Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Clonagem a partir de papelão hidratado com água e mel

Cogu-men

Esporo
Membro Ativo
26/02/2019
96
4
24
Olá amigos


Fiz um processo de clonagem utilizando
50ml água fervida
2ml mel de abelha

Esterilizei no micro ondas por 6 minutos, com intervalos de 30s

Deixei esfriar. Coloquei o papelão hidratado em um pote com tampa que estava de molho em água sanitária e água da torneira.

Foi feito há 4 dias e no pedaço de cogumelo que esta no papelão está crescendo um “mofo” branco. Digo mofo mas parece micélio.

Alguém poderia postar fotos de suas clonagens se tiverem pra que eu possa comparar, não consegui achar aqui no site

Grato a quem ajudar-me
 
Você está fazendo a clonagem em que tipo de recipiente? Geralmente se utiliza as placas petri para fazer isolamento e clonagem, certeza que não encontrou nenhuma foto sobre isso no fórum?

Aqui uma foto de uma clonagem que fiz recentemente.
O ideal é mergulhar o cogumelo em solução de água oxigenada por alguns segundos antes de retirar do centro do cogumelo um pedaço.
 

Anexos

  • gggg.jpg
    gggg.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 42
Olá amigos


Fiz um processo de clonagem utilizando
50ml água fervida
2ml mel de abelha

Esterilizei no micro ondas por 6 minutos, com intervalos de 30s

Deixei esfriar. Coloquei o papelão hidratado em um pote com tampa que estava de molho em água sanitária e água da torneira.

Foi feito há 4 dias e no pedaço de cogumelo que esta no papelão está crescendo um “mofo” branco. Digo mofo mas parece micélio.

Alguém poderia postar fotos de suas clonagens se tiverem pra que eu possa comparar, não consegui achar aqui no site

Grato a quem ajudar-me

Segue a foto de uma clonagem em papelão feita pelo @Wanderer

18600526_647667798691034_2108285573_n.jpg
 
Eu estou usando um pote transparente, não tenho placas petri.
As fotos que encontrei já são de um estágio avançado, no caso. A minha está começando a aparecer, tipo, 1cm quadrado.
[automerge]1554416458[/automerge]
O pote embaça então não consigo ver mt bem. Irei comparar com as imagens
 
o melhor que você faz é deixar crescer e observar, logo você percebe se é micélio ou contaminação.
 
Back
Top