Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial CobWeb - Informações e Tratamento.

InfectedMush

Hifa
Cadastrado
06/06/2016
50
11
Caros amigos, tive um problema com um cobweb em uma das minhas criações, e recorri ao fórum, entretanto, em minhas pesquisas, não verifiquei nada que falasse em como tratar, desta forma, recorri até a literatura (fóruns) americanos, onde o assunto é amplamente tratado.

Lembrando que este tutorial é uma livre tradução (adaptado e resumido) de https://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/18642418.

Bom, primeiramente, o que é Cobweb?


É um PARASITA de cogumelos, onde o mesmo, se utiliza dos nutrientes do cogumelo para se nutrir, sobreviver e crescer. Desta forma, ele não impedirá o crescimento do pin, ou qualquer coisa do tipo, no máximo, retardará. Desta forma, a pergunta: "meu micélio parece ter cobweb, mas o pin está crescendo, será que não está infectado?" não é valida.

O Cobweb (teia de aranha) não tem este nome a toa. Você consegue visualizar pequenas linhas, entrelaçadas. A semelhança com a teia vem do fato das pequenas linhas que ele forma. Normalmente é um pouco mais cinza que o micélio propriamente dito.

No casing, notei CobWeb, o que fazer?
Embora na teoria o cobweb possa surgir realmente em qualquer fase, na prática não é visto isto ocorrendo na fase de casing, nem mesmo no micélio. Provavelmente está contaminado com alguma outra coisa.

Esclarecido alguns pontos, vamos ao tutorial.

Meu cogumelo está com Cobweb, como tratar?

O tratamento indicado para tal é borrifar Peróxido de Hidrogênio (h²0²), mais conhecido como água oxigenada, no Cobweb. Existe um falho conceito de que a água oxigenada apenas afeta o Cobweb, mas ela afeta qualquer fungus, inclusive o micélio pela rápida liberação de o². Desta forma, é impossível não afetar seu micélio, mas também, não foram encontradas produções que foram totalmente anuladas por causa do peróxido de carbono. Desta forma, o mesmo é recomendado. A aplicação recomendada é de borrifar 3x a cada 12h. Você deve borrifar até que todo o Cobweb tenha "derretido". Borrife novamente 12h ou 24h após, mesmo que não veja o Cobweb. No momento em que você borrifar, verá uma reação de borbulhamento na mesma hora, e essa reação será percebida apenas no cobweb. Caso ocorra de a h²o² cair no micélio, é natural que fique azulado.

Notas:
Adicionarei comentários da tradução depois.

Espero ter esclarecido dúvidas e ter feito uma forma eficiente de cuidar dos seus queridos.
 
Última edição:
Parabéns. Muito bom seu tópico, este é um assunto que sempre aparece nos diários, com o povo achando que cobweb aparece durante a colonização. Só recomendo então o título ficar mais objetivo: "Cobweb - Informações e Tratamento", porque do jeito que está pensei que fosse pedir alguma ajuda. :D :coffee:
 
Upvote 0
Back
Top