Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Carimbo antigo, contaminação generalizada.

Barratorta

Cogumelo maduro
Cultivador confiável
17/09/2015
319
2
46
Eu tentei reaproveitar um carimbo de Mazatapec que já serviu para outros cultivos, ou seja, já foi aberto algumas vezes. Recebi ele há mais de um ano atrás, então os esporos também já estavam um pouco velhos.

Esse carimbo já me forneceu uma seringa que foi totalmente inócua (varias possibilidades para esse fato). Ano passado ou no inicio deste ano eu inoculei vários potes de milho que não desenvolveram nada (nem cubensis e nem contaminações). Resolvi arriscar reutiliza-lo pois no momento não tenho condições de cultivar dentro de casa e vou arriscar um outdoor, então quis evitar abrir um carimbo novo.

Realizei inicialmente 3 tentativas de cultura liquida. Duas delas eram com agua de coco. Apenas uma dessas desenvolveu alguma coisa dentro (julguei ser por causa da baixa viabilidade dos esporos). Na foto o micélio já havia sido quebrado algumas vezes (cubensis?).

Utilizando essa CL eu inoculei 3 potes de trigo e algumas culturas de agar (extrato de malte, agua e agar).
Inicialmente achei que o micélio estava se desenvolvendo, mas após alguns dias os micélios que se desenvolveram começaram a ficar verdes. Além disso, o padrão de desenvolvimento não é o mesmo do cubensis.

Ou seja, ou esse micélio cultivado em CL não é de cubensis ou a contaminação não se desenvolveu em agua de coco. 100% das amostras estão contaminadas e fica ai o alerta pro pessoal tomar cuidado ao reutilizar carimbos de esporos e especialmente ao manipular os carimbos.

Todos os procedimentos foram feitos em uma glovebox, usei seringas e materiais estéreis.

Agora preciso ter tempo para refazer tudo isso para aproveitar o periodo de chuvas e calor pro meu outdoor.
 

Anexos

  • 20161116_120609.jpg
    20161116_120609.jpg
    210.3 KB · Visualizações: 22
  • 20161116_120520.jpg
    20161116_120520.jpg
    190.9 KB · Visualizações: 21
  • 20161116_120446.jpg
    20161116_120446.jpg
    176.6 KB · Visualizações: 24
  • 20161116_120831.jpg
    20161116_120831.jpg
    170 KB · Visualizações: 23
Última edição:
@Barratorta, acontece, tem carimbo mesmo que não há maneira de resgatar, contamina em todas as ocasiões: CL, agar, etc.

Se não for realmente necessário resgatar o carimbo, parta para outro, ganha tempo e felicidade!
 
Upvote 0
Não era necessário resgatar esse carimbo. Fiz a tentativa apenas pq como vou fazer outdoor com ele eu não quis gastar um novo carimbo (de mazatapec tenho poucos e as outras strains que possuo cariumbos ainda não cultivei). Fiquei feliz quando vi o micélio na CL e acreditei que havia dado certo.

Não queria gastar um carimbo novo num cultivo outdoor que não vai gerar novos carimbos mas vai ser o caminho =)
 
Upvote 0
Em uma Cultura Líquida, conseguir identificar se aquele micélio que aparece dentro do vidro, realmente está saudável, é muito difícil, nem sei se é possível.
 
Upvote 0
Pelo nível de contaminações ele estava bem saudável, só não era de cubensis mesmo :espiao: :troll: :alien:
Iniciou com um micélio branco mas logo ficou verde. Esse micélio tbm não tinha muito a cara do micélio de cubensis, apesar de ser difícil afirmar isso com certeza pois todos ficaram verdes bem cedo.

Acredito que se fosse micélio de cubensis ele teria conseguido se desenvolver em algum ponto das culturas de agar ou dos potes com trigo paralelamente ao contaminante. E todos desenvolveram -aparentemente- o mesmo contaminante.

Como das 3 CL que fiz apenas uma se desenvolveu, talvez o carimbo estivesse realmente estéril por algum motivo/algo que fiz (lembrando que ele já me rendeu alguns potes de milho inértes) e esse contaminante entrou no momento da inoculação somente nesse pote.
 
Upvote 0
O @tupy tem razão. CLs não são boas para isso.

Se algum dia for necessário recuperar um carimbo assim, @Barratorta, o melhor caminho é inocular agar em placas de petri, com uma solução bem diluída de esporos, usando uma alça de inoculação ou técnica semelhante. Assim, com um pouco de sorte, você conseguirá separar alguns setores bons de micélio de cubensis.
 
Upvote 0
Back
Top