Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Climatização caseira para terrário. Bem Vindo calor.

cubensisdedread

Eterno Aprendiz
Cultivador confiável
11/01/2013
1,313
94
Boa Tarde turma. Até ano passado eu morava em Salvador, onde a temperatura se mantinha alta na maior parte do ano. Lá eu usava Gelo dentro do terrário e umidificador. Acontece que tem pessoas que não tem ace$$o ao umidificador, e também nem todas cultivam em terrário de isopor(que é melhor pra manter a temperatura), oque seria dificil ficar pondo gelo pq derreteria muito rápido
A um tempo venho estudando, com meu amigo @Anatman, a idéia de montar um Grow vertical, igual os gringos usam... Comecei então a pensar como seria pra manter a temperatura fria, se aqui no Brasil é bem quente e eu não tenho ar condicionado em casa. Eu andei tendo algumas idéias e fui procurando sobre, até que no youtube encontrei alguns vídeos de Ar condicionado caseiro. Bateu certinho com a idéia que eu estava tendo, então resolvi colocar a mão na massa....

1º A idéia era comprar um isopor quadrado de 30 litros, mas infelizmente não achei, e como sou ansioso paguei caro por esse isopor em forma de lata de cerveja ¬¬. Por ser Redondo, eu coloquei o coller na tampa em cima, mas a idéia seria colocar no fundo do isopor, mas funcionou perfeito.
IMG_2249.JPGIMG_2255.JPG IMG_2251.JPG IMG_2252.JPG A idéia não eh fazer um buraco do tamanho do coller, mas sim um ou dois buracos do tamanho do dedo indicador, esse buraco vai ser fechado com lã acrilica.. Quanto mais lã, menos a entrada de ar, e menos ar frio entra no terrário, quanto menos lã, mais ar entra dentro e mais frio fica o terrário. Colei o coller com cola de isopor e amarrei um barbante pra garantir que não caia.

2º Fiz um furo rente ao chão do isopor e coloquei um cano, que será ligado ao terrário, e encapei o isopor com papel alumínio pra garantir que mantenha mais a temperatura interna.
IMG_2275.JPG
3º Dentro do isopor eu coloquei uma Bacia, onde vão ficar as garrafas congeladas, e cortei a bacia de um jeito que não tampe o buraco de saída do ar frio.
IMG_2274.JPG
4º Só colocar o gelo, fechar a tampa e ligar o coller, e lógico ligar o cano no terrário. Eu ainda não apssei pro terrário, mas fiz testes com o termometro, e também colocando a mao na frente e da pra sentir uma leve saida de ar frio. Isso também depende da Voltagem da gonte do coller. Estou usando uma de 12v enquanto a de 7v foi bem mais fraca, óbvio.
IMG_2284.JPG IMG_2285.JPG IMG_2286.JPG IMG_2283.JPG

Eu usei 2 garrafas de 500ml que estava quase descongeladas, e em alguns minutos o ar que saí pelo cano já fica em 22ºc. Pra controlar isso, basta adicionar mais lã acrilica no buraco, assim o coller vai puxar pouco ar.

Espero ter ajudado em algo.. Eu fiz com oq tinha em mãos, com ctza dava pra ser melhor, mas foi pra teste então tudo bem.

quase 4 horas depois, usando 1000ml de gelo quase descongelado e a temperatura está assim
IMG_2290.JPG

Agora de noite eu coloquei o ''climatizador'' acoplado no terrário, e como o esperado o resultado tem sido satisfatório.... Eu coloquei 2 garrafas de 500ml de geloas 14hrs da tarde e não troquei até agora, e mesmo assim está fazendo bem o papel de resfriamento e ainda tem gelo na garrafa, acho que ai até no meio da madrugada e comece a esquentar amanha de manha, dando tempo de trocar o gelo de novo.
IMG_2314.JPG IMG_2313.JPG IMG_2312.JPG IMG_2334.JPG
 
Última edição:
Bom dia Turma. Fiz uns ajustes no meu climatizador. Estou usando um coller térmico de por latas de cerveja. Troquei o cano pvc por ma mangueira flexível. O tamanho diminuiu bem, entãoo o espaço ficou melhor.
IMG_2369.JPG IMG_2370.JPG IMG_2372.JPG IMG_2371.JPG IMG_2375.JPG IMG_2374.JPG IMG_2373.JPG IMG_2376.JPG
 
Moro em Fortaleza, tô com medo de que meu terrário fique muito quente também. Na colonização tive que me esforçar pra não deixar quente demais.
Mas veremos qual será. Reparei que os terrários aqui são mais fechados, vi alguns gringos com furos em todas as faces, sem aluminio. Parecem mais arejados.
 
Reparei que os terrários aqui são mais fechados, vi alguns gringos com furos em todas as faces, sem aluminio. Parecem mais arejados.

Pode ser feito com muitos furos, mas é preciso manter um equilíbrio se não umidade relativa fica muito baixa.
 
Isso, igual ao que o Cosmik disse. aqui a maneira que eu fiz pra umidade não cair é colocando um coller dentro do terrário pra fazer a troca de ar... com ele dentro ele mais circula o ar doque troca, com alguns furos pelo terrário já está bom. eu coloquei um pote com perlita na frente desse coller tbm o que está ajudando muito a circular um ar umido. dessa forma com o coller dentro sem puxar ar seco de fora, o terrário permanece molhado por bastante tempo sem precisar borrifar.
 
Última edição:
Back
Top