Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Como transformar carimbo em cultura liquida ?

Hylley Medeiros

Esporo
Cadastrado
26/01/2024
25
2
39
Boa tarde amados , desculpe o encômodo ...mas gostaria de uma técnica eficaz para converter um carimbo de esporos que consegui em cultura liquida ..preciso de alguma técnica específica ou só tirar o carimbo com uma seringa num pote de vidro com água esterelizada ? É quanto tempo depois posso usar ?
 

Anexos

  • IMG_20240324_000247.jpg
    IMG_20240324_000247.jpg
    2.9 MB · Visualizações: 1
Boa tarde mano!
O carimbo possui vetor de contaminantes, a chance de uma cultura liquida dar contaminante é mais alta.

Jeito correto para evitar contaminantes:
Carimbo de esporos -> ágar -> isola ->após isolar tu faz um agar para cultura liquida numa seringa e pronto.

dê uma olhada aqui:

abs
 
Boa tarde mano!
O carimbo possui vetor de contaminantes, a chance de uma cultura liquida dar contaminante é mais alta.

Jeito correto para evitar contaminantes:
Carimbo de esporos -> ágar -> isola ->após isolar tu faz um agar para cultura liquida numa seringa e pronto.

dê uma olhada aqui:

abs
Gratidão por me mandar esse link , dei uma olhada por cima e parece muito útil, assim que chegar em casa vou ler todo aquele tópico
 
Gente, com todo respeito.

Sim da pra fazer cultura liquida com esporos. Não quero parecer arrogante, mas é que tô meio cansado desse rumo que as coisas estão tomando, muitos gente querendo empurrar técnicas mais difíceis para os iniciantes (vejo com mais frequência fora do fórum). Isso desestimula quem tá começando, coloca medos que afastam o potencial cultivador de começar no hobby.
Sim, tem o risco de contaminar, mas em comparação a usar uma placa de ágar sem saber e ter uma área limpa o suficiente, o risco é igual o menor.
Eu comecei transformando seringa de solução de esporos em cultura líquida e isso foi a minha base. Só depois que passei para o ágar, qnd eu já tinha noção suficiente pra saber que era isso que eu queria fazer...

Vou escreve aqui um passo-a-passo que acho legal de seguir:
1- arrumei um carimbo de uma fonte confiável.
2- com esse carimbo em mãos faça uma seringa de solução de esporos de 20ml
4- com essa seringa feita, faça e inocule uma cultura liquida e alguns bolos pftek
5- observe a colonização dos pfteks, num cenário que o pftek foi feito corretamente, caso ocorra contaminação em todos, provavelmente foi um erro na inoculação ou provavelmente a seringa com solução de esporos estava contaminado... Nesse caso, fim de cultivo, jogue fora os bolos e a cultura liquida que foi feira.
6- caso os bolos não contaminem, será um bom sinal que sua seringa de solução de esporos não estava contaminada, assim sendo, a chance da sua CL estar contaminada tbm diminuí.
7- nesse cenário, com o bolo colonizado e a cl pronto, faça mais bolos e agora inocule com a cl.
8- chegou a hora de frutificar seus bolos e tirar seus próprios carimbos, talvez arriscar uma técnica de clonagem, temos técnicas aqui no fórum usadas justamente para quem está começando ou não quer investir pesado em material, procure por clonagem no papelão, Flocão ou até mesmo em cultura liquida.
9- com o carimbo novo em mãos, recomece tudo,
10- enquanto isso seu bolo com a cultura liquida feita com os primeiros esporos vão estão colonizando o bolo e vc vai ver se ela está limpa ou não.
10- colha os cogumelos desse bolo da etapa 10 e repita o processo da etapa 9
11- tire carimbos com cuidado e compartilhe com a comunidade.

Pq eu acho importante seguir a lógica acima?

Simplesmente pq pra aprender algo, precisamos praticar bastante. Seguindo esses passos vc vai aprender
- fazer solução de esporos
- fazer bolo pftek e estereliza-lo
- fazer cultura líquida e esteriza-la
- inoculação e técnicas de assepsia.
-observar e aprender sobre a colonização e as contaminações
- cultivar os cogumelos, desde a incubação dos bolos e culturas, ao crescimento, colheita e limpeza dos cogumelos.
- tirar carimbos
- técnicas de clonagem

Acho que é isso...
Gosto muito dos guias de pftek que tem aqui no fórum, mostram que não é preciso de muito para começar.
Ah no cometa gente quer reinventar a roda, fica a dica que o @Ecuador me deu qnd eu comecei e estava indo nesse caminho "não invente, apenas repita aquilo que deu certo várias vezes com outros cultivadores" é uma dica valiosa, pois de poupa de gastos desnecessários além de diminuir a frustração com as perdas.
Desejo sucesso pra vc que tá começando nesse mundo, o cultivo em si é muito terapêutico
 
Back
Top