Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Como recuperar um bolo que ja foi "esporulado" com cogus que abriram o chapéu?

Bolha

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/10/2009
99
48
33
Como ja expliquei nesse topico > https://teonanacatl.org/threads/decidi-voltar.5263/!

As duas bandejas que eu tenho ja deram frutos, mas peguei eles depois de terem rompido o véu/aberto o chapéu (qual a diferença?) Então eles esporularam encima das bandejas, uma ficou com uma mancha preta bem forte! Enquanto a outra bem pouco...

Ja faz 3 dias que retirei os cogumelos e os abortos e nenhum pin nasceu até agora, como posso fazer para reaproveitar essas bandejas?

Por favor, isso iria ajudar bastante no futuro, ja que nem sempre nos conseguimos colhe-los a tempo...
 
Última edição por um moderador:
3 dias não é pouco tempo???

O que vi o pessoal fazer é virar de ponta cabeça o substrato colonizado e protege-lo!
 
Como faço isso exatamente?

Esterilizo ela primeiro e uma colher?
Espero esfriar?
Depois coloco agua mineral para umidificar a vermiculita um pouco mais?
Pego direto da panela e coloco em cima e nas frestas?

Ja posso iluminar?

Se alguém aki ja conseguiu recuper um bolo nesse estado por favor me ajude!
 
vira de cabeça pra baixo, como você disse a mancha está forte né, não espere mais tempo pelos pins, vira logo.
 
Galera virei meus 2 bolos, ontem fui ver e tava dando alguns pins nas laterais, peguei e levantei ja tinha uns 6 ou 8 cogumelos nascendo e 1 deles ja estava com uns 4 centimetros e nascendo tudo enrolado ¬¬ tudo sendo esmagado, ai eu desvirei ja que os das laterais nao estavam tao grandes...

Quem falo qui era para virar ja teve sucesso ou erro quando nao virado?

E so curiosidade mesmo =P eu vou viajar... é melhor eu deixar a luz ligada? Ou desligada?
Quais os danos que uma lampada pode fazer aos cogumelos se ela ficar muito tempo ligada?
 
Já Virei os bolos
o que ocorre é q a humidade fica concentrada em baixo do bolo, com isso as condições ficam perfeitas para o surgimento mais rápido de pins em baixo e nas bordas de baixo do bolo do que em outros lugares..

Se tiver como deixar o terrário próximo a uma janela onde entre claridade do dia já é suficiente, assim o ciclo de luz/escuridão continua normalmente..
 
Back
Top