Zigomicetos: não formam ascósporos nem basidiósporos, mas formam uma estrutura que é considerada um tipo particular de esporo: o zigósporo. Esse tipo de esporo é que deu o nome ao grupo. É o caso do bolor preto do pão (Rhizopus stolonifer). O corpo dos zigomicetos é formado por hifas cenocíticas
Ascomicetos: formam ascósporos. É o grupo mais diversificado de fungos, com espécies unicelulares ou formadas por pequeno número de células, como o levedo da cerveja. (Saccharomyces cerevisae), e espécies com hifas septadas mono ou binucleadas, como as dos gêneros Penicillium, a Neurospora crassa, a Claviceps purpúrea e espécies apreciadas pelo homem como alimento, exemplificadas por espécies de Morchella e de Tuber.
Basidiomicetos: formam basidiósporos. São exemplos de basidiomicetos os cogumelos, as orelhas-de-pau, e os fungos que produzem alucinógenos, como Psilocybe, além dos venenosos, como Amanita Phalloides. O corpo dos basidiomicetos pode ser formado por hifas septadas mononucleadas ou binucleadas.
Deuteromicetos: não formam esporos sexuados. Seus esporos surgem somente por divisão mitótica. Nos deuteromicetos não exite a fase sexuada no cilo de vida e pro isso eles também são denominados fungos imperfeitos. É o caso do gênero Candida, que provoca no homem o famoso “sapinho”.
Ascocarpos: abrigam os ascos, formadores de ascósporos. O asco é inicialmente uma célula com um núcleo diplóide que sofre meiose, dando origem quatro células haplóides; no levedo da cerveja, estas células já são os ascósporos; na maioria das espécies, entretanto, cada uma dessas células sofre mitose, originando ao final oito ascósporos haplóides no interior do asco.
Basidiocarpos: Abrigam os basídios, formadores de basidiósporos.
*Anexei o arquivo em pdf para quem precisar.
Abraços.
Anexos
Última edição por um moderador: