Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos Não alucinógenos que azulam?

Lucasz

Cogumelo maduro
Cadastrado
06/07/2010
4
68
Olá!

(Primeiro post aqui, me informem caso essa pergunta já tenha sido respondida e eu não achei)

Existem espécies de cogumelos no brasil que não contenham psilocina/psilocibina e que também azulam de forma similar como o azulamento das alucinógenas?

Se sim, alguma dessas é venenosa?

Valeu!
 
Existem espécies de cogumelos no brasil que não contenham psilocina/psilocibina e que também azulam de forma similar como o azulamento das alucinógenas?


Como o @gldtn disse, há espécies que azulam e não são psicoativas, Lucasz. Mas não tenho uma lista das mesmas, nem levantei se ocorrem aqui no Brasil.

Tem um tópico com as espécies psicoativas formalmente relatadas no Brasil: Espécies de fungos neurotrópicos no Brasil.

E outro tópico com espécies tóxicas formalmente relatadas no Brasil: Fungos tóxicos com ocorrência no Brasil.


Se o seu objetivo é coleta, ao invés de tentar diferenciar por um único critério como o azulamento, é melhor estudar o conjunto das características das espécies desejadas, e tentar encontrá-las baseado nesse conjunto de características, ao invés de tentar ir por eliminação baseado no azulamento.
 
Valeu!

Sim, a dúvida é por questão de coleta mesmo. Utilizo as outras características também e acho bastante fácil identificar o P. Cubensis, mas tenho um pouco de dificuldade quando se refere ao Pans, mesmo aqui no fórum quando vejo as fotos dos Pans naquele tópico de identificações confirmadas vejo muita diferença de um pra outro.
 
mesmo aqui no fórum quando vejo as fotos dos Pans naquele tópico de identificações confirmadas vejo muita diferença de um pra outro


Populações selvagens tem aparência mais diversificada que a mesma espécie em cultivos. Creio que não só por causa da maior diversidade genética como também, principalmente, por causa das variações das condições ambientais.

Para mim os cubensis, no tópico de identificações confirmadas, também variam de forma ampla.
 
Eu já tinha ouvido falar que nem tudo que azula é psicoativo, e que alguns podem ser até venenosos. Por isso o critério generalizado segundo o qual "azulou tá valendo" pode não ser tão seguro...

Um dos mais famosos que azulam e não é psicoativo é o Boletus satanas. E inclusive é tóxico.

Encontrado no Brasil? :coffee:
 
Back
Top