Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Casing Direto

que aula em brother, estou querendo montar um casing mas como não acho vermiculita estou querendo substituir por pó de coco. Belo tópico
 
Fiquei com uma dúvida. Não entra água nas quentinhas?
 
Acredito que pra não entrar agua, deve-se fazer o mesmo processo com os feitos em copos ou potes de vidro, colocar algo para não deixar em contato com o fundo da panela e também elevando a quentinha, colocar agua o suficiente para não secar e não cobrir a quentinha em questão.
 
alguem ja testou?

pois vi o link https://teonanacatl.org/threads/sobre-d-casing-tek-e-processo-de-tindalização.4628/ onde tem os dois videos com o que ta postado aqui.. so traduzido e adaptado pro portugues..

alguem ja fez? esperar de um mes a um mes e meio pra por no terrario? como sei que ja posso colocar? em um dos videos se usa cultura liquida, em outro seringa de esporos.. pode ser qualquer uma?? tem diferença no tempo de incubação?
 
Última edição por um moderador:
esperar de um mes a um mes e meio pra por no terrario?

Resposta;
Insider disse:
Normalmente o micélio demora de 1 a 1 mês e meio dependendo da strain e da quantidade de substrato.

como sei que ja posso colocar?

Resposta;
Insider disse:
Os contras de esta Tek é que você não pode supervisar o crescimento do micélio a não ser que você abra a quentinha em um lugar bem limpo, mas isso aumentaria o risco de infecção.

Hint: Por isso a longa espera de 1 mês a 1 mês e meio. Isso é se você manter o ambiente na temperatura recomendada para incubação e tudo foi preparado apropriadamente. Mais sem checar, não tem como saber se está tudo colonizado ou não. Se não estiver? De volta para a incubação!

em um dos videos se usa cultura liquida, em outro seringa de esporos.. pode ser qualquer uma?? tem diferença no tempo de incubação?

Sim, pode usar qualquer um dos métodos. Em uma cultura líquida, os esporos já estão germinados ao contrario de uma seringa de esporos. Leia: Cultivando cogumelos de uma seringa de esporos

Enfim, ao contrario que o artigo diz, não recomendo para quem esta começando agora.

Boa sorte!
 
hmm.. realmente a maioria das perguntas ja estava respondida.. isso foi uma tentativa de ver caso alguem ja tenha posto a tek em pratica.. ter respostas um pouco mais precisas ou até mesmo dicas..

Sobre a cultura liquida e a seringa de esporos eu ja tinha lido.. faz 4 meses que eu engulo esse site haha
Como esta escrito no link que me passou.. "Esse método de seringa de esporos é confiável e efetivo, mas usando-se uma cultura líquida ou spawn, é muito mais rápido até que o micélio esteja ativo."

então a minha duvida sobre esperar 1 mes a 1 mes e meio pra por no terrario continua.. 1 mes a 1 mes e meio usando esporos ou cultura liquida? pois um é muito mais rapido que o outro...

ainda se eu tiver essa resposta.. terei outra duvida.. eu nao tenho muito espaço para o meu cultivo e meus materiais são os mais basicos possiveis (nao adianta comprar mais coisas pois nao tenho espaço).. entao nao posso experimentar muitas coisas simultaneamente.. deixar um copo se desenvolvendo e um casing frutificando não rola pra mim.. é um ou outro.. então o que valeria mais a pena na questão tempo.. fazer o ciclo direto com inoculação a partir de seringa de esporos no D-casing.. ou fazer uma cultura liquida (demora colonizar o copo e mais o tempo de fazer a cultura..) e dai sim inocular o D-casing??
Pois seringa de esporos tenho de fazer toda vez e esperar germinar.. cultura liquida demoro mais de mes para fazer ela.. mas depois tenho muitas seringas e com desenvolvimento mais rapido.... Pelas experiencias de voces e intuição.. o que vale mais a pena?

Eu começei meu primeiro cultivo com Casing tradicional a partir de um bolo PF e tive muito sucesso (sou muito dedicado e cuidei com muito amor haha) e pelo que vi dessa tek, é sim muito mais pratica que o casing tradicional!

Concordo que essa tek para novatos e pessoas que só querem ficar doidonas não é o indicado, pois realmente a pessoa não tem conhecimento, nao sabe o que está acontecendo com o cultivo e muito menos dos diversos fatores que impactam na vida do micelio. Mas eu começei com um casing tradicional com muita dedicação e tive sucesso.. portanto acredito que D-casing não será mais dificil.. pelo contrário!

Agradeço MUITO a todos que compartilham o conhecimento! em breve trarei meus diarios e garanto que vao gostar de ver! haha
Por fim peço desculpas pela minha enrolação.. haha
 
então a minha duvida sobre esperar 1 mes a 1 mes e meio pra por no terrario continua.. 1 mes a 1 mes e meio usando esporos ou cultura liquida? pois um é muito mais rapido que o outro...


Não creio que a diferença seja maior do que essa mencionada: de 1 mês a 1 mês e meio. De qualquer forma com esse método sempre tem o risco de abrir antes do tempo.



então o que valeria mais a pena na questão tempo.. fazer o ciclo direto com inoculação a partir de seringa de esporos no D-casing.. ou fazer uma cultura liquida (demora colonizar o copo e mais o tempo de fazer a cultura..) e dai sim inocular o D-casing??


Você tem experiência com CLs? Se não, quer dominar mais de uma técnica simultaneamente?

Fora que o ideal no caso de CLs não é começar com esporos, mas sim a partir de um grão ou setor de agar colonizado.



Eu começei meu primeiro cultivo com Casing tradicional a partir de um bolo PF e tive muito sucesso (sou muito dedicado e cuidei com muito amor haha) e pelo que vi dessa tek, é sim muito mais pratica que o casing tradicional!


