Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cobweb?

cliriflinki

Cogumelo maduro
Cadastrado
16/01/2013
31
71
Bom dia pessoal:

Tenho um copo inoculado com CL de Albino e estou na duvida se tem presença de cobweb na parte superior, que vcs acham?

Obrigado

DSCN2019.JPG
 
Amigo, blz ? Eu creio que seja cobweb sim, deixe por uns dias pra ver, a cobweb se desenvolve muito rápido. Um motivo pra eu achar que seja cobweb, além da aparência, é que onde está o micélio de cobweb o vidro fica com ''água''... pode reparar que a parte que tem micelio de cubensis não fica com tanta agua acumulada n parede do vidro,,, pelo menos nas dezenas de tentativas que deram cobweb aqui em casa, eu reparei nisso. Onde tem micelio de cubensis ou sem micélio, o vidro fica seco, e onde tem cobweb o vidro fica com acumulo de água, isso aconteceu inclusive na placa petri. tampa da placa bem onde tem cobweb fica com acumulo de agua, e onde tem cubensis, não.
 
Última edição:
Upvote 0
Blza Cubensis!!

Na duvida eu decidi isolar o copo para ver seu desenvolvimento. Sao 4 copos que eu inoculei com a mesma CL, tudo dentro de uma GB e este foi o unico que apresento essa apariencia. Eu tenho minhas duvidas se é micelio, pois a apariencia da parte inferior do como com a superior é bem diferente, mas tambem se a CL estivesse contaminada deberia ter contaminado os outros copos tambem.

Em relaçao a agua que mencionas, a parede do copo esta practicamente seca, nao observo gotas de agua perto da zona em questao, de todas formas deixare em observaçao.

Saludos !!
 
Upvote 0
a cl pode estar saudável, o esporo de cobweb pode ter caído apenas nesse copo. Você inoculou os 4 copos com a mesma agulha, sem limpar ? tem ideia se esse seja o ultimo copo a ser inoculado ? as vezes a agulha contaminou no decorrer do processo, até inocular esse copo.
 
Upvote 0
a cl pode estar saudável, o esporo de cobweb pode ter caído apenas nesse copo. Você inoculou os 4 copos com a mesma agulha, sem limpar ? tem ideia se esse seja o ultimo copo a ser inoculado ? as vezes a agulha contaminou no decorrer do processo, até inocular esse copo.
Nao fiz a limpeza da agulha e tampoco sei a ordem em que inoculei os copos, pode ser que a agulha tenha se contaminado com vc diz.
 
Upvote 0
Nao fiz a limpeza da agulha e tampoco sei a ordem em que inoculei os copos, pode ser que a agulha tenha se contaminado com vc diz.


É bom flambar a agulha entre cada inoculação.
 
Upvote 0
Nao fiz a limpeza da agulha e tampoco sei a ordem em que inoculei os copos, pode ser que a agulha tenha se contaminado com vc diz.

Esse copo já era.
Mas a flambagem da agulha é importante demais para ser ignorada, além de não tomar tempo nenhum.

Agora fique de olho nos outros copos.
 
Upvote 0
Esse copo já era.
Mas a flambagem da agulha é importante demais para ser ignorada, além de não tomar tempo nenhum.

Agora fique de olho nos outros copos.
só tem que tomar cuidado se vc usa alcool, tipo, a glovebox com alcool e flambar a agulha dentro dela, isso é pedir pra explodir tudo. Tire as maos da glove box com a seringa, flambe do lado de fora, de preferencia longe da glove pra nao pegar fogo nos gases do alcool. O @Kamushradt passou por algo assim!
 
Upvote 0
Esse copo já era.
Mas a flambagem da agulha é importante demais para ser ignorada, além de não tomar tempo nenhum.

Agora fique de olho nos outros copos.

O copo já era mesmo, descartei seu conteudo. O que parecia ser cobweb acabou sendo. Por sorte ou outros nao mostraram sinais de
contaminaçao até o dia de hoje.

