Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Coleta do dia 26/06/2013. Norte do Paraná.

DancingTiger

Cogumelo maduro
Cadastrado
25/09/2010
7
49
33
Boa noite pessoal!

Hoje voltando do serviço avistei um pasto, por curiosidade passei bem devagar e logo vi um cogumelo, logo então parei o carro e fui verificar se realmente era oque tinha visto, e realmente era e tinha muitos envolta dele, então cheguei até ao caseiro e perguntei se poderia entrar e tirar algumas fotos e fazer algumas coletas para meu trabalho de faculdade (oque realmente é verdade) expliquei a ele que fazia biologia e que seria de muita valia os cogumelos, por fim ele me deixou entrar sem muito me questionar, me deu até dicas de onde ele tinha encontrado alguns e também me disse que tinha juntado um monte de esterco e havia crescido muitos ali.

Fui a coleta e vejo o pasto repleto de cogumelos, coletei alguns porem não retirei nem 1/3 que havia no pasto, achei um cogumelo gigante lá rsrs, segue abaixo algumas fotos.

Obrigado pessoal pelo apoio.

WP_000380.jpgWP_000381.jpgWP_000386.jpgWP_000391.jpgWP_000394.jpgWP_000395.jpgWP_000396.jpgWP_000397.jpg
 
Última edição:
Lindos mano!

Mas se você for consumir (ehhe :D) tome cuidado porque tem uns ali no lado que não são cubensis viu! (Aqueles menores com uma coloração mais escura, ou até mesmo outros que não dá para ver direito pelas fotos).

Você colheu todos ou só os que você tinha certeza?

Abraços!
 
Última edição por um moderador:
Lindos mano!

Mas se você for consumir (ehhe :D) tome cuidado porque tem uns ali no lado que não são cubensis viu! (Aqueles menores com uma coloração mais escura).

Você colheu todos ou só os que você tinha certeza?

Abraços!

Na verdade colhi na correria e selecionei em casa, pois não queria ficar mais tempo que o necessário no pasto para não incomodar o caseiro rsrs, pelo visto são Panaeolus cyanescens, posso estar errado e aceito opnião... aproposito qual deles você me falou?

Postei mais uma foto depois de lavados.

Abraço e obrigado
 
Na verdade colhi na correria e selecionei em casa, pois não queria ficar mais tempo que o necessário no pasto para não incomodar o caseiro rsrs, pelo visto são Panaeolus cyanescens, posso estar errado e aceito opnião... aproposito qual deles você me falou?

Postei mais uma foto depois de lavados.

Abraço e obrigado

Parece que você selecionou os corretos, pela foto. Tem panaeolus e cubensis junto! Olha que presente!

Aqueles marrons escuros eu não sei a espécie não... :)
 
@Tiger, cuidado pois alguns não parecem ser P. cubensis e ninguém quer ter uma diarréia no final do dia. Não que sejam mortais, mas enfim... uma diarréia???!!!!

Ah, mais duas dicas: não os lave! Principalmente agora no inverno, eles tendem a ficar muito úmidos e lavando eles ficam meio, sei lá, "podrões". Pegue um papel higiênico e limpa eles no seco msm. Vi que você trouxe até bosta de vaca pra casa... Não faça isso, pois na sacola ela contamina todos os cogumelos... descarte o "pé" dos cogus no pasto mesmo, traga eles o mais limpinho que for possível.
A outra dica é: não colete os cogus que forem velhos... De preferência aos mais novos e vistosos, pois a trip tende a ser mais gostosa!

Abraço!
 
@Tiger, cuidado pois alguns não parecem ser P. cubensis e ninguém quer ter uma diarréia no final do dia. Não que sejam mortais, mas enfim... uma diarréia???!!!!

Ah, mais duas dicas: não os lave! Principalmente agora no inverno, eles tendem a ficar muito úmidos e lavando eles ficam meio, sei lá, "podrões". Pegue um papel higiênico e limpa eles no seco msm. Vi que você trouxe até bosta de vaca pra casa... Não faça isso, pois na sacola ela contamina todos os cogumelos... descarte o "pé" dos cogus no pasto mesmo, traga eles o mais limpinho que for possível.
A outra dica é: não colete os cogus que forem velhos... De preferência aos mais novos e vistosos, pois a trip tende a ser mais gostosa!

Abraço!


Mountainee muito obrigado pelas dicas.

Abraço!!
 
Os marrons devem se Psilocybe Semilanceata. Aqui no PR eles são comuns nos pastos ao lado de cubensis
 
Então, na época do Ensino médio (ano 2001) colhi um desses e levei pra um professor de Biologia identificar. O cara tinha doutorado nessa área de micologia e conhecia bastante inclusive de cogumelos alucinógenos. Depois disso já encontrei várias vezes esses cogus em pasto aqui no pr.

mas a wikipedia diz que apesar de pouco comuns eles são encontrados no Sul do Brasil, e têm a referencia lá em baixo.
https://en.wikipedia.org/wiki/Psilocybe_semilanceata

Mas posso estar enganado também. Pode ser uma espécie não identificada.
 
Última edição:
Então, na época do Ensino médio (ano 2001) colhi um desses e levei pra um professor de Biologia identificar. O cara tinha doutorado nessa área de micologia e conhecia bastante inclusive de cogumelos alucinógenos. Depois disso já encontrei várias vezes esses cogus em pasto aqui no pr.

mas a wikipedia diz que apesar de pouco comuns eles são encontrados no Sul do Brasil, e têm a referencia lá em baixo.
https://en.wikipedia.org/wiki/Psilocybe_semilanceata


E ele identificou como P.semilanceata? Deveria publicar.

E essa referência da Wiki em inglês, citada no trecho "P. semilanceata is much less common in South America,[41] where it has been recorded from southern Brazil, Argentina, Uruguay and Chile.[40] " não procede. A citação 40 é um artigo bem conhecido por aqui, o Guzmán G, Allen JW, Gartz J. (1998). "A worldwide geographical distribution of the neurotropic fungi, an analysis and discussion". Annali del Museo civico di Rovereto 14: 198–280. Veja em Uma distribuição geográfica mundial dos fungos neurotrópicos.

Foi um dos artigos que usei para a revisão do meu tópico, e se você ler com cuidado, a partir da página 231, lá só indica a ocorrência de Psilocybe semilanceata no Chile aqui na América Latina. Não sei de onde o autor dessa parte do texto da wiki tirou essas referências ...
 
Pois é eu li isso Ec...
Sempre achei que eram semilanceatas devido a identificacao do meu professor.
Mas agora nao sei....

Voce tem alguma ideia de qual especie pode ser?
 
Voce tem alguma ideia de qual especie pode ser?


Sem coletar e pedir para um micologista experiente identificar é difícil.

Só pela aparência eu chutaria Deconica coprophila, também conhecido como Psilocybe coprophila.
 
Back
Top