Última edição:
Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
O Sphagnum encontrado aqui é musgo puro seco, com pouquíssimos nutrientes se comparado ao peat moss.
Então serve. A ideia é justamente usar peat moss (com Sphagnum). Por isso que a peat moss é recomendada para casings, pois o valor nutritivo é baixo.
Posso fazer apenas uma correção? Peat moss é a chamada "turfa loira", se trata de uma turfa (peat) menos decomposta e ainda com Sphagnum (moss propriamente dito). Não encontramos nada disso aqui no brasil, mesmo nossa turfa tem composição diferente, sendo originaria geralmente de folhas e outras matérias orgânicas em processo de decomposição mais avançado do que a turfa dos hemisférios que tem o frio pra diminuir a degradação.
O Sphagnum encontrado aqui é musgo puro seco, com pouquíssimos nutrientes se comparado ao peat moss.
Bem, é que no post inicial da a entender que Peat moss e Sphagnum seriam a mesma coisa, porem não são.
Exato, é Sphagnum em estado parcial de decomposição! aqui eu somente encontrei esse puro, seco e tão inteiro que pode rebrotar depois de encharcado. Peat moss nos foruns portugueses é chamada de turfa loira.Adicionei um "moss" no final da palavra sphagnum. Ao menos internacionalmente, "peat moss" é sinônimo sphagnum moss em decomposição: https://en.wikipedia.org/wiki/Peat_moss#Uses
Peat moss, hoje em dia encontramos no Brasil sim sr! Lógico que não vai ser em qualquer gardem center, mas qualquer grow shop nacional tem.
Exato, é Sphagnum em estado parcial de decomposição! aqui eu somente encontrei esse puro, seco e tão inteiro que pode rebrotar depois de encharcado. Peat moss nos foruns portugueses é chamada de turfa loira.
Poh isso é algo totalmente novo, será que encontro isso no centro do rio? Gardem center e grow shop seriam a mesma coisa? Pq na internet grow shop esta apenas como lojas de material de cultivo de canabis, coisa que tb nunca vi aqui..
Eu moro num bairro que é cheio de floriculturas grandes porem elas tem pouco material "rebuscado" como perlita, por isso que nunca vi esse substrato da Sunshine (com corretor é ruim tb pra mim pois no caso de plantas carnívoras elas precisam de PH baixo).
Por fim eu deixo a seguinte duvida: será que da pra usar turva brasileira? É um material rico em materia organica, semi decomposto e com alta retenção de agua.
eu esterelizei o material de casing seco na panela de pressao .
era pra estar umido? oque pode acontecer?
intao quer dizer que a vermiculita seca que eu "esterelizei" na panela de pressao,não foi esterelizada?O casing pode ser aplicado nos recipientes com micélio na forma seca, mas não é recomendado. Se você fizer assim, lembre de umidificar quando estiver no terrário. Ela precisa estar sempre úmida, mas não molhada!
Nunca utilize uma panela de pressão à seco. Além de ser ineficiente, pode causar algum acidente! :!:
intao quer dizer que a vermiculita seca que eu "esterelizei" na panela de pressao,não foi esterelizada?
não,apenas coloquei a vermiculita seca dentro dos potes de vidro com boca de papel aluminio,igual aos bolos.
So que no bolo a mistura é umedecida com agua.
fiz correto?
li aqui que já esterelizarao vermiculita em panela de pressao,so que o individuo não mencionou se estava umida ou nao.Não.
E poderia ter causado sérios danos à panela de pressão e ao ambiente em volta.
Se quiser simplesmente esquentar a vermiculita sugiro que use o forno. E não a coloque em vidros mas sim em bandejas metálicas.
De onde você tira essas idéias? Onde viu aqui no fórum um processo igual ou semelhante descrito?
Percebe que está mexendo com altas temperaturas e de um modo que ninguém te disse que funciona ou sequer que é seguro?
A vermiculita que eu "esterelizei" seca,esta esterelizada, ou posso esterilizar novamente e corretamente desta vez?