Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos Nativos??? Qual O Substrato?

Druida

Cogumelo maduro
Membro Ativo
19/05/2008
558
62
li por ai q os cubensis sao nativos da america central e do sul
poreeeeem
na america central e do sul nao existiam bois
eu nunca vi um magico nascer fora da bosta de boi
como nossos deuses fungicos sobreviviam antes da chegada do branco na america?
eu queria muito saber como era o ciclo dele natural
onde ele crescia e tal
se ele aumentou seu numero ou diminuiu
eu me interesso muito pelos habitos dele
valeu
 
Nunca artigos sobre o local de origem dos cubensis. Se alguém tiver alguma referência envie por favor.

Mas hoje eles são cosmopolitas, ou quase isso.

Não duvido que antes dos europeus trazerem gado para as Américas os cubensis frutificassem por aqui em outros tipos de esterco.

E pelo menos na América do Norte haviam bisões.

É um tema interessante. A ser discutido.
 
ae ecuador: https://en.wikipedia.org/wiki/Psilocybe_cubensis

'Etymology and history

The name Psilocybe is derived from the Greek xuxa psilos (ψιλος) and kubê (κυβη) and translates as "bald head". Cubensis means "coming from Cuba", Cuba being the type locality published by Earle.

* 1904 First described as Stropharia cubensis by F.S. Earle in Cuba
* 1907 Identified as Naematoloma caerulescens in Tonkin by N. Patouillard.
* 1941 Identified as Stropharia cyanescens by W.A. Murrill in Florida.

These synonyms were later assigned to the species Psilocybe cubensis.'

" Etimologia e história
O nome psilocybe é derivado da raíz grega psilos (ψιλος) and kubê (κυβη) e é traduzido como 'careca'. Cubensis significa 'vindo de Cuba', sendo esta a localidade de primeira descrição, por Earle

* 1904 Primeiramente descrito como Stropharia cubensis por F.S. Earle em Cuba
* 1907 Identificado como Naematoloma caerulescens em Tonkin por N. Patouillard.
* 1941 Identificado como Stropharia cyanescens por W.A. Murrill na Florida.

Esses sinônimos foram posteriormente associados à espécie Psilocybe cubensis"

concordo contigo: além de serem descritos primeiro em Cuba, temos os registros dos povos pré-colonização, que já tomavam os cubs...

não dá pra concluir que eles 'nasceram' aqui, mas pelo menos estão por perto há mais tempo que os colonizadores. E a pergunta no primeiro post: como eles sobreviviam ? ué, na merda ! na thailândia e na índia já acharam cubensis no cocô do elefante, de búfalos etc... a mesma coisa seria aqui, com certeza...só com animais um pouco diferentes ehehe
 
ae ecuador : ué, na merda ! na thailândia e na índia já acharam cubensis no cocô do elefante, de búfalos etc... a mesma coisa seria aqui, com certeza...só com animais um pouco diferentes ehehe

Em se tratar dos Psilocybe cubensis, TALVEZ seja possivel que crescecem em esterco de alguns animais sul americanos. Visto que PODEM se desenvolver em feses de diversos tipos de animais naturalmente(sem manipulação humana).

Acredito que cresçam no esterco de grande parte dos animais ruminantes, aqui no Brasil, não tenho conhecimento de algum animal ruminante que não tenha sido introduzido. Ainda sim não descarto a possibilidade de ele poder se desenvolver em esterco de animais não ruminantes. Não o descarto porque é fato que se desenvolvem naturalmente em esterco de equinos(que são monogástricos), se esta minha afirmação for falsa, as fotos a seguir são falsas, e a minha existencia também.

:teo_seta_direita: foto1 Evidencia
Im001018.jpg
:teo_seta_direita: foto2 Evidencia
Im001021.jpg
:teo_seta_direita: foto3 Evidencia
Im001022.jpg
:teo_seta_direita: foto4 idem(dãr)
Im001023.jpg

Então é óbvio que também se desenvolvem em feses de animais não ruminantes, mas que também se alimentam de gramineas e capim.

