Tenho procurado indentificação para eles mas não consigo nenhuma referência.
Aí sinatra esse link é um guia bem completo para nós iniciantes
https://teonanacatl.org/threads/identificando-espécies-de-cogumelos.2620/ Vale muito investir o tempo lendo e vendo as fotos, quase todos os cogumelos que já vi até agora estão ali, agora é só correr atrás da identificação precisa. Acho que agora ficou fácil.
esses cogus eu caço numa chácara perto de piri. os seus sao de onde?
Digamos que é no sudoeste mineiro, num raio a 50 quilômetros da nascente do rio São Francisco. Serra da Canastra. São Roque de Minas. Mata de transição: entre o cerrado e mata Atlântica.
o segundo cogu seu é bem parecido com o que eu postei em cogumelos pegos em goiás I, que na minha humilde opinião são dos Legais mas eu não cheguei a consumir nenhum, acredito que não chegou a hora ainda.
fiquei intrigado com os laranjinhas, quero saber a intenção deles..rssss abraço.
Sua hora vai chegar com certeza, é questão de tempo. Siga sua intuição que vai dar certo. Tem dias que não saio para caçar mesmo sabendo que a matriz da pipocando de cog´s: algo me diz: não vá. Das vezes que eu fui, contrariando minha intuição de não ir (que confusão estou fazendo), passei sufoco, tipo: fugir de cobras, pisar em formigueiros, ficar atolado na lama, tomar cagada na cabeça..rsrsrs!!
Quanto aos laranjinhas, bom, geralmente cores chamativas de cogumleos significa perigo, mas devido a fugacidade de vida desses laranjinhas também fico intrigado. Taí o osso, roemo-lo pois.
Sobre o cogumelo que você achou que é do legal, acho que ele não é não, pela foto fica difícil porque só registra ele de cima. Não percebi nenhum inseto perto dele, ele frutificou sob folhas secas e paus podre, mas taí mais um pra gente malhar em cima.
Enfatizando o aspecto de segurança: se não tem certeza não toque, como bem frisou Mortandello, e se o tiver que fazer, porque sei que a curiosidade é grande, use, sei lá, um pedaço de pau, luvas (meio ridículo, mas eu estou pensando seriamente nisso, e também máscara, imagine só, ridículo, mas eu gosto dessa idéia) cara tem mata que dá pra sentir o cheiro do cog´s antes de entrar nela. Repelente e um facão (tipo Lampião lisérgico) ajudam, bússola e vários retalhos de pano velho, de preferência vermelho, para ir demarcando a área. Muita água e banana. Viagem a minha? é eu sei, coisa de maluco por cogumelos.
Obs. Não vamos mais abrir novos tópicos para postar fotos, vamos usar os que você abriu e o que eu abri. Vamos tentar fazer um pequeno registro da região de incidência deles. Valeu?
Obs2. Uma dica sobre regulagem da máquina para fotos de bem perto: ative a opção Macro, e/ou SuperMacro, enfim, se usa máquina semi-profissional ou profissional dá para tirar fotos com 2 a 1 cm de distância. No meu caso, eu não tenho máquina, tenho que mendigar, elas são dessas portáteis comuns, a distância máxima para boa captação é de 3 a 4 cm.
Abraço véio.