Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

cogumelo peludo

WOLF

Cogumelo maduro
Cadastrado
20/08/2009
7
46
Olá pessoal, a muito já venho encontrando estes cogumelos em troncos podres aqui na região, porém nunca encontrei nenhuma fotografia com descrição deste tipo de cogumelo.
Eles crescem de maneira parecida com Pleurotus, porém na parte superior do chapéu estes são peludos.
Encontrei-os em Cascavel no Paraná.
Hoje encontrei outro no trabalho e encontrei também uma fotografia de um deles da internet.
Vou passar o link para ver se alguém conhece este fungo.

3020970084_f8b416f855_b.jpg
 
Caramba que louco esse cogu , sera que esses "pelos" são para alguma eventual defesa? sera que tem alguma finalidade ? se alguem soube ficarei grato pela resposta.
 
agora sim consegui postar as fotos que eu tirei desses cogus peludos.
f19.jpgf20.jpgf21.jpg

vou aproveitar o tópico para colocar fotos de alguns outros cogus que encontrei em um pasto aqui da cidade, já tenho minas desconfianças mas acredito ser melhor postar fotos para ter uma identificação mais garantida por parte dos colegas.
c1.jpgc2.jpgf7.jpgf13.jpg
 
Última edição por um moderador:
Ahhhhhhhhhhhh eu tirei foto de um cou peludo tbm!!!!

Depois eu posto é esse mesmo!
 
Parecem mesmo Panaeolus subbalteatus.

Esses cogumelos das fotos 3 e 4 azularam após a colheita? Qual é a cor da lamela?

A coleta foi em Cascavel também?



Morta,

Identificado com certeza? Posso colocar no tópico de "Espécies de fungos neurotrópicos no Brasil" como P.subbalteatus coletados aqui?
 
Olá pessoal, a terceira foto é sim de um P.subbalteatus, a gora o da terceira foto não tenho certeza, pois só encontrei dois deles e esse aí da foto foi o maior, ainda meio jovem (apenas uns 3cm), a princípio pensei que fosse um P.coprophila porém P.coprophila parece ter ranhuras verticais no chapéu que são facilmente evidenciadas e esse da minha foto não consegui evidenciar a mesma característica. Mas como disse é um cogumelo ainda pequeno e pode ser que depois de um ou dois dias este tenha desenvolvido estas ranhuras.
mas sei lá...
Agora Ecuador, não esqueça de colocar os créditos da fotografia quando posta-la no referido tópico.
By Fábio Lobo da Silva. hehehe.
se precisar tenho a foto em tamanho original também.
 
A, sim, sim, quis dizer o da quarta foto (jovem ainda).

mas e o peludão, ninguém tem idéia da espécie ou pelo menos a qual gênero perteça?
alguém sabe me informar se para fungos tbm existem chaves dicotômicas para classificação taxonômica?
assim como é feito com plantas e animais, ou é mais por análise de descrições mesmo?
seria interessante encontrar chaves que identificam até nivel de família para posteriormente identificar a nível de gênero pelo menos.
 
Existem chaves dicotômicas para fungos sim.

Só não tenho esse material disponível.

Porém mais prático que pegar uma chave geral que pegue todos os cogumelos seria mostrar essa foto para um taxonomista de fungos porque ele pode ter indicar a família ou mesmo o gênero. A partir daí você procura uma chave.
 
Ok, Ecuador, assim com certeza seria mais fácil, mas o que me divete se tratando de bodiversidade é conhecer cada diferença.
Por que pedir a resposta a alguém que sabe, se eu posso adquirir esta sabedoria e responder sozinho...
Mas infelismente é sempre difícil encontrar material para taxonomia.
de qualquer forma seguimos em frente estudando e/ou perguntando, mas sempre aprendendo.
Muito obrigado por enquanto.
 
Back
Top