A flambagem da agulha é algo que nunca fiz, pois geralmene minha GB esta bem humida e/ou molhada e o esquero acababa nao encendiendo. Teré que modificar aquele procedimento e começar a flambar a agulha.
 
Upvote 0
Flambar a agulha é essencial! Mas como o pessoal apontou, dentro da glovebox pode ser um pouco complicado. Então, pode-se passar álcool na agulha, se não houver meios de flambá-la.
 
Upvote 0
tbm não acho necessário flambar agulha, alcool 70 sempre foi o suficiente nos meus cultivos... mas flambar é sempre uma garantia a mais p sucesso
 
Upvote 0
Flambar a agulha é essencial! Mas como o pessoal apontou, dentro da glovebox pode ser um pouco complicado. Então, pode-se passar álcool na agulha, se não houver meios de flambá-la.

tbm não acho necessário flambar agulha, alcool 70 sempre foi o suficiente


Então, até hoje tenho minhas dúvidas sobre a eficiência do álcool 70 nesses casos.

Se queremos evitar cobweb, por exemplo, já que o tema do tópico foi cobweb, temos que matar os esporos do mesmo. E álcool 70 pode ser germicida, mas ao que parece tem, no máximo, ação limitada sobre esporos. Ou seja, não é um esporicida confiável e não seria eficaz também contra esporos de outros fungos contaminantes, além do cobweb.
 
Upvote 0
Amigo, blz ? Eu creio que seja cobweb sim, deixe por uns dias pra ver, a cobweb se desenvolve muito rápido. Um motivo pra eu achar que seja cobweb, além da aparência, é que onde está o micélio de cobweb o vidro fica com ''água''... pode reparar que a parte que tem micelio de cubensis não fica com tanta agua acumulada n parede do vidro,,, pelo menos nas dezenas de tentativas que deram cobweb aqui em casa, eu reparei nisso. Onde tem micelio de cubensis ou sem micélio, o vidro fica seco, e onde tem cobweb o vidro fica com acumulo de água, isso aconteceu inclusive na placa petri. tampa da placa bem onde tem cobweb fica com acumulo de agua, e onde tem cubensis, não.

Desculpa estar escavando o tópico.
Tenho dois vidros que estou fazendo pela PF tek, já tive mal experiência na tentativa de fazer casing, tanto a casing quanto alguns potes de grãos q seriam futuros casing, todos contaminados por cobweb. Será que estes potes PF tambem?! :(

wjueev.jpg
533cjc.jpg

obs. é meu primeiro cultivo, não sabia do cobweb, nunca tinha nem visto, tambem não sei o aspecto dos potes durante a colonização. :unsure:
 
Upvote 0
@Faustino Esses copos ai estão lindos, com micélio de cubensis... cobweb coloniza mto rapido, se isso ai fr cobweb em 2 dias toma conta do copo todo... o micelio de cobweb eh mais acinzetado, com filamentos aéreos parecendo fio de algodão desfiado.... esse ai tenho ctza que são cubensis,
 
Upvote 0
Olá pessoal,
Coloquei no terrário 9 bolos e com apenas 48 horas dois deles já começaram a pinar, peço ajuda aos mais experientes em relação a este bolo que está apresentando um leve algodoamento no centro e na base, será que é um indício de contaminação por cobweb?
 

Anexos

  • IMG_20140613_182621548.jpg
    IMG_20140613_182621548.jpg
    109.9 KB · Visualizações: 23
  • IMG_20140613_182632921.jpg
    IMG_20140613_182632921.jpg
    106.8 KB · Visualizações: 24
Upvote 0
será que é um indício de contaminação por cobweb?


Não parece. E em teoria cobweb só ocorre quando há uma camada de casing.

Mas vigie por via das dúvidas. Se não for o micélio de cubensis o tom de branco pode ser ligeiramente diferente.
 
Upvote 0
Back
Top