Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cientistas testam droga alucinógena contra a depressão

Ecuador

Artífice esporulante
Membro da Staff
Cultivador confiável
22/12/2007
9,058
5
98
Saiu também na Folha de São Paulo de hoje. Interessante, apesar da opinião desse Ronaldo Laranjeira.

Cientistas testam droga alucinógena contra a depressão

Congresso internacional debate possibilidades terapêuticas de substância "psicodélica" encontrada em cogumelos

Nos EUA, estudos estão sendo conduzidos em universidades renomadas; aqui, especialistas alertam para riscos dos alcaloides

GABRIELA CUPANI
DA REPORTAGEM LOCAL http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd1304201001.htm

Um congresso internacional que começa nesta semana nos Estados Unidos vai reunir cientistas do mundo inteiro para discutir as possibilidades terapêuticas de alucinógenos contra problemas como depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático.

As substâncias alucinógenas em discussão são as encontradas em vários tipos de cogumelos. O potencial terapêutico desses alcaloides, que têm efeitos parecidos com o do LSD, suscita a curiosidade de cientistas desde os anos 1950. Nos anos 60, o professor de Harvard Timothy Leary ficou famoso ao propor efeitos terapêuticos dos alucinógenos. As pesquisas na área foram interrompidas depois dos abusos cometidos naquela década. Os estudos atuais ocorrem em centros de excelência e universidades reconhecidamente sérias, como Johns Hopkins, Harvard, New York University e Universidade da Califórnia.

Um deles, realizado na Johns Hopkins University, mostra que a psilocibina -princípio ativo de cogumelos sagrados usados em rituais indígenas- induz mudanças positivas no comportamento, no humor e nas atitudes, efeitos que duram meses após a ingestão da droga. A pesquisa envolveu 36 pessoas e usou um grupo controle, que ingeriu placebo. Depois de 14 meses, o grupo que tomou a droga relatou se sentir melhor e mais satisfeito com a vida.

A mesma equipe de pesquisadores avalia o uso da droga em pacientes com depressão em tratamento contra o câncer.

Na Califórnia, pesquisadores relatam experiências de sucesso com o uso da psilocibina para aliviar a ansiedade de pacientes com doenças terminais. Segundo os autores, ela ajuda essas pessoas a enfrentar medo, pânico e depressão.

Como as reações a esse tipo de droga variam de pessoa para pessoa, os pesquisadores estão desenvolvendo protocolos para controlar os efeitos com mais precisão e também têm observado, com exames de imagem, as mudanças no cérebro sob influência das drogas.

"Alguns cientistas têm se interessado em estudar essas drogas para casos que não respondem à medicação clássica", diz a psiquiatra Camila Magalhães, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, de São Paulo, e coordenadora do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool. "Essas drogas propiciam experiências que a pessoa não tem com o uso da medicação. No entanto, há um risco muito grande de expor o indivíduo aos prejuízos que os alucinógenos podem causar."

"Não se sabe como a pessoa vai reagir. Em pessoas com predisposição, podem levar a distúrbios psiquiátricos", diz.

"É preciso avaliar muito bem o custo-benefício desse uso, o risco é muito grande", concorda o toxicologista Anthony Wong, chefe do Ceatox (Centro de Assistência Toxicológica), do Instituto da Criança do HC de São Paulo.

"A cocaína tem efeitos anestésicos e os opiáceos, analgésicos. Mas ainda não se conseguiu usar terapeuticamente nenhuma substância alucinógena", afirma o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo.


com "New York Times"
 
saiu domingo no NYtimes tb, vi a materia e o mais legal foia frase do doutor la:
Nao sera como nos anos 60, desta vez o ser humano esta mais preparado pra adicionar a cultura psicodelica invez de degladiar contra ela.
 
Os três primeiros até que procedem, ainda que o segundo e o terceiro não sejam frequentes.

O quarto é balela. Dependência química?

Um pequeno aumento aumento da pressão pode sim ocorrer, se houver uma crise de ansiedade ou pânico. Mas que eu saiba ninguém corre mais riscos com esse aumento da pressão do que com o aumento de pressão em situações corriqueiras da vida, como emoções fortes ou exercícios.

Tóxica para o fígado? Duvido. Só se a pessoa já tiver um fígado em mau estado.

Aumento da temperatura corporal. Creio ocorre algumas vezes, mas é um aumento ligeiro. Adultos não tem porque se preocupar por causa disso, embora haja relatos de febres em crianças.


Em suma, é uma boa tentativa de mistificar, feita por pessoas que nem sabem fazê-lo direito.
 
Cara, os bicho colocaram umas palavras nada a ver, perturba o sistema nervoso interferindo na comunicação..

inverteram a órdem, primeiro ela se liga no lugar da serotonina e por via indireta ela aumenta dopamina, diferente do lsd, ou seja mto pouca chance de causar dependencia
leva a dependência química - sem comentários
aumento da pressão - bem pouco e quando se está sobre o efeito inicial..
é tóxica pro fígado - só se o cara tiver problema mesmo Ecuador, mas aí qualquer coisa é tóxica, ou se o cara tomar vários chás por dia e durante muuuuito tempo
Aumento da temperatura corporal - aumenta pra uns 37,1 37,2.. não muito diferente da temperatura normal que a gente atinge aí pelas 4 da tarde..
 
Eu não gosto muito quando a midia começa a dar enfase a esses assuntos, sempre sai uma merda ou várias!!

O pior é que colocam pessoas renomadas na ciência pra falar, mas nunca estudaram o assunto a fundo!!
 
Quando citaram que estavam estudando os PODERES TERAPEUTICOS dos ALUCINOGENOS, estavam se referindo a fanta uva no contexto atual???:cool::cool::cool:

hahahahahahahahahahahahha...
 
Faz muito tempo que não posto nada aqui no CM, mas sempre me surpreendo com matérias interessantes como essa. Valeu Ecuador.
 


Eu gostava quando esse video ficava na HOME do CM, é interessante ter esse video para que todos vejam para que esta servindo os estudos da psilocibina para o mundo.Acredito que grande parte da população ainda se veem manipulados por reportagens de televisão, tem matéria melhor que essa vendo o Fantástico levantando essa bandeira?!!
 
Back
Top