Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Como esterilizar perlita?

Rivel

Cogumelo maduro
Cadastrado
29/12/2007
41
69
É necessário limpar a perlita com algum produto ou esterelizar a quente?
Qual é o melhor método?
 
Eu uso argila espandida nos meus cultivos, no proximo vou usar perlita. Qual a melhor forma de esterelização da perlita?

E qual o nível de agua usado para perlita, o mesmo da argila espandida?
 
Não é necessário esterilizar se a perlita estiver nova, perlita é um material bastante inerte. Apenas lavar bem, se preferir deixar de molho em água sanitária, como acima. Argila, a mesma coisa.

A não ser quando vai reaproveitá-las (após limpar o terrário, etc). Aí é só ferver por uns 20 minutos, isso além de ajudar na esterilização também tira toda a sujeira (limo etc).
 
Normalmente no rótulo tem a informação de quanto precisa para desinfecção.

No Brasil onde a água sanitária é normalmente 2,5% hipoclorito de sódio, é normalmente 100 ml/l de água (10%, 1 parte em 10).

Pode deixar de no mínimo 30 minutos a até de um dia para o outro. Depois enxague ou escorra bem.
 
Seria possível utilizar uma mistura de vinagre de álcool pra diminuir o volume de água sanitária? Considerando um eventual risco de alteração genética resultante da química presente na água sanitária. Alguém já fez isso??
 
Seria possível utilizar uma mistura de vinagre de álcool pra diminuir o volume de água sanitária? Considerando um eventual risco de alteração genética resultante da química presente na água sanitária. Alguém já fez isso??
Eu acho que possa ser usado se nao tiver outra coisa obeserve por pegar um com maior quantidade de acido acetico que sera oq ira matar virus e bacterias
De onde vc tirou que agua sanitaria tem risco de alteracao genetica?
 
Seria possível utilizar uma mistura de vinagre de álcool pra diminuir o volume de água sanitária? Considerando um eventual risco de alteração genética resultante da química presente na água sanitária. Alguém já fez isso??

Você estaria perdendo capacidade desinfetante fazendo isso.

Alteração é mais provável apenas se encostar o bolo diretamente na água sanitária. Ela se decompõe rapidamente na presença de oxigênio/luz.

A sanitização da perlita é pra ser feita antes de colocar os bolos. Então não vejo como dar problema.

Mas no final das contas, de um pacote de 50l de perlita que utilizei eu só mergulhei em água sanitária, uns 2l, o restante não fiz nada, só joguei no terrário e nunca tive problema.

A única diferença é que agora estou usando argila, mas também não faço nada, so jogo na caixa e coloco água.
 
Back
Top