Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos Pequenos e guia de sintomas

Prisiconauta

Primórdia
Membro Ativo
29/03/2018
397
20
32
Oioi!

Mudei de cidade recentemente, e isso alterou muito as condições do meu cultivo. Antes tinha as condições ideais para os coguzitos, eram abundantes e direto eu colhia uns enormes (uns 20cm).

Agora to apanhando aqui pra ajustar as condições... (cultivos fáceis nunca fizeram bons cultivadores, não é msm?) a cidade é mt quente e seca, e o local de cultivo fica na varanda... é quente durante o dia e esfria razoavelmente a noite.

Durante o dia coloco garrafas de gelo pra esfriar, abano umas 2-3x por dia mesmo com a bomba 24h, e borrifo agua levemente pelo terrario todo umas 2x, 3x por dia tb.

A inoculação foi feita com um carimbo de esporos que fiz do último cultivo.
O micelio desenvolveu bem no substrato de milho.

Mas os cogus estão muuuito pequenos... :/
(tentei anexar as fotos mas aparentemente estao mt pesadas... vou diminui-las e colocar nos comentarios dps)

Minhas duvidas então são:

- o problema é o calor?
- o problema é a variação de temperatura? (Quente de dia e mais frio a noite)
- existe a possibilidade da genética dos esporos ir perdendo a qualidade ao longo dos cultivos? (Tentei fazer seleção com o agar mas descobri q tava fazendo tudo errado... por isso continuo com os multiesporos)

Existe mais algo que eu nao pensei que possa estar errado?

Nessa mesma linha, estou pesquisando mt aqui no fórum pra criar um "guia de sintomas" que me ajude a identificar mais facilmente as condições que precisam ser melhoradas... se alguém tiver como contribuir ficaria mt grata.

Umidade
Baixa: azulamento/esverdeamento micélio;

Alta: base do estirpe peluda (pés de hobbit); aumenta risco de contaminação

Troca gasosa

Baixa: píleo pequeno, estirpes longos, tortas.

Iluminação

Baixa: cogus baixos, chapéu pequeno e caules grossos;

Alta: ?

Temperatura

Alta: cogumelos pequenos, chapéus deformados

Baixa: ?

Variação de temperatura: ?

Finalmente consegui diminuir as fotos.

É de hoje de manhã, muitos ja estão abrindo o chapéu agora... ou seja, vao ficar pequeninos assim msm.

Anexos

• 08_05_2018_12_15_12.jpg
    08_05_2018_12_15_12.jpg
    40.2 KB · Visualizações: 65
  • 08_05_2018_12_13_09.jpg
    08_05_2018_12_13_09.jpg
    17.5 KB · Visualizações: 61
Upvote 0
Umidade
Baixa: azulamento/esverdeamento micélio;

Alta: base do estirpe peluda (pés de hobbit); aumenta risco de contaminação

Troca gasosa

Baixa: píleo pequeno, estirpes longos, tortas.

Iluminação

Baixa: cogus baixos, chapéu pequeno e caules grossos;

Alta: ?

Temperatura

Alta: cogumelos pequenos, chapéus deformados

Baixa: ?

Variação de temperatura: ?
Gostei! Salvarei aqui hehe

Curioso pelo desenrolar desse tópico, as condições de ambiente daqui me parecem iguais, vai me ser de grande ajuda :D quero coguemelos de 20 cm também :p

Upvote 0
Dentro do terrário, a condição de umidade exterior é irrelevante... É até melhor o clima for seco, pois você consegue baixar a umidade muito rapidamente apenas abanando.

Você não disse que temperatura faz de dia. Se não passar de 35 não é problema, e a variação é até bom porque faz evaporar bastante dentro do terrário. No habitat natural dos cogumelos (campo) faz calor de dia e esfria à noite, fica úmido e seca, chove de alagar e no dia seguinte faz sol...

