Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Como surgem novas strains?

GlubGlub

Hifa
Membro Ativo
08/03/2024
133
5
23
Olá, pessoal. Esses dias estava olhando para algumas amostras de Golden Halo que coletei e comecei a perguntar o porquê de umas serem mais compridas e finas, enquanto outras eram menores e mais troncudas. Então, comecei a pensar o que define uma nova Strain partir de uma já existente, que tipo de mudança naquela Strain poderia passar a se tornar outras?

Só a mudança do formato já basta? Ou a pessoa precisa clonar aquela amostra e conseguir que os outros cogumelos nasçam parecidos com o original?

Imagino que mudanças de forma são normais, até se for considerar as condições em que os cogumelos estão crescendo. Era justamente isso que eu to tentando entender, que tipo de mudança não seria considerada "normal". O que são mutações? São novas strains?

Enfim, são muitos questionamentos, mas agradeço se alguém puder me elucidar melhor
 
Última edição:
Mutações são mudanças mais drásticas no fenótipo de cogumelos.
Pode ser tanto de pigmentação: albinismo ou leucisticismo.
No formato:
Squats, blobs/brains/coral (tipo enigma), flowers, penis envys, ou outras formatos mais diferentes (tipo pumpkin), chapéus tipo wave. Mas sempre um formato diferente só padrão.
Cor dos esporos: roxo, preto, marrom, dourado...

Alguns produtores até nomeiam algumas strains que atingem grandes tamanhos como novas, pra mim não faz tanto sentido. Pq o tamanho está mais relacionado a alguns fatores de crescimento (fora a genética). Basta pegar a strain Jedi Mind Fuck, ela foi lançada como tendo uma ótima potência e com o diferencial de ter grandes cogumelos, porém isso não se aplica a muitas das fotos de cultivos que vemos na internet, essa strain tem sua origem em um isolamento da Z-strain que é outra cepa que foi nomeada por alguém apenas por supostamente produzir grandes flushs, algo que tbm não se mantém a ponto de ser criado uma nova strain.

Eu, sou contra a dar nomes diferentes para strains apenas por esses fatores que citei no parágrafo acima. Pq além de perder a origem, vc acaba se aproveitando do trabalho do cara que trabalhou naquela strain anteriormente.

Eu penso assim
Cogumelos coletados selvagens: nome da strain com referência ao lugar da coleta
Cogumelos com mutação de fenótipo que já tenha nome: nome da strain + nome da mutação, ex: TAT true Albino Teacher, o teacher vem de Golden Teacher; ou Thai Koi samui Super strain Squat..
Cogumelo vindo se um cruzamento: primeiro fenótipo se escolhe o nome que quiser, e demais mutações segue regra anterior.
Cogumelo que reverteu a Mutação: nome da strain + a palavra Revert.

Se fizer o esquema acima, fica fácil de rastrear a strain até sua origem, toda a linhagem e os cultivadores que trabalharam nela.


Sobre o trabalho de criar nova strain vindo de mutação ou até mesmo de cruzamento. É nescessário fazer clonagem e cultivos via esporos para garantir a estabilidade da strain antes de compartilhar. Ex:

Tu pega um cofu albino que apareceu no meio de um cultivo seu.

Esse cogumelo é a geração 0, usamos a letra F para geração, ou seja F0
Se vc clonar ele, 100x cultivo após cultivo vc ainda estará na geração F0
A partir do momento que vc faz um cultivo via esporos, muda a geração, sendo a próximo F1
Pode acontecer que nas primeiras gerações venha o fenotipo da mutação + fenótipo original da strain; então vc clona e cultiva com a finalidade de "limpar" e ter só a nova mutação no cultivo, e então faz o cultivo via esporos novamente pra ver como está o isolamento, e continua na próxima geração fazendo o trabalho, até todo cogumelo do cultivo via esporos venham com a característica do fenótipo. Continua mais umas vezes pra garantir a estabilidade e assim que tiver segurança, vc pode dizer que conseguiu criar uma nova strain

Vou dar uma saída agora mas assim que voltar eu vou postar fotos aqui das mutações/fenótipos que caracterizam novas strains.

Se ficou confuso me avisa que a gente desenrola nas respostas, esse é um tema que eu gosto bastante. E discuti isso sempre é bom pra aprender, ainda mais tendo feras como o @joaor no fórum que manjam bastante desse assunto.
 
Back
Top