Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Clonagem com milho

Troll

Cogumelo maduro
Membro Ativo
07/10/2006
229
73
Será possivel fazer uma clonagem utlizando milho de pipoca, estou pensando em preparar o "fundinho" de um copo com milho de pipoca, não muito pro micelio colonizar rapido.

Esterilizar o copo na panela de pressão (de preferencia atraves da esterilização fracionada).

Dai coletar a bundinha do cogumelo vencedor e colocar no milho.

Depois seria apenas ir espalhando grãos colonizados em copos de milho esterilizados e esperar a natureza fazer a sua parte.

Alguem já tentou algo desse tipo?
 
Deve até ser possível, mas por que você não experimenta fazer essa clonagem usando a técnica do papelão, acho que deve ser mais seguro em relação a contaminantes.

Bom, de qualquer maneira, você pode tentar as duas técnicas, porque só é necessário um pedaço pequeno do cogumelo.
 
Na verdade eu só gostaria de tentar pelo fato de eu ter me dado bem com o milho, e numa experiencia em que eu transferi alguns grãos colonizados para um pote de milho esterilizado o micelio tomou conta do substrato numa velocidade espantosa.

Posso tentar das 2 formas né, apesar que imagino ser mais facil contaminar manipulando uma tesourinha para cortar pedaços do papelão do que para utilizar uma tecnica ninja de transferencia de grãos colonizados.

sei lá, é tudo especulação, só tentando para afirmar alguma coisa.


Abraços.
 
A transferência com pote vazio é relativamente segura porque involve micélio vivo, por isso é rápida a colonização.

Nesse caso que você propôs, as condições são um pouco diferentes, tem que ver como um pedaço de cogumelo se comportaria em um substrato, vale a pena tentar, mas em todo o caso, não se esqueça de dar um banho em H2O2 no pedaço do cogumelo antes de colocá-lo tanto no milho ou no papelão.

Abs!
 
Bom dia a todos, talvez minha pergunta seja a mesma que a do @Troll, mas minha duvida é a seguinte:
O Micelio tem idade para frutificar? ou só frutifica quando está todo colonizado?
Por exemplo: se eu fizer um copo com milho e deixar quase colonizar total... depois tirar metade do micelio e colocar em outros potes... com milho esterilizado ..
e completar o pote que estava quase colonizado ...

tanto os potes novos , quando o velho que foi tirado a metade... vao colonizar o milho que foi adicionado posteriormente?

Ow eles por causa da idade vão frutificar do jeito que está mesmo ?
 
replico muitos potes usando essa tecnica...
sim o miscelio so vai frutificar quando tiver colonizado todo substrato...
 
Que otimo! vou deixar um pote apenas para reserva de miscelio entao! Obrigado @tchesko
 
Back
Top