Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos pretos/ressecados

Opiwarã

Cogumelo maduro
Cadastrado
24/01/2011
44
41
Amigos, recentemente recaiu sobre mim a pior desgraça que pode acometer o Caçador de Cogumelo: meteram uma enorme placa de "PROIBIDO CAÇAR E PESCAR" no meu pasto-base, reforçaram norte-americanamente o arame farpado e começaram a passar umas rondas de picape no meio do pasto com seguranças armados. Tenso.

Enfim, estou procurando outros pontos de colheita. Encontrei esse pasto que parece promissor: dezenas de bostas bem colonizadas (micélio bem rizomórfico brotando embaixo de algumas que eu conferi) em um pasto bem plano, sussa, do lado de um laguinho, com capivaras e conchas de ostra na margem, e uns pássaros doidos também. E é uma área meio vazia onde o rebanho parece não ir muito atualmente.

As fotos 3 e 4 são os cogus que eu peguei lá na primeira vez. Uns Cubensis de tamanho razoável, parece que até um ou outro Panaeolus.

No entanto, nos últimos tempos, só encontro, nesse pasto e em pastos próximos, uns cogumelos deploráveis - completamente pretos, ressecados, com a haste dura. Alguns até tem uns chapelões, mas estão completamente secos.

Esse fenômeno vem se repetindo, mesmo quando eu vou no dia seco depois de uma chuvona. Encontro uns 4, 5 no máximo que estejam fresquinhos. E por algum estranho motivo sempre encontro um cogumelão que chega a ficar do tamanho de uma pizza pequena, muito parecido com o cubensis, haste gordona, mas que não azula.

Alguém já encontrou esses cogumelos pretos e secos? Nem tirei foto porque só me deram dó... :( Alguém tem ideia de o que a ocorrência deles quer dizer? Será que eles nasceram, mas secaram muito antes de eu colar lá? Nesse caso, talvez eu devesse ir logo no dia da chuva?
DSCN0929.JPGDSCN0932.JPGDSCN0933.JPGDSCN0934.JPG
 
Provavelmente, passarão do ponto de colheita.
 
Ah, sempre têm os exemplares que passaram do ponto.

Lembrando que o ciclo de vida do cogumelo é bem curto!
 
Back
Top