Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Casca de pinhão

Salaam`aleik

Kal-hifa
Membro da Staff
Cultivador confiável
16/01/2014
1,383
1
83
Nômade
Salve!

Estou aqui aproveitando o melhor da época, comendo quilos de pinhão e pensando... Será que poderia reaproveitar a casca?

Outro dia deixei um saco de pinhão fechado de um dia para o outro, e nunca vi fungo crescer tão rápido. Alguns pinhões ficaram cobertos de branco.

A casca é 90% fibra, e adsorvente. Acho que poderia ser utilizada talvez em substrato para casing e similares, no lugar ou em conjunto a fibra de côco, etc. Claro que após algum processamento (moída), e com correção de PH. Talvez também tenha aplicação no cultivo de comestíveis.

Ainda não comecei a fazer casings e bulks, mas acho que poderia já ir guardando as cascas, após secá-las. (a produção está alta :fome:)

Idéias?
 
Se ñ der certo nos cogus, da certo nas plantas. Mas creio que de certo sim, parece fibra de coco! Se for tentar boa sorte!
 
Vai fundo! Só vai descobrir se tentar :D . Já que creio que ninguém tenha usado este método ainda.
E depois conte-nos como foi a experiência
 
Me parece uma fibra "inorgânica" para o micélio de cubensis, maas somente aplicando para ter crtza!!!
Em outros estados fora do sul, encontra pinhão em mercados!?
Aqui no PR sae em torno de R$ 3,00 Kg, nessa época do ano.
Estou comendo pinhão nesse exato momento :eba:
 
Me parece uma fibra "inorgânica" para o micélio de cubensis, maas somente aplicando para ter crtza!!!
Em outros estados fora do sul, encontra pinhão em mercados!?
Aqui no PR sae em torno de R$ 3,00 Kg, nessa época do ano.
Estou comendo pinhão nesse exato momento :eba:

Estou em SP no momento, vim do PR, e em ambos tem pinhão haha
 
A casca de pinhão é um material não resinoso e bastante seco. Pode ser utilizado sim para cogumelos amantes de madeira!

Basta lavá-las bem e moê-las, e então misturar no substrato de sempre, ou colonizar somente elas. Recomendo BDA, para que o micélio se estabeleça rápido.
 
Back
Top