Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Comissão de juristas sugere descriminalização do uso de drogas

.Gabiru

Artífice esporulante
Membro Ativo
09/10/2011
266
85
Abismo
A comissão de juristas que discute a reforma do Código Penal no Senado aprovou nesta segunda-feira (28) incluir na lista de sugestões que será enviada ao Congresso a descriminalização do uso de drogas.

As propostas da comissão, consolidadas, devem ser encaminhadas até o final de junho. Apenas após votação nas duas Casas as sugestões viram lei.

Atualmente o uso de drogas é crime, porém não é punido com prisão. O texto aprovado pela comissão deixa de classificar como crime o uso de qualquer droga, assim como a compra, porte ou depósito para consumo próprio.

A autora da proposta, a defensora pública Juliana Belloque, afirmou que se baseou na tendência mundial de descriminalização do uso e na necessidade de diminuir o número de prisões equivocadas de usuários pelo crime de tráfico.

Ela citou reportagem publicada pela Folha que apontou um crescimento desproporcional do aprisionamento de acusados de tráfico desde 2006, quando entrou em vigor a atual lei de drogas: enquanto as taxas de presos por outros crimes cresceram entre 30% e 35%, o número de punidos por tráfico aumentou 110%. A alta se explica, de acordo com especialistas, pela confusão entre usuário e traficante.

A comissão aprovou uma exceção em que o uso de drogas será crime: quando ele ocorrer na presença de crianças ou adolescentes ou nas proximidades de escolas e outros locais com concentração de crianças e adolescentes.

Nesse caso, as penas seriam aquelas aplicadas atualmente ao uso comum: advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade e o comparecimento obrigatório a programa ou curso educativo.

Para diferenciar o usuário do traficante, os juristas estabeleceram a quantidade máxima de droga a ser encontrada com o acusado: o equivalente a cinco dias de uso. Como a quantidade média diária varia conforme a droga, o texto estabelece que serão utilizadas as definições da Anvisa.

A comissão também aprovou a diminuição da pena máxima para o preso por tráfico. Hoje são 5 a 15 anos de prisão e a proposta estabelece 5 a 10.

Dos nove juristas presentes de um total de 15 da comissão, apenas o relator, o procurador da República Luiz Carlos Gonçalves, votou contra a descriminalização.

Para ele, o fato de o usuário não ser punido acabará estimulando que ele seja considerado pela polícia e pela Justiça um traficante, o que aumentaria o encarceramento - exatamente o efeito contrário que a comissão pretende atingir.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidi...gere-descriminalizacao-do-uso-de-drogas.shtml

*

Vinga?
 
Finalmente o Brasil, ta começando a acordar!!!
 
Pra mim foi só uma manobra de desviar os olhares da historia Carlinhos Cachoeira e Mensalão - O Retorno
Por outro lado a legislação Brasileira não é de todo atrasada, poderia ser pior como nos EUA onde fumar um baseado ou comer um cogumelo te levaria a dividir a cela com um estuprador de velinhas, ou o cara que matou o presidente.
 
Para nooossa alegria!!
 
Acho que nem assim vai acabar com o problema. Usuários continuaram sendo preso como traficantes, pessoas que só consomem vão continuar indo para a cadeia junto com assassinos, estrupadores, traficantes, ladroes e saindo de la pior do que esses.
Para melhorar as coisas tem que mudar muuuuuito ainda, mas qualquer coisa já é um começo neh.. :)
 
Quem realmente vai preso como traficante são os usuários pobres, teve um camarada no Rio de Janeiro que foi apanhado com centenas de pés de cannabis e foi liberado como usuário, enquanto um coroa com uns 10 pés murchos foi enquadrado como traficante, além da lei que é uma merda, temos uma justiça seletiva que privilegia quem tem grana, não sou contra uma pessoa de posses se defender dessas leis famigeradas, mas isso tudo só mostra como nosso Estado é preconceituoso.
 
Back
Top