Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Como faço um bom substrato?

Harumi

Esporo
Cadastrado
13/10/2024
8
2
22
Olá, pessoal! Hoje venho aqui pedir algumas dicas de substratos para os meus cultivos. Nos meus cultivos anteriores, utilizei apenas vermiculita e pó de coco, mas agora quero expandir, cultivando em dois monotubes de 30 litros. Gostaria de saber como fazer um substrato de melhor qualidade. Não sei se o esterco é 100% essencial, e não consigo comprá-lo pela internet, então estou em busca de dicas para criar um bom substrato sem utilizá-lo. Agradeço desde já pela ajuda!

Assim, tem muitas maneiras de fazer um substrato. Esterco não é 100% essencial, ainda mais considerando que não é dos mais fáceis para lidar. Acredito que para cultivos caseiros e monotubs, a boa e velha mistura de vermiculita e fibra de coco basta. Costumo usar 50% de cada, mas no cultivo atual estou com 66% vermiculita (2L) e 33% fibra de coco (1L). Algumas pessoas recomendam o uso de cal também, ajuda a regular o PH (ou algo assim), mas nunca usei. Pretendo usar futuramente para testar, mas não é essencial.

Já tive problemas com o substrato, pois estava tentando pasteurizar de forma incorreta, agora estou tendo mais sucesso com a pausterização

Assim, tem muitas maneiras de fazer um substrato. Esterco não é 100% essencial, ainda mais considerando que não é dos mais fáceis para lidar. Acredito que para cultivos caseiros e monotubs, a boa e velha mistura de vermiculita e fibra de coco basta. Costumo usar 50% de cada, mas no cultivo atual estou com 66% vermiculita (2L) e 33% fibra de coco (1L). Algumas pessoas recomendam o uso de cal também, ajuda a regular o PH (ou algo assim), mas nunca usei. Pretendo usar futuramente para testar, mas não é essencial.

Já tive problemas com o substrato, pois estava tentando pasteurizar de forma incorreta, agora estou tendo mais sucesso com a pausterização
Fala mano! Beleza? Como está pasteurizando? Estou estudando alguns métodos, gostaria de opiniões de quem já tem experiência

Fala mano! Beleza? Como está pasteurizando? Estou estudando alguns métodos, gostaria de opiniões de quem já tem experiência
Cara, eu usava uma tecnica parecida com o bucket tek, você pode encontrar tutorial dela no youtube. Mas agora estou esterilizando meu substrato na pressão em sacos de assar frango.

Cara, eu usava uma tecnica parecida com o bucket tek, você pode encontrar tutorial dela no youtube. Mas agora estou esterilizando meu substrato na pressão em sacos de assar frango.
Bom dia!!! Interessante essa forma de pasteurização na panela, poderia nos passar a forma que vc faz? quantidade de substrato dentro do saco, quantidade de agua na panela, quanto tempo no fogo etc.

Valeu demais desde ja

Bom dia!!! Interessante essa forma de pasteurização na panela, poderia nos passar a forma que vc faz? quantidade de substrato dentro do saco, quantidade de agua na panela, quanto tempo no fogo etc.

Valeu demais desde ja
Se você se referiu a esterilização em saco de frango eu faço o seguinte: um saco de frango, 2 litros de substrato dentro e fecho com a presilha/enforca gato que vem junto. E ai eu faço uns furos no sacos e coloco micropore (pra não explodir). A água eu vou meio que no olho, mas acho que vai uns 4/5 litros, pq eu uso mais ou menos metade de uma panela de pressão de 10L. Deixo por volta de 2h a 2h30.

Back