Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

[Casing] Substrato com Polvilho + Maizena

iwanaga

Primórdia
Cadastrado
20/01/2011
2
38
40
Olá pessoal,

Sou novo aqui no fórum e estou fazendo um experimento com susbtratos mais ricos, nutritivos e de fácil fermentação de acordo com pesquisas acadêmicas relacionadas a micologia.

Estou fazendo no modo PF-TEK mesmo, praticamente estou alterando o arroz integral por Fécula de Mandioca (polvilho doce) e Maizena (amido de milho).

*Segundo algumas pesquisas acadêmicas, a fécula de mandioca tem alto teor de diversos nutrientes, entre eles se destaca a concentração de nitrogênio, demonstrado ser um excelente substrato para a fermentação de microorganismo, pois acelera as atividades enzimáticas desses "fungos". Já o amido de milho é usado por ter alto teor de proteína e outros nutrientes.

Medidas:

3 copos (requeijão) de vermiculita
1/2 copo de Fécula de Mandioca
1/2 copo de Amido de Milho
1 copo 1/2 de água filtrada com carvão ativo, o ideal seria destilada.

Rendimento de 5 bolos, o resto do procedimento é o padrão PF-TEK (carimbos de esporos, injetar esporos no bolo, colocar bolo micelado na case etc).

Espécie: Psilocybe Cubensis Golden Teacher

*Criei este tópico para utilizar com um log de relatório deste experimento.
Conforme as etapas forem acontecendo, irei postar cada passo.

Abraços,
 
fiquei curioso...
espero que de certo,mas acho que isso ja foi tentado aqui no forum se nao me engano
good vibes
 
1º Relatório:

Inoculação dos bolos:

20 horas se passaram e já tem o surgimento de micélios em volta do copo com o substrato infectado com esporos.


SUBSTRATO COMPOSTO:

Como é um experimento, troquei a tradicional vermiculita associada com sementes e grãos por:

Bioplant Ornamental esterilizado; recomendado para maior aeração sendo composto de nutrientes da casca de pinus compostada, pó de côco, vermiculita expandida e compostos orgânicos.

Composição nutricional: Fósforo, Nitrogênio etc. (substituindo o estrume bovino)

Aditivos:

Polvilho: aditivo rico em Nitrogênio, importante para acelerar e favorecer o surgimento de micélios através da fermentação.
Amido de MIlho: Rico em Cálcio, Proteína etc. (substituto do Ágar).

Procedimentos:

Bioplant + Polvilho Doce + Amido de Milho + Água filtrada com carvão ativo (proporção p/ bolo resistente).

Case:


Caixa Organizadora; aquela caixa de plástico que a maioria usam para case mesmo.

----------

Mais 2 dias o substrato deve estar totalmente infectado pelo fungo do cubensis.

Good vibes man ;)
 
Mais 2 dias o substrato deve estar totalmente infectado pelo fungo do cubensis.


Colonização total em quatro dias? Muito difícil, ao menos para o cubensis.
 
tao bem chatinhos ultimamente esses spammers mesmo..
 
Resolvido.

Ficamos um tempo sem spammers, mas agora parece que os robots deram um jeito de lidar com o Recaptcha.
 
Back
Top