Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Caixa para incubação e frutificação [Policarbonato]

herbal

Hifa
Cadastrado
02/03/2015
6
12
E ai pessoal, estou com um projeto aqui para começar meu cultivo de cogumelos comestíveis, minha ideia é produzir shiitake para consumo próprio e para vender parte do cultivo também, principalmente para cobrir os gastos que vou ter (que não vão ser baixos).

Minha ideia é montar uma "caixa", "mini-estufa" ou "terrário", não sei como chamar, para incubação (colonização do micélio), e uma para frutificação dos cogumelos, já que cada etapa tem uma climatização diferente. Vou postar meu planejamento aqui antes de iniciar, para receber críticas e dicas.

Por que policarbonato? Eu optei por um material que seja resistente, que segure bem a temperatura quando totalmente vedado, e que por mais que possa parecer besta, tenha uma boa estética, já que vai fazer parte da casa dos meus coroa hahaha

Vamos ao projeto. Como o espaço que meus pais liberaram não é muito grande, a caixa de incubação vai ter: 1 (comprimento) x 3 (largura) x 1,7 (altura) e a de frutificação só vai ser um pouco mais alta, tendo 2,30m.

topico1.jpg
Uma das laterais vai receber 2 mini-ventiladores de corrente contínua, e a outra lateral um mini-ventilador voltado para fora, servindo como exaustor.
os ventiladores vão ser encaixados em filtros Hepa de aspirador (12cmx12cm), para que todo ar que entre seja totalmente livre de contaminantes.

Pelos meus cálculos, conforme os blocos que tenho aqui, se cada bloco tiver (26cm x 10cm x 12 cm), vão caber 50 blocos por prateleira, com mais ou menos 2cm de cada "parede" e uma distancia de 3cm entre cada bloco. Como a "estufa" vai ter 1,70m de altura, calculei deixando uma distancia de aproximadamente 30cm entre o bloco e a prateleira de cima, assim sendo, terão 9 prateleiras, resultando em 450 blocos no total. Também deixei um espaço de 15cm na base da caixa, em baixo da primeira prateleira, que vai servir para eu colocar uma caixa de plástico forrada de gelo, que seja fácil a troca de gelo, para manter a umidade das caixas sempre o mais alto possível.

Sobre a ventilação, uma das prateleiras (acredito que a prateleira número 4, de baixo para cima) vai sofrer uma perda de 3 ou 4 blocos, que vai ser o espaço onde irão ficar os ventiladores de um lado e o exaustor de outro. Na frente do filtro (que vai ficar na parte de dentro da caixa) eu pensei em fazer uma "placa", que receba o ar direto nela e espalhe para cima e para os lados, para o ar não ficar concentrado só no bloco em que o ventilador vai lançar o ar.

Como o shiitake gosta de frio, não vejo necessidade de um termostato, o que voces acham?

Segue abaixo a lista completa de materiais que pretendo comprar, gostaria MUITO que acrescentassem o que acham que está faltando, e retirassem o que achem supérfluo.

* Incubação

- 1 "caixa" de policarbonato -> 1x3x1,7 + prateleiras com furos ou cortes de ponta a ponta para passagem do ar (metal/policarbonato)
- 3 mini-ventiladores
- 3 filtro hepa
- placa para frente do filtro para espalhar o ar
- fiação elétrica
- materiais como silicone para vedar todas "juntas" da caixa

* Frutificação
- 1 "caixa" de policarbonato -> 1x3x2,30m (a parte que vai ficar é um pouco maior, cabendo 1 prateleira a mais.) + prateleiras com furos/cortes
- 3 mini-ventiladores
- 3 filtro hepa
- placa para frente do filtro
- 3 lampadas tubulares (1 para cada lateral e 1 para a parte de cima) ~ as lampadas irão ficar na parte de FORA da caixa para evitar calor
- fiação elétrica
- materiais para vedar a caixa

* Produção de inóculo
- filtro hepa com fluxo laminar de ar
- placas de petry
- frasco erlenmeyer
- tubos de ensaio
- panela de pressão industrial 40l
- potes de vidro para armazenar as sementes
- papel filtro

* Produção de substrato para os blocos
- Sacos de PP ou PEAD
- 4 tonéis de petróleo [já possuo]

* Para o futuro :fome:
- autoclave industrial
- estufa bacteriológica
- capela de fluxo laminar
- máquina de embalar
- fiorino para fazer minhas entregas :rolleyes:

Fiquei com um pouco de dificuldade na parte da umidade. Alguém tem uma ideia para melhorar isso? Pois não tenho certeza se concentrando o gelo na base da caixa vai servir, por a caixa ser grande.


[caso eu tenha postado o tópico no lugar errado peço para que movam para o lugar certo]

Alguem já utilizou ou ja viu algum cultivo com policarbonato? O material é caro, então gostaria de saber antes de comprar...
 
Última edição:
Não tenho experiência com comestíveis, mas farei algumas observações:
para eu colocar uma caixa de plástico forrada de gelo, que seja fácil a troca de gelo, para manter a umidade das caixas sempre o mais alto possível
Gelo não gera umidade. O melhor seria usar um umidificador.
Como o shiitake gosta de frio, não vejo necessidade de um termostato
Se mora num local frio, perfeito. Senão, precisará de refrigeração.
Não entendi todo esse esquema de troca de ar durante a incubação. Não é necessário grande ventilação nessa etapa.
- panela de pressão industrial 40l
Eita :ressaca:. Tá faltando mesmo é um esquema para pasteurização de substrato em grande quantidade, e não de uma panela maior que sua casa. O que eu recomendo é que estude muito mais do que estudou e que teste primeiro um cultivo em pequena escala, pegue o jeito da coisa, antes de gastar grana com um cultivo que pode não dar certo.
 
É uma piada?

Qual parte? tambem quero rir.

Fiquei com um pouco de dificuldade na parte da umidade. Alguém tem uma ideia para melhorar isso? Pois não tenho certeza se concentrando o gelo na base da caixa vai servir, por a caixa ser grande.
Gelo não gera umidade.

Ao contrario... Gelo remove umidade, por incrivel que pareça. Um umidificador é melhor como disse a Mala

Não entendi todo esse esquema de troca de ar durante a incubação. Não é necessário grande ventilação nessa etapa.

Vai precisar quando ele inocular as sementes.

Eita :ressaca:. Tá faltando mesmo é um esquema para pasteurização de substrato em grande quantidade

Acho que é por isso que ele mencionou os 4 tonéis de petróleo.
4 tonéis de petróleo
 
Back
Top