Os cogumelos pequenos podem ser uma característica apenas desse lote/cultivo (substrato, condições de colonização etc),ou a genética mesmo, se é tudo de uma única cultura.
Carimbos apresentam bastante variação mesmo entre um mesmo carimbo, já que cada um dos esporos tem a sua própria genética que dará origem à morfologia, dentro das características daquela cepa / strain / variedade.

Dentre as condições de controle do cultivo e terrário, o que favorece o tamanho dos cogumelos é o micélio estar bem "enraizado", para conseguir pinar com bases bem "gordas" que darão origem a cogumelos grandes, desde que haja condições favoráreis para desenvolvimento do fruto (nutrientes e umidade disponível).

No seu caso os seus cogumelos não parecem muito aquém das imagens que temos na biblioteca para a strain Cambodian Gold, a não ser pelo tamanho, e tem uma quantidade razoável de cogumelos. Pode ser que pela profundidade das quentinhas, a altura do substrato colonizado esteja limitando o micélio um tanto, ou seja um fato relacionado com aquela sua dúvida sobre a colonização da camada de casing.

E aguarde o segundo flush, talvez ainda saiam cogumelos maiores.

Upvote 0
Obrigada mais uma vez! Bastante esclarecedor.

Sobre a temperatura, não tenho termômetro... mas acredito que em algum momento do dia beire 35° (ainda q seja na varanda, é telha de amianto e o sol come a mulera aqui), mas eu taco as garrafinhas de gelo e um ventilador próximo ao terrario pra tentar afastar o ar quente.

Pode ser que pela profundidade das quentinhas, a altura do substrato colonizado esteja limitando o micélio um tanto, ou seja um fato relacionado com aquela sua dúvida sobre a colonização da camada de casing.

Boa... ficava me perguntando msm sobre se a profundidade das quentinhas era suficiente. Nas proximas vezes vou testar outros potes.

E sim... fiquei um pouco assustada com o tamanico deles, mas to colhendo aqui e o volume ta sendo satisfatório.

Na dúvida, colhi o que tinha e fiz um dunk de ontem pra hj pq achei q o micelio desidratou rápido... a expectativa é que, bem hidratado, o micelio tenha um segundo flush mais vistoso... mas vamos ver, ja to feliz de ter colhido um tantinho... da pra começar a levar isso de psiconauta mais a a sério, hehe

Upvote 0
Ventilador não baixa temperatura, se o ar está quente vai ficar quente do mesmo jeito... A menos que esteja batendo sol. E no terrário não é necessário, nem ideal que bata sol.

Telhas entretanto esquentam muito por radiação, principalmente se não tiver laje na varanda. Se não dá para colocar o terrário em outro lugar, eu colocaria uma cobertura em cima (tipo uma capelinha feita de madeira ou caixa de papelão).

As garrafas de água gelada tem o inconveniente de baixar a umidade, pois a água condensa nelas. Se o terrário estiver bem vedado não há outra razão para desidratar, desde que tenha mais água dentro, pois o calor vai fazer a água evaporar e manter a umidade máxima.

Mesmo no tempo seco em dias quentes eu deixo o terrário 100% vedado e a umidade só cai 2 ou 3 vezes ao dia quando abano, o resto do tempo tem água escorrendo pela tampa e paredes.

Upvote 0
@Salaam`aleik
Para um "terrário bem vedado" bastam aquelas travinhas da caixa organizadora, ou vc veda melhor que isso?

Upvote 0
Dentro do terrário, a condição de umidade exterior é irrelevante... É até melhor o clima for seco, pois você consegue baixar a umidade muito rapidamente apenas abanando.

Você não disse que temperatura faz de dia. Se não passar de 35 não é problema, e a variação é até bom porque faz evaporar bastante dentro do terrário. No habitat natural dos cogumelos (campo) faz calor de dia e esfria à noite, fica úmido e seca, chove de alagar e no dia seguinte faz sol...

Os cogumelos pequenos podem ser uma característica apenas desse lote/cultivo (substrato, condições de colonização etc),ou a genética mesmo, se é tudo de uma única cultura.
Carimbos apresentam bastante variação mesmo entre um mesmo carimbo, já que cada um dos esporos tem a sua própria genética que dará origem à morfologia, dentro das características daquela cepa / strain / variedade.

