Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos frutificam mais com mudanças climáticas

Mortandello

O tal do mortan
Cultivador confiável
01/11/2005
7,007
98
Mauá - ABC - SP
Temperaturas mais altas ao longo do ano fazem com que período de reprodução de fungos se estenda

Diversas espécies de fungos estão frutificando duas vezes por ano, uma resposta às mudanças climáticas que ainda não foi verificada em outros organismos.

Uma equipe de ecologistas liderada por Alan Gange, da Universidade de Londres (Reino Unido), analisou meio século de dados a respeito da primeira frutificação de cogumelos no sul da Inglaterra e comparou essas informações com registros da temperatura local e das chuvas.

Os mais de 52.000 registros de quase 1.400 locais obtidos entre 1950 e 2005 mostram, por exemplo, que algumas espécies que só frutificavam em outubro hoje estão se reproduzindo também em abril, graças a temperaturas mais altas na primavera do Hemisfério Norte.

Além disso, a duração do período de reprodução vem crescendo, chegando a dobrar apenas na última década.
Espécies que costumavam frutificar pela primeira vez em setembro agora o fazem em julho ou agosto e o período de reprodução, que antes se estendia até outubro, hoje só termina em dezembro.
Esse aumento na reprodução de fungos pode elevar suas taxas de decomposição.

Essa anomalia pode disponibilizar mais nutrientes para as plantas e fomentar seu crescimento.
 
Belo Artigo Boca.

Espero que demore muito ainda pras mudanças climáticas acabarem com nossos queridos fungos... coisa que um dia pode acontecer, se os fungos não tiverem um tempo hábil de adaptação.:(

abraço irmão!:pos:
 
Isso é muito grave.

Pode estar havendo ganho com o incremento na reprodução de fungos benéficos ao homem, mas, não deve-se esquecer que desequilíbrio causado pelas mudanças climáticas pode facilitar a disseminação e dificultar o controle de fungos prejudiciais à agricultura, por exemplo.
 
Back
Top