Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos atrofiados.

Junio

Esporo
Cadastrado
30/07/2023
3
2
27
Caros companheiros,

Após um bom tempo de dedicação e estudo embarquei na empreitada do cultivo de Cubensis, a minha primeira tentativa foi frustrada e ainda não sei exatamente o motivo. Agora estou tendo problemas na segunda tentativa, essa sim veio a produção porém não posso dizer que foi um sucesso (apesar de pessoalmente ter sido muito gratificante). A produção não esta ocorrendo como esperado, acontece que alguns indivíduos estão notavelmente atrofiados desde seu surgimento, estão nascendo atrofiados e crescendo assim (curvados para baixo, com o chapéu esponjado e estipe retorcida) Gostaria de saber se alguém consegue me dar uma ajuda com os possíveis motivos dessa má formação. Acredito que na fotos será possível ver exatamente o que estou descrevendo.
STRAIN: B+

OBS: Não são todos que estão com má formação eu diria que uns 60% talvez.

Anexos

• WhatsApp Image 2023-08-02 at 16.23.30.jpeg
    WhatsApp Image 2023-08-02 at 16.23.30.jpeg
    234.7 KB · Visualizações: 11
  • WhatsApp Image 2023-08-02 at 16.23.31 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2023-08-02 at 16.23.31 (1).jpeg
    282.7 KB · Visualizações: 11
  • WhatsApp Image 2023-08-02 at 16.23.31.jpeg
    WhatsApp Image 2023-08-02 at 16.23.31.jpeg
    368.6 KB · Visualizações: 11
Acho que resolvi o mistério do porque os cogumelos estão crescendo de forma atrofiada.
Por inexperiência ou impaciência, - lembrando que foi a minha primeira vez cultivando Cubensis - após o substrato ter sido 90% colonizado oque levou 7 dias, foi aguardado mais dois dias para o inicio da frutificação e essa não ocorreu.
Tive então a ideia de dar um choque térmico e dai em diante manter o terrário aquecido próximo aos 26°C, após doze horas de ter efetuado o choque térmico a frutificação se iniciou.
Esse aquecimento foi feito com uma garrafa de agua aquecia, então no centro do terrário foi feito a retirada de material para colocar um copo de alumínio onde a garrafa ficaria.
O material retirado foi guardado em outra vasilha plástica e deixada de lado esquecida.
Sete dias depois que o terrário frutificou com aqueles frutos malformados, o material que foi deixado de lado começou de forma surpreendente a frutificar e o mais impresionante é que indivíduos perfeitamente formados começaram a surgir e se desenvolveram assim.
Então posso concluir que a má-formação dos indivíduos primários foi causada pela estimulação feita com o choque térmico, acredito que o micélio ao perceber que o ambiente estava se tornando hostil frutificou as pressas de forma prematura.

Segue a foto para exemplificação.

Anexos

• Mini terrário.jpeg
    Mini terrário.jpeg
    174.4 KB · Visualizações: 8
Upvote 0
@SpiritualMind boa observação, isso já me passou a mente ainda mais após a primeira colheita quando fiz uma "renovação de umidade", lembro de observar o local onde a garrafa de agua aquecida tinha contato direto com o substrato e me parecia realmente seca, nesse ponto exato borrifei agua até me parecer de fato bem úmido (não encharcado) e poucos dias depois percebi que nesse ponto os frutos extavam mais encorpados e haviam raros indivíduos com má-formação.

Upvote 0
Back