Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

"Cogumelos podem ´falar` até 50 ´palavras` uns com os outros" (Fonte: Canaltech)

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64
Olha que legal essa matéria do site Canaltech. Só dêem o desconto que não é um sítio científico propriamente, mas de notícias, então faz parte usarem termos populares e não técnicos sobre os fungos.

Conteúdo da publicação:


Cogumelos podem "falar" até 50 "palavras" uns com os outros; entenda​

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 07 de Abril de 2022 às 12h20

A ideia de que cogumelos e outros fungos possam "falar" uns com os outros pode parecer excêntrica, mas é justamente essa a descoberta de um artigo publicado na Royal Society Open Science. A comunicação, conforme afirma o artigo, ocorre através de impulsos elétricos.

Essa comunicação, intitulada rede de micélio, conta com 50 tipos diferentes de impulsos, então é como se fosse um vocabulário de 50 palavras. No artigo, os cientistas comparam o micélio com a comunicação que os neurônios fazem em nossos cérebros, por meio de mudanças no potencial elétrico.

Os pesquisadores testaram quatro espécies de fungos para ver se elas falavam a mesma “linguagem”, mas cada uma se mostrou bem diferente: enquanto uma das espécies tinha longos intervalos entre os picos de eletricidade, outra apresentava uma variedade mais rica de “palavras” formadas a partir de combinações variadas de pulsos de alta e baixa frequência.

Aplicando ferramentas de análise linguística, os pesquisadores identificaram certas repetições frequentes desses impulsos, e descobriram que tal como acontece com as línguas utilizadas pela humanidade, alguns cogumelos tendem a usar "palavras" mais longas.

O artigo cita que, das quatro espécies estudadas, a Schizophyllum commune tem as “frases” mais complexas. No entanto, a ideia é estudar mais a fundo essa comunicação por impulso elétrico e entender como ela funciona em outras espécies de fungos, já que existem milhares por aí.​




Novidade pra mim não é... só é impressionante a possiblidade de que as comunicações sejam muito além do mero envio de sinais químicos sobre água e nutrientes. Quem sabe uma verdadeira rede de fofocas? "Ih, olha lá, a hifa tal se juntou com a hifa tal, que sejam felizes!" kkk

E aí, o que vocês acham? Nossos amados Cubensis são de fato muito mais inteligentes e comunicativos do que defendemos e sentimos?

 
Que mundo incrível que a gente vive.

Faz um tempo que o pessoal vem discutindo sobre a viabilidade do tal "Fungal Computing", que se resume em usar o micélio como uma rede de processamento.
A comunicação entre as hifas é muito lenta, mas é capaz de processar um volume monstruoso de dados.
Pra quem pensa que 50 "palavras" é pouco, os processadores produzem a magia tecnológica que a gente vive com combinações de apenas 2.
Dessa forma teoriza-se que essa rede orgânica poderia ser empregada em algo análogo à computação quântica.

Penso que entre as hifas a comunicação se dá de forma parecida aos idiomas asiáticos que empregam ideogramas.
Cada diferencial de potencial elétrico pode ser um conceito e quando colocados em sequência podem formar verdadeiras sinfonias de significados.
É curioso destacar que um dicionário em chinês (mandarim) possui literalmente mais de 100 mil ideogramas, mas eles são formados por apenas 214 radicais.

Será que o log (registro) desse processamento todo fica armazenado no corpinho do cogumelo? Um amigo meu garante que quando comemos ganhamos acesso a esses dados kkk
 
Pô, sou vegetariano, agora vocês vem me falar que cogumelos tem sentimentos ? kkk vou continuar comendo.

Brincadeiras à parte, @MarceloHirosse criaram em conjunto com o Paul Stamets em algum dos seriados do Star Trek um motor de esporos, com esse motor de esporos as naves poderiam fazer um salto gigantesco no espaço, usando a "ligação espacial" entre os micélios no universo. Bem interessante, não ?

Uns pequisadores do Japão fizeram um experimento, colocaram os pontos de metro e estudaram a ligação entre as centrais e os micelios criaram conexoes entre os metros melhores do que as criadas por humanos. Cogumelos são um reino incrível, devemos muito respeito à esses alienígenas espaciais (Terrence Mckenna).
 
motor de esporos, com esse motor de esporos as naves poderiam fazer um salto gigantesco no espaço, usando a "ligação espacial" entre os micélios no universo. Bem interessante, não ?
Pow, muito massa a ideia. E... quem sabe, por que não seria possível? Buraco de minhoca que não rola. :p
 
Pô, sou vegetariano, agora vocês vem me falar que cogumelos tem sentimentos ? kkk vou continuar comendo.

Brincadeiras à parte, @MarceloHirosse criaram em conjunto com o Paul Stamets em algum dos seriados do Star Trek um motor de esporos, com esse motor de esporos as naves poderiam fazer um salto gigantesco no espaço, usando a "ligação espacial" entre os micélios no universo. Bem interessante, não ?

