Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Chances de contaminação graças à ventilação "manual"

Kiaku

Cogumelo maduro
Cadastrado
13/09/2008
25
56
eu queria saber se as chances de contaminação é elevada caso eu faça 3 ou 4 vezes ao dia e ventilação manual do terrário (tirando a tampa)?

esse assunto me parece bem inconclusivo a partir dos posts do pessoal aqui do fórum: para alguns qualquer coisinha contamina e para outros é muito difícil isso acontecer :confused:

e outra coisa, em qual fase as chances de contaminação são maiores?


Valeu pessoal :)
 
eu queria saber se as chances de contaminação é elevada caso eu faça 3 ou 4 vezes ao dia e ventilação manual do terrário (tirando a tampa)?

esse assunto me parece bem inconclusivo a partir dos posts do pessoal aqui do fórum: para alguns qualquer coisinha contamina e para outros é muito difícil isso acontecer :confused:

e outra coisa, em qual fase as chances de contaminação são maiores?


Valeu pessoal :)

Você só precisa abanar uma vez por dia , e durante 10 segundos. Isso já é o suficiente. Existe risco de contaminação sim, mas é pequeno, caso o bolo realmente esteja 100% colonizado. A fase onde é mais facil contaminar é dorante a confecção das seringas e inoculação, e se for o caso, durante a quebra do bolo para fazer casing.
 
Chances de contaminação graças à ventilação "manual"

A contaminaçao ta durante a fase mais frágil do micélio..
que eh durante a colonização, caso algum esporo de fungos ou bacterias contaminantes entra pela inoculação..
Tem riscos de contaminar mesmo depois do micélio estabelecido, caso seja total ausencia do minimo de assepcia
 
Na minha opinião, depois que o bolo está 100% colonizado, os cuidados que devemos dispensar a ele são menores, mas também não dá pra avacalhar. Só de abrir e abanar dificilmente vc terá problemas, contanto que o terrário esteja em um local com o mínimo de contaminantes aéreos. Para garantir isso, eu recomendaria fechar as portas e janelas do ambiente em que seu terrário se encontra, borrifar lysol pelo ambiente e só depois de uns minutos abrir o terrário.

No meu segundo cultivo, acho que foi isso que contaminou os bolos. O terrário ficou no banheiro, bem na frente da privada, e toda hora eu abria pra olhar como tava. Burrice!
 
muito obrigado pela atenção galera

como sempre, minhas dúvidas foram bem amenizadas :)


me digam uma coisa: tem problemas de transpostar o terrário algumas vezes por dia, tomando cuidado e segurando por baixo?
 
me digam uma coisa: tem problemas de transpostar o terrário algumas vezes por dia, tomando cuidado e segurando por baixo?

Porque? Levando eles para passear contigo Kiaku? :D

Não entendi a finalidade, mas se os bolos não caírem não tem problema. Mas acho que isso sempre pode acabar em lambança.
 
Porque? Levando eles para passear contigo Kiaku? :D

Não entendi a finalidade, mas se os bolos não caírem não tem problema. Mas acho que isso sempre pode acabar em lambança.
o problema é que moro com meus pais num apartamento... logo fazer o terrário aqui é bem complicado... já nos meses de janeiro e fevereiro vou estar (além de com mais tempo, porque faculdade e estágio tira bastante tempo) na casa dos meus tios na praia, aonde é mais fácil esconder o terrário (que no meu caso vai ser um balde virado ao contrário), só que eu teria que transportar a mala na qual vou esconder o(s) balde(s) para outro local quando o local aonde a mesma está for ser (por exemplo) limpo... vocês sabem o preconceito que a sociedade tem com essas substâncias que nos livram do que eu gosto de chamar de "modelo padrão", de sermos apenasmais uma partícula no meio de bilhões de partículas exatamente iguais... mas discutir isso não é o intuito do tópico :)



só mais 2 coisinhas :p::

quanto tempo de luz solar o terrário tem que receber por dia? e se eu usasse uma lâmpada fluorescente, eu devia pegar com qual potência e deixar quanto tempo por dia a mesma ligada liberando luz para o terrário?


e será que eu conseguiria colocar os 4 bolos em um só balde?

