Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cientista procura cogumelos luminosos na Amazônia

pakalolo

Cogumelo maduro
Membro Ativo
26/07/2007
277
71
Uma espécie já foi encontrada por biólogo de Manaus.
Cogumelo emite luz verde semelhante à dos vaga-lumes.

Iberê Thenório Do Globo Amazônia, em São Paulo

A descoberta foi feita por acaso. Durante uma expedição científica na rodovia BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, o biólogo Ricardo Braga-Neto percebeu que havia algo diferente em um pequeno cogumelo na mata: ele brilhava no escuro. Uma fraca luz verde, parecida com o brilho natural dos vaga-lumes, destacava o fungo na floresta.

Mycena lacrimans é a primeira espécie de fungo encontrada na Amazônia que tem o cogumelo bioluminescente. (Foto: Ricardo Braga-Neto/Arquivo Pessoal)

A espécie já era conhecida, mas ninguém até então havia percebido nela o fenômeno da bioluminescência – o mecanismo que permite a seres vivos emitirem luz. Com a ajuda do colega Dennis Desjardin, dos EUA, Braga-Neto descobriu que Mycena lacrimans é a primeira espécie de fungo encontrada na Amazônia que tem o cogumelo bioluminescente, entre as 64 já classificadas no mundo.

Convencido de que a floresta pode guardar muitas outras surpresas, o biólogo, que é pesquisador do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) do Ministério da Ciência e Tecnologia, procura outros cientistas para aprofundar as pesquisas sobre fungos na Amazônia.

“Os fungos fazem parte de um reino tão importante quanto os animais e plantas, mas ainda são pouco estudados. Como eles são responsáveis pela reciclagem de nutrientes nos ecossistemas terrestres, são especialmente importantes na Amazônia, onde o solo é geralmente muito pobre”, explica Braga-Neto.

ag1.globo.com_Amazonia_foto_0__19204177_FMMP_00.jpg
Foto: Ricardo Braga-Neto/Divulgação

Ainda não se sabe qual a função da luz na vida dos cogumelos bioluminescentes. (Foto: Ricardo Braga-Neto/Divulgação)

Luz misteriosa
Já se tem alguma idéia sobre o mecanismo que gera a luz emitida pelos fungos, mas ainda não se sabe para que ela serve. “Alguns estudos mostram que isso atrai insetos. Outra hipótese é que essa luz seja usada para afastar bichos que comem fungos. Mas há também a idéia de que a luz serve para atrair predadores dos bichos que comem fungos”, conta o biólogo.

Ainda que a luz tenha cor semelhante à emitida pelos vaga-lumes, o pesquisador adverte que o mecanismo é bem diferente. A luz dos fungos é contínua, emitida inclusive durante o dia, e está ligada ao processo da decomposição da lignina, substância presente na madeira.

Quem quiser ver o cogumelo exibindo sua bioluminescência tem que enfrentar alguns desafios. “Uma boa estratégia para tentar achá-los é visitar a floresta em noite de lua nova, mas como geralmente se caminha na mata com lanternas acesas, é necessário ficar parado com a lanterna desligada por vários minutos olhando para chão, até que os olhos se acostumem com a escuridão e a luz dos fungos comece a ser reconhecida”, instrui o biólogo no blog de pesquisadores ligados ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1041877-5603,00-CIENTISTA PROCURA COGUMELOS LUMINOSOS NA AMAZONIA.html
 
“Uma boa estratégia para tentar achá-los é visitar a floresta em noite de lua nova, mas como geralmente se caminha na mata com lanternas acesas, é necessário ficar parado com a lanterna desligada por vários minutos olhando para chão, até que os olhos se acostumem com a escuridão e a luz dos fungos comece a ser reconhecida”,[/I]

e nós aqui, fuçando no cocô da vaca pra ingerir cogumelos procurando iluminação ... te falar viu
 
mas será que esses daí também têm substâncias psicotrópicas?
eles são venenosos?
 
Para os interessados:

Mycologist, Volume 18, Part 1 February 2004. ©Cambridge University Press Printed in the United Kingdom.
DOI: 10.1017/S0269915X04001016

Naturally bioluminescent fungi

HEDDA J. WEITZ


Anexo.
 

Anexos

  • V18pp004-005bioluminescence.pdf
    99.7 KB · Visualizações: 15
gostei da matéria
só fico triste de saber
que foi descoberta por cientistas dos EUA
quando que o brasil vai investir no conhecimento da nossa flora e fauna...
 
:pos:
PAKALOLO Oi,
seu realmente agradável,
estou de acordo consigo,
que é tão bom ver seu post,
estou de acordo consigo PAKALOLO,
mantê-lo PAKALOLO :pos:
 
Isso é emoção?
 
Pensei que era uma poesia concretista. =x
 
Tive o prazer de conhecer o responsável por isso aqui em SP

Estou fazendo um trabalho relacionado a Bioluminescência e fui me encontrar com o único profissional que trabalha com isso na USP. O nome dele é Cassius Stevani e parece ser um profissional super sério e comprometido com o que faz. (por sinal, me passou muitas bibliografias que me ajudaram muito no trabalho.)
Quem sabe um dia não faço um trabalho orientado por ele.
 
Tive o prazer de conhecer o responsável por isso aqui em SP

Boa sorte e que seus estudos se mostrem frutíferos, se puder depois posta uma palinha pra gente.
 
Atualmente venho fazendo pesquisa na área de educação em espaços não formais (exposições, museus e afins), comecei a me interessar por fungos de forma comprometida recentemente. Pra quem não conhece, o melhor grupo de micologia (talvez o único) de Sp é do Jardim Botânico, na zona sul. Vale a pena conferir pra quem tem interesse em ir mais a fundo em diversidade, mecanismos fisiológicos e afins.
Abraços
 
Atualmente venho fazendo pesquisa na área de educação em espaços não formais (exposições, museus e afins), comecei a me interessar por fungos de forma comprometida recentemente. Pra quem não conhece, o melhor grupo de micologia (talvez o único) de Sp é do Jardim Botânico, na zona sul. Vale a pena conferir pra quem tem interesse em ir mais a fundo em diversidade, mecanismos fisiológicos e afins.
Abraços

de sao paulo pode ser, mas do brasil eh o Cm.org.
pesquise aqui tambem que vai aprender bastante.
 
Ah, sim... isso sem dúvidas. Tenho gostado bastante do fórum e em breve pretendo implementar um pequeno cultivo aqui.
Trabalho na Estação Ciência de Sp tb e vou ver se implemento algo por lá tb.
Abraços!
 
Back
Top