Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Como eu preparo tubos ou seringas estéreis

shroower

Artífice esporulante
Cultivador confiável
17/11/2005
815
80
(O nome do tópico deveria ser ...tubos ou seringas de esporos), mas não consigo editar o nome do tópico.

Este é somente o meu modo de preparar, variações que funcionam sempre não precisam ser trocadas. Vou primeiro dizer como preparo no laboratório e depois como seria uma adaptação para casa.

Por quê?
A preparação da suspensão de esporos é tão importante quanto a esterilização do substrato. Se qualquer um dos dois estiver contaminado o cultivo já para e você já não vai nem saber de onde veio a contaminação.

No laboratório:

Materiais:
Tubos de ensaio pyrex ou equivalente com tampa de rosca
Swabs estéreis

Em tubos de ensaio com tampa pyrex coloco 10ml de água (cerca de 2/3 do tubo) e coloco na autoclave com a tampa solta por 15 minutos a 121C, fecho os tubos depois. Coloco na geladeira para resfriar e depois de frios levo para o fluxo laminar. Abro os carimbos, abro o swab, abro o tubo, flambo a parte de cima do tubo, molho o swab na água do tubo, tiro o excesso e passo na região desejada do carimbo. Volto com o swab para o tubo e fico movendo ele na água até soltar os esporos, batendo na parede do tubo. Fecho o tubo, está feita a suspensão.

Como no laboratório eu inoculo os potes com micropipetas e ponteiras estéreis ao invés de seringas eu posso usar o tubo tranquilamente.

Em casa:

Materiais:
Seringas de 10ml e agulhas estéreis
Água mineral ou filtrada, senão água de torneira sem cloro
Uma garrafinha de vidro limpa dessas de leite de coco ou equivalente

Colocar 2/3 do volume da garrafinha de água, cobrir com 3 pedaços de papel alumínio fazendo uma pequena saia, deixar por 15 minutos na panela de pressão (após pegar pressão)
Com luvas limpas, em um ambiente sem movimento de ar e com a superfície limpa com álcool, abrir a seringa pela parte da frente, sem tocar a parte do êmbolo. Utilizar a parte de trás da seringa, que está estéril pois acabou de sair da embalagem, ou a parte de plástico exterior da agulha, caso venha separada, para raspar os esporos no carimbo no carimbo. Pegar o carimbo pelas laterais e dobrar levemente para que os esporos possam escorrer assim para dentro da garrafinha com água e colocar novamente o papel alumínio, girando em seguida para homogeneizar. Puxe então a suspensão para dentro da seringa e flambe a ponta da seringa até ficar vermelha antes de guardar (espere esfriar para não perfurar o plástico onde ela fica).
 
Back
Top