Mutações são mudanças mais drásticas no fenótipo de cogumelos.
Pode ser tanto de pigmentação:
albinismo ou leucisticismo.
No formato:
Squats, blobs/brains/coral (tipo enigma), flowers, penis envys, ou outras formatos mais diferentes (tipo pumpkin), chapéus tipo wave. Mas sempre um formato diferente só padrão.
Cor dos
esporos: roxo, preto, marrom, dourado...
Alguns produtores até nomeiam algumas strains que atingem grandes tamanhos como novas, pra mim não faz tanto sentido. Pq o tamanho está mais relacionado a alguns fatores de crescimento (fora a genética). Basta pegar a
strain Jedi Mind Fuck, ela foi lançada como tendo uma ótima potência e com o diferencial de ter grandes cogumelos, porém isso não se aplica a muitas das fotos de cultivos que vemos na internet, essa
strain tem sua origem em um isolamento da Z-strain que é outra cepa que foi nomeada por alguém apenas por supostamente produzir grandes flushs, algo que tbm não se mantém a ponto de ser criado uma nova strain.
Eu, sou contra a dar nomes diferentes para strains apenas por esses fatores que citei no parágrafo acima. Pq além de perder a origem, vc acaba se aproveitando do trabalho do cara que trabalhou naquela strain anteriormente.
Eu penso assim
Cogumelos coletados selvagens: nome da strain com referência ao lugar da coleta
Cogumelos com mutação de fenótipo que já tenha nome: nome da strain + nome da mutação, ex: TAT true
Albino Teacher, o teacher vem de Golden Teacher; ou Thai Koi samui Super strain Squat..
Cogumelo vindo se um cruzamento: primeiro fenótipo se escolhe o nome que quiser, e demais mutações segue regra anterior.
Cogumelo que reverteu a Mutação: nome da strain + a palavra Revert.
Se fizer o esquema acima, fica fácil de rastrear a strain até sua origem, toda a linhagem e os cultivadores que trabalharam nela.
Sobre o trabalho de criar nova strain vindo de mutação ou até mesmo de cruzamento. É nescessário fazer clonagem e cultivos via esporos para garantir a estabilidade da strain antes de compartilhar. Ex:
Tu pega um cofu albino que apareceu no meio de um cultivo seu.
Esse cogumelo é a geração 0, usamos a letra F para geração, ou seja F0
Se vc clonar ele, 100x cultivo após cultivo vc ainda estará na geração F0
A partir do momento que vc faz um cultivo via esporos, muda a geração, sendo a próximo F1
Pode acontecer que nas primeiras gerações venha o fenotipo da mutação + fenótipo original da strain; então vc clona e cultiva com a finalidade de "limpar" e ter só a nova mutação no cultivo, e então faz o cultivo via esporos novamente pra ver como está o isolamento, e continua na próxima geração fazendo o trabalho, até todo cogumelo do cultivo via esporos venham com a característica do fenótipo. Continua mais umas vezes pra garantir a estabilidade e assim que tiver segurança, vc pode dizer que conseguiu criar uma nova strain
Vou dar uma saída agora mas assim que voltar eu vou postar fotos aqui das mutações/fenótipos que caracterizam novas strains.
Se ficou confuso me avisa que a gente desenrola nas respostas, esse é um tema que eu gosto bastante. E discuti isso sempre é bom pra aprender, ainda mais tendo feras como o
@joaor no fórum que manjam bastante desse assunto.