Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Como componentes do substrato pro PFTek ultra finos são ruins?

hobbysta

Esporo
Cadastrado
05/09/2024
6
2
23
"Quanto mais fina a farinha, melhor"
Essa citação é do Guia-Tutorial de cultivo amador PF Tek que peguei aqui da biblioteca do Teonanacatl.
Só que em alguns outros e-books e em guias de cultivo no YouTube se diz que o arroz integral não poderia estar totalmente triturado, por quê?
Eu poderia usar a FAI que se vende por aí? Ela é triturada ao ponto da farinha de trigo.
Isso também vale pra vermiculita? Tenho a grossa aqui e foi a que usei pra confecção dos meus bolos.
Tenho alguns bolos que já vão pra fase de frutificação e levaram umas 3 semanas pra colonização completa, os ingredientes granulados e não totalmente triturados atrasaram minha cultura?

Eu tentei buscar a resposta pra essa pergunta sozinho e chegei a é algo sobre "micro e macroporos".

Fala @hobbysta,

É uma questão de equilíbrio.
Farinha mais fina permite facilita o processo a digestão realizada pelo micélio.
Por outro lado se o substrato (farinha + vermiculita) for fino demais, o material fica compactado.

Essa situação dificulta o crescimento por conta da resistência física do material e, mais importante, reduz o espaço que seria naturalmente ocupado por oxigênio e circulação de gases. Isso atrasa e potencialmente pode sufocar o micélio.

Então sim, você pode usar farinha de arroz integral comprada no mercado e combinar ela com vermiculita grossa que vai dar certo.
O @Barratorta recentemente postou um cultivo em carolina soil que me surpreendeu, não imaginava que um substrato com aquela gramatura daria tão certo, dá uma conferida.

De qualquer forma, o ponto de equilíbrio que encontrei por aqui foi vermiculita média + arroz triturado em "flocos" finos.

O nome é FAI, "farinha de arroz integral".
A técnica padrão em si é bem triturada, uma farinha, até onde entendi, a ideia original era fazer uma "vermiculita polvilhada com arroz"

encontra-se mais fácil vermiculita fina, que é mais barata do que a média ou grande.
Se usar a farinha + vermiculita fina a chance de compactar é maior, principalmente por quem é inexperiente.

Po de coco é bem fino e mesmo assim usei bastante substituindo a vermiculita.
É só não apertar o substrato enquanto está montando.

No final, é indiferente, triturado ou totalmente farinha.

Nos meus meus cultivos e os que vi aqui, não faz diferença significativa no tempo de colonização.
3 semanas a 1 mês pra colonizar um copo de pftek é o mais comum, independente se bateu até virar 100% farinha ou com alguns grãos quebrados.

A técnica original utiliza Mason jars half pint, que o tamanho é 8oz ou 240ml~
Aí fica mais fácil imaginar 10 dias, 14.

Não sei qual seria o papel de "macro e micro poros" como resposta.
Essa é a característica da vermiculita, ter microporos que armazenam água.
Precisa hidratar ela antes de misturar com o arroz, exatamente pra evitar compactação.

Fala @hobbysta,

É uma questão de equilíbrio.
Farinha mais fina permite facilita o processo a digestão realizada pelo micélio.
Por outro lado se o substrato (farinha + vermiculita) for fino demais, o material fica compactado.

Essa situação dificulta o crescimento por conta da resistência física do material e, mais importante, reduz o espaço que seria naturalmente ocupado por oxigênio e circulação de gases. Isso atrasa e potencialmente pode sufocar o micélio.

Então sim, você pode usar farinha de arroz integral comprada no mercado e combinar ela com vermiculita grossa que vai dar certo.
O @Barratorta recentemente postou um cultivo em carolina soil que me surpreendeu, não imaginava que um substrato com aquela gramatura daria tão certo, dá uma conferida.

De qualquer forma, o ponto de equilíbrio que encontrei por aqui foi vermiculita média + arroz triturado em "flocos" finos.
O nome é FAI, "farinha de arroz integral".
A técnica padrão em si é bem triturada, uma farinha, até onde entendi, a ideia original era fazer uma "vermiculita polvilhada com arroz"

encontra-se mais fácil vermiculita fina, que é mais barata do que a média ou grande.
Se usar a farinha + vermiculita fina a chance de compactar é maior, principalmente por quem é inexperiente.

Po de coco é bem fino e mesmo assim usei bastante substituindo a vermiculita.
É só não apertar o substrato enquanto está montando.

No final, é indiferente, triturado ou totalmente farinha.

Nos meus meus cultivos e os que vi aqui, não faz diferença significativa no tempo de colonização.
3 semanas a 1 mês pra colonizar um copo de pftek é o mais comum, independente se bateu até virar 100% farinha ou com alguns grãos quebrados.

A técnica original utiliza Mason jars half pint, que o tamanho é 8oz ou 240ml~
Aí fica mais fácil imaginar 10 dias, 14.

Não sei qual seria o papel de "macro e micro poros" como resposta.
Essa é a característica da vermiculita, ter microporos que armazenam água.
Precisa hidratar ela antes de misturar com o arroz, exatamente pra evitar compactação.
Muito esclarecedor, obrigado.

Back