Com isso precisariamos de alguns animais na América do sul que se alimentem destas plantas(gramineas/capim). E conheço dois que o fazem, o veado-campeiro e a capivara.
Infelizmente os veados não tenho conhecimento sobre seus dejetos, assim como foram poucas as vezes que tive a oportunidade de observa-los se alimentando.

Já as capivaras, essas eu vejo 4 vezes por semana, e já tive a oportunidade de acompanhar parte de seus costumes alimentares, e também de analizar suas fezes(que sortudo hein hehehe).
Resumindo as capivaras quando não se alimentam de raizes, frutos e folhas que encontram pelo chão, estão sempre "pastando", se alimentando do bom capim e outras ervas.
O que dizer das fezes, após algumas chuvas e sol, tornam se "esfarelenta" de modo MUITO semelhante ao esterco de cavalo.

aupload.wikimedia.org_wikipedia_commons_a_a3_Capivaras_na_USP_2.jpg

Não creio que os Psilocybes cubensis sejam tão seletivos no "tipo" de capim que querem crescer ou escremento(mas não descarto também a possibilidade de serem), então as capivaras são uma possibilidade, mas enquanto não os ver nascer no escremento das mesmas não ha como afirmar nada.

Tópico onde foi discutido "também" sobre cocô ou coco(KKKKKKKKK) de capivara: https://teonanacatl.org/threads/coco-de-capivara-para-substrato.3140/
 
Bom, já consegui mais algumas informações, que me dão mais pistas sobre o tema do tópico.
Atravez de um contato, consegui algumas fotos interessantes.

As chances de os cogumelos encontrados hoje serem Psilocybe coprophila são grandes, mas ainda estou esperando por mais detalhes da esporulada, amanhã este contato mais uma vez verificar as fezes de capivara para coletar mais fotos e exemplares.

A qualidade ficou ruim, mas é o melhor que a pessoa pode fazer, e portanto sou muito grato.(afinal, a pessoa foi investigar por nós)

:seta:foto1 Hoje (provaveis Psilocybe sp.)
:seta:foto 2Hoje(provavel Psilocybe sp.)
:seta:foto3 Hoje(provavel Psilocybe sp.)
:seta:foto4 de data indefinida cedida pela mesma fonte provavelmente não pertence ao genero Psilocybe

Que cogumelos nascem em fezes de capivara fica provado hoje.

Se espécimes do genero Psilocybe crescem neste tipo de esterco as chances de um P. cubensis se desenvolver também aumenta,
se forem realmente Psilocybe coprophila, essas chances explodem positivamente pois assim como os cubies eles também crescem abundantemente em esterco de ruminantes e equinos!

As chances de se adaptarem ao ambiente natural Sul Americano aumenta(quero dizer que a fauna e flora sul americana também pode favorecer a propagação da espécie na região), mas sua origem pode ser dificil de dizer.
Imagem018.jpgImagem003.jpgImagem009.jpgImagem028.jpg
 
Conseguimos mais algumas fotos pessoal, e pode se dizer que os Psilocybe corpophila crescem naturalmente no esterco da capivara sem dificuldades.
Comparamos algumas esporuladas e conferem com P. coprophila.
Imagem021.jpgImagem030.jpgImagem031.jpgImagem032.jpgImagem035.jpg
 
Vc que tirou essas fotos figurinha?
 
Vc que tirou essas fotos figurinha?
figurinha disse:
amanhã este contato mais uma vez vai verificar as fezes de capivara para coletar mais fotos e exemplares.

A qualidade ficou ruim, mas é o melhor que a pessoa pode fazer, e portanto sou muito grato.(afinal, a pessoa foi investigar por nós)

No caso das capivaras Eu gostaria de ter observado isto de perto, mas nesta ocasião não fui eu o sortudo.
Segundo a fonte, haviam locais lotados destes cogumelos, as capivaras tem o costume de ficarem repousando em bando nas margens de rios, e sempre "depositam" muita "merda" junta, e rolou em algum destes locais Muitos cogumelos.
Pena a "câmera" não ter macro.

Já as fotos de P. cubensis, no cocô de cavalo são minhas, são de 2007.
 
Back
Top