- 29/03/2018
- 397
- 20
- 32
Oioi!
Mudei de cidade recentemente, e isso alterou muito as condições do meu cultivo. Antes tinha as condições ideais para os coguzitos, eram abundantes e direto eu colhia uns enormes (uns 20cm).
Agora to apanhando aqui pra ajustar as condições... (cultivos fáceis nunca fizeram bons cultivadores, não é msm?) a cidade é mt quente e seca, e o local de cultivo fica na varanda... é quente durante o dia e esfria razoavelmente a noite.
Durante o dia coloco garrafas de gelo pra esfriar, abano umas 2-3x por dia mesmo com a bomba 24h, e borrifo agua levemente pelo terrario todo umas 2x, 3x por dia tb.
A inoculação foi feita com um carimbo de esporos que fiz do último cultivo.
O micelio desenvolveu bem no substrato de milho.
Mas os cogus estão muuuito pequenos... :/
(tentei anexar as fotos mas aparentemente estao mt pesadas... vou diminui-las e colocar nos comentarios dps)
Minhas duvidas então são:
- o problema é o calor?
- o problema é a variação de temperatura? (Quente de dia e mais frio a noite)
- existe a possibilidade da genética dos esporos ir perdendo a qualidade ao longo dos cultivos? (Tentei fazer seleção com o agar mas descobri q tava fazendo tudo errado... por isso continuo com os multiesporos)
Existe mais algo que eu nao pensei que possa estar errado?
Nessa mesma linha, estou pesquisando mt aqui no fórum pra criar um "guia de sintomas" que me ajude a identificar mais facilmente as condições que precisam ser melhoradas... se alguém tiver como contribuir ficaria mt grata.
Umidade
Baixa: azulamento/esverdeamento micélio;
Alta: base do estirpe peluda (pés de hobbit); aumenta risco de contaminação
Troca gasosa
Baixa: píleo pequeno, estirpes longos, tortas.
Iluminação
Baixa: cogus baixos, chapéu pequeno e caules grossos;
Alta: ?
Temperatura
Alta: cogumelos pequenos, chapéus deformados
Baixa: ?
Variação de temperatura: ?
Mudei de cidade recentemente, e isso alterou muito as condições do meu cultivo. Antes tinha as condições ideais para os coguzitos, eram abundantes e direto eu colhia uns enormes (uns 20cm).
Agora to apanhando aqui pra ajustar as condições... (cultivos fáceis nunca fizeram bons cultivadores, não é msm?) a cidade é mt quente e seca, e o local de cultivo fica na varanda... é quente durante o dia e esfria razoavelmente a noite.
Durante o dia coloco garrafas de gelo pra esfriar, abano umas 2-3x por dia mesmo com a bomba 24h, e borrifo agua levemente pelo terrario todo umas 2x, 3x por dia tb.
A inoculação foi feita com um carimbo de esporos que fiz do último cultivo.
O micelio desenvolveu bem no substrato de milho.
Mas os cogus estão muuuito pequenos... :/
(tentei anexar as fotos mas aparentemente estao mt pesadas... vou diminui-las e colocar nos comentarios dps)
Minhas duvidas então são:
- o problema é o calor?
- o problema é a variação de temperatura? (Quente de dia e mais frio a noite)
- existe a possibilidade da genética dos esporos ir perdendo a qualidade ao longo dos cultivos? (Tentei fazer seleção com o agar mas descobri q tava fazendo tudo errado... por isso continuo com os multiesporos)
Existe mais algo que eu nao pensei que possa estar errado?
Nessa mesma linha, estou pesquisando mt aqui no fórum pra criar um "guia de sintomas" que me ajude a identificar mais facilmente as condições que precisam ser melhoradas... se alguém tiver como contribuir ficaria mt grata.
Umidade
Baixa: azulamento/esverdeamento micélio;
Alta: base do estirpe peluda (pés de hobbit); aumenta risco de contaminação
Troca gasosa
Baixa: píleo pequeno, estirpes longos, tortas.
Iluminação
Baixa: cogus baixos, chapéu pequeno e caules grossos;
Alta: ?
Temperatura
Alta: cogumelos pequenos, chapéus deformados
Baixa: ?
Variação de temperatura: ?