Eu acho que só parece mais prática. No fundo tem mais fatores de riscos.

E não é uma técnica comum. Já pensou que algum motivo deve ter?
 
Última edição:
Primeiramente muito obrigado pelas respostas..

Você tem experiência com CLs? Se não, quer dominar mais de uma técnica simultaneamente?

Fora que o ideal no caso de CLs não é começar com esporos, mas sim a partir de um grão ou setor de agar colonizado.

Não tenho experiencia com CLs.. é justamente por eu NAO poder fazer tecnicas simultaneamente que estou perguntando o que seria melhor (dicas/relatos) baseado na experiencia de voces na questão tempo/beneficio.. que ai faço o que seria melhor sem ter que levar meio ano pra poder testar tudo.. mas caso for muito complicado mensurar qual é mais vantajoso com a experiencia de voces.. ai nao tem outra, vou demorar um bom tempo.. mas vou testando uma por uma sem um norte definido.. se precisar ser assim prometo voltar aqui e compartilhar a análise do que vale mais a pena! :)

Sobre a questão de como é a feita a CL, desculpem.. eu não me prendi muito a descrever tudo tecnicamente pois minha duvida é a questão tempo/beneficio, então passei só a ideia, acho que foi compreendida.. pra saber mais sobre a CL eu estudaria os topicos que tem isso detalhado tecnicamente.. que é o que o pessoal do site recomenda fazer aqui no forum ao inves de sair perguntando coisas ja respondidas..


Eu acho que só parece mais prática. No fundo tem mais fatores de riscos.

E não uma técnica comum. Já pensou que algum motivo deve ter?

Já pensei sim nisso! Eis meu pensamento:
é a tecnica mais pratica que eu achei.. se for funcional como as demais e eu conseguir otimizar ela (to estudando pra isso) por que passar mais trabalho a toa?

sobre não ser uma tecnica comum.. obviamente que tem um motivo! e pensei também no motivo disso.. acredito ser o mesmo que a tecnica de usar potes de coleta de urina estereis para confecção de seringas de esporos.. nao era comum e agora vem sendo.. mas pra isso precisou de alguem pra meter o peito, tentar, otimizar e passar adiante de forma firme e clara.. talvez essa seja uma ótima tecnica de cultivo e muito pratica! só não foi explorada o suficiente.. (certeza que não, pois os materiais que existem aqui são dois videos do youtube com perguntas.. e um texto narrativo de um dos videos). E eu estou disposto a fazer isso! se for muito falho e inviavel.. teremos argumentos concretos e documentados.. não apenas 'achismos' de que é boa ou ruim.. Faço essas perguntas pra ter um norte nos estudos e uma boa vantagem inicial (visto que tenho recursos limitados) e não por que sou 'mais um que só quer ficar locao rapido e facil' como PARECE que me julgou na tua ultima pergunta.. Então caso alguem possa e queira me ajudar com isso, fico extremamente agradecido!!
 
@Daugerzera ninguém te julgou amigo estamos tentando te ajudar.. Se não respondemos é porque não tem uma resposta definitiva.. Se vc achou a técnica pratica para você, então vai fundo e usa ela. Não existe uma técnica/método perfeito "fool-proof".

So sei te dizer que a técnica funciona, no outro tópico tem um membro la dizendo que ja usou e gostou, talvez ele possa te ajudar com uma resposta mais definitiva que você esta procurando. O motivo dela não ser tao comum, talvez seja porque não e tao eficaz como parece ou simplesmente não é o método favorito dos cultivadores mais experiente.

Eu prefiro fazer uma seringa de esporos para inocular grãos de centeio e depois fazer um casing. Fácil e consideravelmente rápida! Mais isso sou EU.. Enfim a melhor técnica é aquela que funciona melhor para você, infelizmente isso so tem como saber praticando e testando várias técnicas até você achar a qual você se identifica e funciona melhor para VOCÊ.

Se você esta querendo uma resposta definitiva sobre qual técnica é a melhor e mais rápida e que produz mais cogumelos.. você não vai achar aqui. A minha sugestão é que tome mais 4 meses e engula os diários de cultivos que é praticamente a nossa segunda biblioteca aonde colocamos os guias em pratica.

Edit-ado; Peço desculpas se soei rude ou insinuei alguma coisa sem querer.. Não foi a minha intenção. Mais uma vez só estou querendo ajudar!
 
Última edição:
@gldtn Bom dia! Eu também acho que nao fui julgado, por isso grifei o 'parece' hehe. Acontece que ja vi em muitos cantos do forum pessoas que realmente querem a formula magica rapida e acham que é obrigação de quem está aqui passar (coisa que como tu mesmo falou, não existe!) e eu nao gostaria de cair nesse grupo por mal entendimento pois é intuitivo que o suporte dado a pessoas assim não é dado com o mesmo esmero e simpatia de quem também quer ajudar.. foi apenas uma especie de prevenção.. Tu não foi rude não, na verdade eu gosto de pessoas que falam assim.. de forma direta.. corta muitos caminhos e eu ja passei da fase de fazer birra com discussoes.. se é pra discutir que seja pra pra elevar ambos e não ver quem ta certo e quem ta errado.. haha. No hard feelings!

Também como falou concordo que cada cultivador tem o seu metodo favorito.. eu ainda estou na busca do meu.. enfim, acho que vou de seringa de esporos mesmo.. deixar a CL para mais alem.. Muito obrigado a todos por responderem e me darem essas dicas, é tudo XP! Assim que meus micelios morrerem.. vou começar um diário aqui no forum com os novos! Mais uma vez obrigado a todos!
 
Back
Top