Tks pela resposta!
Eu tava relendo isso aqui agora:
" Mesmo se a colonização transcorrer normal, se quando você tirar o bolo do vidro sentir um cheiro forte de azedo ou amargo pode haver contaminação por bactérias.
Descarte o vidro. O cheiro normal da cultura é suave. Dependendo da pessoa é percebido como levemente doce/azedo ou cheiro de mofo. "
Mas cheiro é algo subjetivo e altamente interpretativo de pessoa para pessoa...
Você tem visto o meu diário de cultivo né... Após 2 semanas, eu resolvi aprimorar a minha técnica... Ou botá-la em prática. O crescimento do meu
micélio pareceu meio lento ou fraquinho... E já tinha pensando em tantos detalhes sobre como eu poderia ter feito o processo até o momento de preparar para
incubação de uma forma melhor, que resolvi por em prática.
Em suma... Após fazer 4 copos do substrato inoculados com
esporo de TKSSS, eu fui limpar a organizadora que uso como incubadora dentro de uma porta em um rack da sala... E lá estava eu com meu primeiro bolo inoculado em um ambiente esterilizado e cheio de dúvidas...
Abri o pote! Cheiro? Nenhum... Cavei um pouco na
vermiculita (foi quando eu observei uma certa desproporção... muito mais vermiculita que arroz e a camada superior de vermiculita era muito funda. E a vermiculita aparentava estar seca. Provavelmente a maioria das minhas injeções (que foram 5) ficaram por ali e não alcançaram o arroz!).
Cavando, notei que uns 2 dedos e meio depois, vi um trequinho consistente lá. Do centro para o lado do vidro que está colonizado.
Ou seja... Eu não tinha injetado rente ao vidro... Então ele não apareceria forte perto do vidro logo de cara.
Percebo que além do meu substrato não estar com um balanceamento legal de seus componentes (muita vermiculita para pouca água e arroz), ele ainda estava meio compactado.
E é lógico, fui sentir o cheiro daquilo... E para minha surpresa... Senti um cheiro de remédio, para o azedo, mas azedo adocicado. Não é um cheiro que eu ache gostoso.
Engraçado... A única coisa que associei aquele cheiro... Era o cheiro do sangue de um boneco ET que eu tinha quando era criança... Alguém aqui deve lembrar, que você abrir a barriga dele, mexia nos órgão, operava, abria a cabeça e mexia no cérebro... E ele vinha com uma gelatina, geléia para colocar dentro dele como se fosse sangue do ET. Então, esse foi o cheiro que eu senti! rs
. . .
Por ter aberto o pote,
Me senti culpado por não ter esperado. E me senti como se estivesse violando algo. Não foi algo muito agradável.
Mas enfim... Feito, está feito...
...
O ambiente estava limpo, eu estava com os protetores de assepsia e "cavei no substrato com uma tesoura" que tinha sido esterilizada. Mas mesmo assim, foi algo que tem um risco enorme de contaminação... (rsrsrs Me sinto como o Felídeo agora... kkk Mas no fundo... É isso aí... Experimentar faz parte da coisa...)
Agora é só aguardar mais uns 5 dias e ver se algum
contaminante se desenvolve...
O interessante é que eu mexendo no substrato eu acho que soltei um pouco ele, pois estava prensado...
01/04/2012