Dentre as condições de controle do cultivo e terrário, o que favorece o tamanho dos cogumelos é o micélio estar bem "enraizado", para conseguir pinar com bases bem "gordas" que darão origem a cogumelos grandes, desde que haja condições favoráreis para desenvolvimento do fruto (nutrientes e umidade disponível).
Informação valiosíssima para mim! :notworth: :)

Sobre a temperatura, não tenho termômetro... mas acredito que em algum momento do dia beire 35° (ainda q seja na varanda, é telha de amianto e o sol come a mulera aqui), mas eu taco as garrafinhas de gelo e um ventilador próximo ao terrario pra tentar afastar o ar quente.
Não sei se será de grande ajuda mas vi um carinha que tinha problema com temperatura alta na casa dele e ele montou algo lá usando dicas desse vídeo
View: https://outu.be/aEpMk7zuvVQ

E disse ser eficiente mesmo

Upvote 0
Não sei se será de grande ajuda mas vi um carinha que tinha problema com temperatura alta na casa dele e ele montou algo lá usando dicas desse vídeo

Obrigada, @Mitopilubare! Ja tinha visto esse video, e tinha ate juntado uma quantidade boa de caixinhas de leite pra fazer essa proteçao térmica... mas não vou ficar muitos meses nessa casa, então achei que nao valia a pena a trabalheira e joguei td fora.

Mas foi muito bom vc ter me lembrado disso... posso juntar essa ideia com a sugestao da capela do @Salaam`aleik e fazer uma proteçao pro terrario com as caixinhas... qnd eu fizer posto foto :D

Upvote 0
É o que eu imaginei que faria no seu lugar, não revestir o telhado da casa mas sim apenas um local pros cogus, o cara que eu vi que usou essa ideia, ele fez apenas para reduzir o calor interno de uma geladeira...

Upvote 0
@Salaam`aleik
Para um "terrário bem vedado" bastam aquelas travinhas da caixa organizadora, ou vc veda melhor que isso?
A tampa de caixa plástica nunca veda perfeitamente, mas se a tampa não estiver empenada, normalmente só deixar tampada (com as travas) é suficiente. Se a umidade estiver escapando pelas frestas, você vai perceber a tampa ficar seca nas bordas.

Uma alternativa é vedar a borda com fita adesiva transparente ou filme de PVC. Além de garantir que segura a umidade, também previne contra insetos.

Caixa de leite funciona sim como isolante térmico, as caixas tem várias camadas de papel + plástico + alumínio por dentro. São bastante resistentes a calor.
Talvez não tão práticas para fazer uma capelinha pelo formato, mas vai da criatividade.

Upvote 0
Atualizando aqui...

Depois do dunk, o segundo flush ta vindo bem mais servido (ainda n terminou e ja ultrapassou a quantidade em gramas do primeiro). Então acho que o problema era mais relacionado à umidade insuficiente...

Talvez pelas garrafas de gelo que coloco durante o dia, e tb pq agora nesse calorão não uso mais aquecedor no terrário (que tb deve ajudar a aumentar a umidade).

Não estão monstrengos mas ja não são tão pequeninos. (É mt trabalhoso diminuir as fotos pra colocar aqui...mas estao bonitos, hehe)

Upvote 0
existe a possibilidade da genética dos esporos ir perdendo a qualidade ao longo dos cultivos?

Isso sempre me ocorre, mas acho que se com os consecutivos cultivos multiesporos a tendência é que a cepa vá ficando cada vez mais especializada naquele tipo de cultivo porque sempre se tiram carimbos dos cogumelos pioneiros, ou maiores, ou que colonizam mais rápido, etc.

Se não me engano, a vida "ativa" ou desativa genes de acordo com o que sofremos ou escolhemos. Enfim, a tendência então é que as próximas gerações se tornem cada vez melhores no cultivo caseiro. Penso eu.

Upvote 0
Back