Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Chapeu preto ao desidratar

GlubGlub

Esporo
Cadastrado
08/03/2024
67
3
23
Olá, pessoal. Tudo bem? Recentemente fiz a minha primeira colheita de um monotube, estou muito feliz. Deu aproximadamente 195g frescos. Para desidratar, estou utilizando um ventilador, pois é o unico metodo possivel para mim. Mas estou com dúvida, o chapeu de muito está ficando preto, queria saber se é normal e qual o motivo para isso.

Minha teoria sem embasamento nenhum é que o ventilador acaba espalhando os esporos e acaba deixando preto
 

Anexos

  • cogu.jpg
    cogu.jpg
    133.4 KB · Visualizações: 9
Essa cor aí tá diferente do que seria o preto dos esporos... Tá parecendo mais que tá estragando... Não posso afirmar, mas possa ser que esteja normal, faz um teste depois pra ver como está a qualidade dos cogus.

Quando tiver completado a desidratação, pega um copo com 100ml de água e tritura 1g do cogu, coloca na água e deixa descansando por uns 20 a 30 min, a água tem que ficar azul, se ficar esverdeada, cinzenta, etc, o cogu está ruim...
 
Okay, vou fazer esse teste. Ficaria bem triste se tiver estragando. Colhi ele logo após o rompimento do véu. Além disso, o cheiro está normal. Ao estragar ele deveria exalar algum cheiro diferente?

Posso mandar mais fotos depois de outros cogumelos

Algumas fotos de outros

Essa cor aí tá diferente do que seria o preto dos esporos... Tá parecendo mais que tá estragando... Não posso afirmar, mas possa ser que esteja normal, faz um teste depois pra ver como está a qualidade dos cogus.

Quando tiver completado a desidratação, pega um copo com 100ml de água e tritura 1g do cogu, coloca na água e deixa descansando por uns 20 a 30 min, a água tem que ficar azul, se ficar esverdeada, cinzenta, etc, o cogu está ruim...
Opa, fiz isso e a agua ficou com um tom azul e os cogumelos começaram a ficar azul também. Acho que é um bom sinal então. Obrigado por essa dica, não a conhecia
 

Anexos

  • 20240611_063722.jpg
    20240611_063722.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 6
  • 20240611_063700.jpg
    20240611_063700.jpg
    2 MB · Visualizações: 6
  • 20240611_063648.jpg
    20240611_063648.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 6
Estragar quando digo, não é no sentido de ficar podre, algo do tipo, é mais perder as propriedades mesmo saca...
Por essas fotos parece estar tudo normal, as vezes o chapéu pode ficar com uma cor mais pálida mesmo devido ao modo da secagem.
Aqui eu também seco no ventilador, geralmente deixo 48h no ventilador depois passo pra sílica, e já percebi que quando demora demais o processo de secagem o cogumelo fica com uma coloração um pouco diferente, talvez seja isso.
Mas de modo geral, parece estar OK, você fez o teste aí, passou, foi validado, então tudo certo, joga na sílica ou anti mofo pra ficar cracker dry e sucesso!
 
Cara, eu usei ventilador e sílica no meu primeiro cultivo e depois eu comprei um mini desidratador de alimentos na aliexpress. Rapaz, acho que foi a ferramenta de cultivo que eu mais curti. Vale cada centavo.
 
Isso acontece qnd o fluxo de ar na desidratação é muito baixo, insuficiente, se estiver quente piora ainda mais.

Já 'perdi" 100g de cogumelos assim, acabei sobrecarregando a desidratados e mesmo ficando poucas horas, os cogumelos começam a "suar" e ficam molhados, aí começam escurecer.
 
Última edição:
Cara, eu usei ventilador e sílica no meu primeiro cultivo e depois eu comprei um mini desidratador de alimentos na aliexpress. Rapaz, acho que foi a ferramenta de cultivo que eu mais curti. Vale cada centavo.
pode me mandar o link? Ou o forum não permite

Isso acontece qnd o fluxo de ar na desidratação é muito baixo, insuficiente, se estiver quente piora ainda mais.

Já 'perdi" 100g de cogumelos assim, acabei sobrecarregando a desidratados e mesmo ficando poucas horas, os cogumelos começam a "suar" e ficam molhados, aí começam escurecer.
Interessante, eu usei um saquinho cheio de furinhos, mas talvez pela quantidade o fluxo de ar foi insuficiente. Da proxima vou tentar outro método
 
Isso acontece qnd o fluxo de ar na desidratação é muito baixo, insuficiente, se estiver quente piora ainda mais.

Já 'perdi" 100g de cogumelos assim, acabei sobrecarregando a desidratados e mesmo ficando poucas horas, os cogumelos começam a "suar" e ficam molhados, aí começam escurecer.
Da pra dizer se eu perdi eles? Ou só no teste prático mesmo
 
Dúvida, silica é reutilizavel? Se eu utilizar ela pra terminar de desidratar, depois eu posso usar pra outro cultivo? Ou descarto
Olha amigo, não sei, mas sobre o que já vi de cultivadores em grupo é que ela é reutilizável sim, algumas pessoas colocam em forno para esquentar e daí ela volta ao tamanho/cor normal e voltam para a bagzinha e cumprem seu papel de volta. Deve ter algum limite sobreo tempo em forno e tal, isso terá que ser no olhometro.
abs e boa sorte!
 
Back
Top