:?::?:
 
o problema é que moro com meus pais num apartamento... logo fazer o terrário aqui é bem complicado... já nos meses de janeiro e fevereiro vou estar (além de com mais tempo, porque faculdade e estágio tira bastante tempo) na casa dos meus tios na praia, aonde é mais fácil esconder o terrário (que no meu caso vai ser um balde virado ao contrário), só que eu teria que transportar a mala na qual vou esconder o(s) balde(s) para outro local quando o local aonde a mesma está for ser (por exemplo) limpo... vocês sabem o preconceito que a sociedade tem com essas substâncias que nos livram do que eu gosto de chamar de "modelo padrão", de sermos apenasmais uma partícula no meio de bilhões de partículas exatamente iguais... mas discutir isso não é o intuito do tópico :)

só mais 2 coisinhas :p::

quanto tempo de luz solar o terrário tem que receber por dia? e se eu usasse uma lâmpada fluorescente, eu devia pegar com qual potência e deixar quanto tempo por dia a mesma ligada liberando luz para o terrário?

e será que eu conseguiria colocar os 4 bolos em um só balde?

:?::?:

Não exponha o terrário a luz solar, use uma lâmpada fluorescente - 12v por sobre o terrário, faça ciclos de 12-12horas luz/sombra.
Imitando assim a natureza. :pos:
 
valeu irmão tupy :)


eu imagino que não tenha problemas de esquentar essa luz se ela ficar fechada dentro de uma mala com o terrário


e de quantos Watts tu me sugere a lâmpada?
 
Porque? Levando eles para passear contigo Kiaku? :D

Não entendi a finalidade, mas se os bolos não caírem não tem problema. Mas acho que isso sempre pode acabar em lambança.

Talvez ele precise dar uma escondida, ou então levar eles pra onde tem luz hahaha.
Mas realmente, sempre acaba em lambança;Certa vez quando fui transportar minha incubadora, pra deixar num lugar mais limpo, acabei deixando cair uma garrafa de água que estava lá dentro e lambuzou tudo, maior meleca.Tome muito cuidado, principalmente se for desastrado como eu!hahaha
 
gente,eu sei que esse assunto nao tem nada a ver com esse tópico mas vou perguntar aqui mesmo pois me disseram que eu estou criando muitos tópicos de dúvidas

a iluminação tem de ser feita durante 12 horas corridas ou posso fazer horas alternadas (tipo deixo 5 horas, depois um tempo sem luz, depois 4 horas com luz, depois um tempo sem luz e depois 3 horas de luz)?
 
a iluminação tem de ser feita durante 12 horas corridas ou posso fazer horas alternadas (tipo deixo 5 horas, depois um tempo sem luz, depois 4 horas com luz, depois um tempo sem luz e depois 3 horas de luz)?


Pode ser de qualquer jeito, desde que seja 50% do tempo com iluminação. Ou até menos do que isso.

Creio que não sejam necessárias mais do que três ou quatro horas de luz por dia para orientar o crescimento dos cogumelos.
 
E eu ventilo meu terrário manualmente, tem balde aqui com 3 meses de ventilação manual e ta frutificando, ainda não contaminou.

E olha, tenho 4 gatos em casa, não tenho mínimos cuidados com assepsia, nem pra abrir o terrário eu lavo a mão ou faço coisas do tipo, relaxa que não contamina fácil não, ao menos com casings.
 
E eu ventilo meu terrário manualmente, tem balde aqui com 3 meses de ventilação manual e ta frutificando, ainda não contaminou.

E olha, tenho 4 gatos em casa, não tenho mínimos cuidados com assepsia, nem pra abrir o terrário eu lavo a mão ou faço coisas do tipo, relaxa que não contamina fácil não, ao menos com casings.
não vou fazer casing


mas o pensamento positivo vai deixa-los mais fortes :)
 
Back
Top