quem se importa com a intenção? O que importa é o que você faz, apenas. A intenção fica à critério dos romanos e cristãos."
"Estudem honestamente a história e vejam qual é a verdadeira voz dos judeus" Existe, de fato, uma maneira honesta de estudar? Ou a honestidade é atribuída apenas aos concordantes? Sempre desconfio quando alguém atribui a verdade a si ou ao seu grupo.
"Centenas de milhares de judeus ainda vivem em Jerusalém, todos contra a existência do Estado de Israel. Todos imploram a Deus o desmantelamento rápido e pacífico do Estado de Israel." - Um amigo meu conheceu Jerusalém recentemente, me relatou que andou por tudo que é canto, falou com tudo que é gente, e não viu UM judeu contra a existência do Estado de Israel. Alguém está mentindo: meu amigo ou o cara do video. E vamos combinar né, "desmantelamento rápido e pacífico de um Estado" é um delírio.
"Não encontraram uma só comunidade verdadeiramente religiosa que apoia o Sionismo na sua essência" - Por quais comunidades religiosas ele andou, afinal?
"Até aqueles que fazem algumas concessões, não enviam seus filhos para o exército" - Os judeus ortodoxos são um assunto bastante polêmico na política pública de Israel. Eles recebem dinheiro do governo para viver do estudo da religião. Os que trabalham, por outro lado, se incomodam profundamente - afinal, é um dos maiores gastos do governo. E "se eu tenho que trabalhar e fazer exército, por que ele não?", é o pensamento comum do trabalhador israelense. Mas isso era só até o ano passado, quando surgiu uma nova lei que obriga todos os filhos de ortodoxos a fazerem exercito ou trabalho voluntário.
"A morte e o sofrimento é causada por Sionismo, não há dúvida alguma" - A pergunta (dúvida) é o que move o judaísmo. Um dito judeu ortodoxo dizer "não há dúvida alguma" diante duma afirmação vazia como essa, é falta de estudo ou foi pago pra isso.
Ademais, sou cético diante dessa demonização do Sionismo. Vejo o sionismo como uma resposta do povo judeu diante das hostilidades e atrocidades a que foram submetidos desde os primórdios da história, desde a escravidão até o extermínio em massa. Há quem apoie e há quem seja contra, como qualquer movimento político e filosófico do mundo.
Os palestinos já viviam naquela área ali a muitos anos, tem consequentemente muito mais direito a viver ali.
E o tempo que os judeus viveram lá e foram expulsos, tendo seu único templo destruído, e obrigando-os a viver em condições hostis em todos os países e sociedades que passaram? Não conta?
Como respeitar alguém que invade seu território? mata brutalmente seu povo? com vista grossa do mundo inteiro...
Não acho que essa suposta "vista grossa" do mundo sirva de parâmetros para os judeus tomarem decisões, especialmente os israelenses. Afinal, durante a Segunda Guerra Mundial, a vista não foi tão grossa assim. Quem apareceu para defender?
O que os israelenses fazem com os palestinos é brutal cara... Israel hoje é a terceira potência militar do mundo e tem sido fielmente apoiada pelos Estados Unidos, massacrando uma população pobre e miserável. E só da uma pesquisada ai sobre os soldados criança da palestina que ficam rumando pedra nos tanhttps://teonanacatl.org/threads/como-voc%C3%AA-v%C3%AA-o-conflito-israel-palestino.10979/#post-159199que militares de israel. De um lado um povo que se explode no desespero estremo, do outro um pais com aparato nuclear....olha a diferença cara.
Terceira potência militar do mundo? Pode me passar a fonte dessa informação?
População pobre e miserável? E o que você acha do que o Hamas faz com Gaza? Não é brutal? E o que o Hamas e o Hezbollah fazem com os civis israelenses? Tem noção de quanto dinheiro o Hamas recebe da ONU, do Irã, da Russia, da Turquia e do Catar? Acha que é muito menos do que Israel recebe dos EUA? O que o Hamas faz com esse dinheiro? Só investe em armamento e túneis? Por que não investe na melhoria das condições de vida de Gaza? Já leu o estatuto do Hamas? Pregam a destruição total de Israel e de todos os judeus do mundo. Como Israel vai dialogar com uma organização dessas? Onde Israel prega a destruição da Palestina?
Se tu "der uma pesquisada aí" tu também vai encontrar vídeos de soldados israelenses jogando bola com crianças palestinas durante o trabalho. E aí? Isso diz alguma coisa?
Nenhum conflito é uma ilha. Colocar Israel e Palestina como vilão rico x mártir pobre, me parece mais uma reação emocional às informações oriundas de mídias unilaterais. A quem interessa a miséria de Gaza? Se o problema for dinheiro, a coisa mais fácil que tem é solucionar a miséria de Gaza.
O Egito também faz fronteira com Gaza, e não dá um piu sobre o assunto. Por quê? Por que eles não abrem a fronteira? O Egito se pela de medo do Hamas, não vai dividir território com eles.
E sobre o aparato nuclear: todos os países ao redor de Israel têm armas nucleares. Se Israel não tivesse, já teria desaparecido do mapa.
Todo tipo de ajuda humanitária, entrada de alimentos, é bloqueada a entrada pelo exercito de israel, inclusive toda a fronteira marítima é monitorada.
Isso é lamentável, o controle foi reforçado após os atentados rotineiros de homens bomba e excesso de armamento entrando em Gaza. Mas não é
todo tipo de ajuda humanitária que é bloqueada, e até onde sei alimentos entram.
Esse conflito foi criado em 1948 a partir de uma resolução da Organização das Nações Unidas, quando determinou que 51% do território Palestino fosse destinado para criação do Estado de Israel. Sendo que hoje Israel já ocupou grande parte do território Palestino alcançando 78% do total.
Israel aceitou a partilha e inclusive aceitou ficar com a parte mais infértil do território. A decisão, porém, não foi aceita pelos países vizinhos, que instauraram uma guerra generalizada no dia seguinte da independência. Ainda assim, hoje com menos de 70 anos de idade, Israel se transformou num polo de inovação em agricultura e tecnologia, reviveu um idioma (!), tem a segunda maior capital gay do mundo - depois de San Francisco -, tem a maior população per capita vegana do mundo, tem representantes árabes e mulheres no parlamento (Knesset), permite a expressão de toda e qualquer religião em território nacional. Já viu o templo Bahai em Haifa? E as mesquitas que tocam os seus chamados para reza 6 vezes ao longo do dia? E as peregrinações cristãs em Jerusalém?
Isso é a pura vontade de construir um país decente, somado à necessidade de sobrevivência, às marcas da história e, é claro, à inimaginável quantidade de dinheiro que foi investida na realização desse sonho coletivo.
Minha intenção ao criar esse tópico não foi ficar falando das maravilhas de Israel em detrimento da questão Palestina - como me parece que acabou se tornando. Tenho noção do quão sensível é o histórico de discussões sobre esse assunto, até porque costumo participar de muitas delas onde eu moro e quis trazer o assunto ao fórum pra ver como o pessoal pensa. Sou a favor da criação dos dois estados, mesmo sem esperança de que isso vá oferecer uma solução definitiva.
Senti que devia expor a minha visão sobre alguns pontos que julguei equivocados e trazer algumas questões a mais.