Uns pequisadores do Japão fizeram um experimento, colocaram os pontos de metro e estudaram a ligação entre as centrais e os micelios criaram conexoes entre os metros melhores do que as criadas por humanos. Cogumelos são um reino incrível, devemos muito respeito à esses alienígenas espaciais (Terrence Mckenna).
Conheço ambas histórias e tenho certeza que o que todo o conhecimento somado sobre o reino fungi nem arranha a realidade por trás desses seres.

Também sou vegetariano e vou dar mais um motivo pra você ficar encanado em comer cogumelos.
Recentemente tava fazendo uns experimentos com ágar e resolvi testar uma hipótese que havia lido por aí.
Botei um pequeno cogumelo desidratado na placa pra ver o que acontecia e... boom, o cogumelo deu uma reidratada e está colonizando a gelatina!!!

Ou seja... mastigamos um ser pensante, ainda vivo :eba:
 
Conheço ambas histórias e tenho certeza que o que todo o conhecimento somado sobre o reino fungi nem arranha a realidade por trás desses seres.
Concordo irmão, comecei a estudar algumas espécies e quanto mais entro no assunto mais maravilhado fico. Ainda só tive oportunidade de comer shitake kkkk.
Botei um pequeno cogumelo desidratado na placa pra ver o que acontecia e... boom, o cogumelo deu uma reidratada e está colonizando a gelatina!!
Ou seja, se guardarmos colônias desidratadas ainda temos a chance de salva-las ? isso é maravilhoso, você abriu ele e buscou no "miolo" para colocar na ágar ou o próprio tecido ?
Congelar deve ser mais complicado.

Ainda não busquei sobre a degradação do cogumelo ao longo das gerações, isso é algo que tenho curiosidade. E a desidratação da primeira colonização e poder guarda-la como backup é uma excelente alternativa.

Será que o ágar em uma geladeira poderia se estender mais do que os 6 meses que o pessoal fala ?


Ou seja... mastigamos um ser pensante, ainda vivo :eba:
Começo à ver que tudo é vivo, mas eles nos dão a oportunidade de coexistirmos.

grande abraço @MarceloHirosse e @ExPoro
 
Concordo irmão, comecei a estudar algumas espécies e quanto mais entro no assunto mais maravilhado fico. Ainda só tive oportunidade de comer shitake kkkk.

Ou seja, se guardarmos colônias desidratadas ainda temos a chance de salva-las ? isso é maravilhoso, você abriu ele e buscou no "miolo" para colocar na ágar ou o próprio tecido ?
Congelar deve ser mais complicado.

Ainda não busquei sobre a degradação do cogumelo ao longo das gerações, isso é algo que tenho curiosidade. E a desidratação da primeira colonização e poder guarda-la como backup é uma excelente alternativa.

Será que o ágar em uma geladeira poderia se estender mais do que os 6 meses que o pessoal fala ?



Começo à ver que tudo é vivo, mas eles nos dão a oportunidade de coexistirmos.

grande abraço @MarceloHirosse e @ExPoro
Foi apenas um experimento pra matar a curiosidade e verificar se havia ou não vida ali.
Não creio que seja uma forma de preservação válida, pois com o cogumelo murcho fica impossível tirar um fragmento de tecido "limpo" do interior.
No meu caso apenas fiz uma secção sagital para auxiliar a reidratação, que deu certo... mas como esperado veio junto com contaminantes.

No limite, daria para ir tirando fragmentos limpos e passando pra novas placas, o que dá um trabalho danado.

Cultivo faz pouquíssimo tempo, mas pra preservação pretendo adotar o ciclo de alternância entre cultura líquida e agar.
Ou seja, quando o prazo da seringa estiver pra vencer, passo pro agar e deixo colonizar alguns meses e depois jogo as fatias em uma nova cultura líquida e recomeço o ciclo.

Não sei se a tendência é ir perdendo a força com o tempo, mas usando BDA e/ou extrato de malte creio que haverá nutrientes suficientes pra prolongar por alguns anos essa brincadeira.

Se você estiver interessado em armazenagem por um longo prazo e, assim como eu, prefere evitar os carimbos de esporo, dá uma pesquisada sobre o Método Castellani! Parece ser simples e bem funcional.
 
No limite, daria para ir tirando fragmentos limpos e passando pra novas placas, o que dá um trabalho danado.
Imagino que deva ser um processo bem detalhista e demorado.
Cultivo faz pouquíssimo tempo, mas pra preservação pretendo adotar o ciclo de alternância entre cultura líquida e agar.
Ou seja, quando o prazo da seringa estiver pra vencer, passo pro agar e deixo colonizar alguns meses e depois jogo as fatias em uma nova cultura líquida e recomeço o ciclo.
Nossa Marcelo, imaginava que teria contaminações sim. FIco vendo o pessoal nos estados unidos comprando fluxo laminar à custo baixo, me dá uma invejinha. Quando eu começar vai ter que ser still air box, mas todo mundo sonha com um fluxo laminar, né ?
Obrigado pela formula do infinito, vou anotar.
dá uma pesquisada sobre o Método Castellani!
Anotado, vou pesquisar.

muito obrigado!
 
Back
Top