Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Caçada: Agaricus Campestris!!

Psilocibec

Cogumelo maduro
Membro Ativo
17/03/2008
87
69
48
Saudações comunidade fúngica!!

Choveu alguns dias, um dia de sol, depois mais dois dias de chuva, e hj um sol e as vezes nublado ... tempo ideal para a frutificação de muitos cogumelos selvagens ...

Passei o dia fazendo outras coisas, que só me deixaram mais entediado, e quando era umas 4 horas um raio de sol me cegou a visão e me deu tempo para visualizar uma caçada de fim de tarde. Nada muito demorado, teria mais umas 2 horas de claridade apenas, aqui fica escuro cedo, meu objetivo eram cogumelos comestíveis, se os mágicos aparecessem seria por vontade deles, pois não estava muito a fim de tripar ...

Passei protetor, enchi meu cantil de água, peguei meu óculos escuro e chapéu e me mandei pra zona rural do município.

Procurei muitos pastos, me perdi, falei com a população tradicional, até que me lembrei de um pasto que uns camaradas me falaram ser ativo-cubensis e fui para lá aproveitar mais a meia hora de sol que me restava.

Entrei no pasto por baixo da cerca de arame farpado, pra quem caça isso é típico, além de divertido, e comecei a passar meus olhos pelas bostas e gramados que poderiam ter algum fungo. Andei por uns 10 minutos e me deparei com um chapelão branco meio amarelado, saindo de uma bosta, com um talo branco muito grosso. As lamelas eram pretas meio amarronzadas, já era um cogumelo mais velho. Ao lado dele tinha um outro cogumelo menor, também já aberto, num estágio mais recente de frutificação, com o chapéu ainda concavo, as lamelas também eram escuras, tenndendo pro marrom.

Eu experimentei um pedaço no próprio pasto, cruzão mesmo, na rooteza, e o gosto era saborozissimo. Delicioso.

Tirei minha sacolinha do bolso (devia ter levado a de pano, mas como me decidi fora de casa usei uma de plastico q estava no carro mesmo.) e colhi os dois exemplares. Devia ter uns seiscentos gramas no mínmo de cogumelos. Acredito que até mais, ele era bem grosso e carnudo.

Raspeis as lamelas pois neste estágio elas deixam um sabor desagradável e os esporos tingem toda a comida deixando um gosto horrível. É melhor colher agaricus fechados, mas achei apenas estes. O tempo estava acabando e os bois estavam correndo atras de mim, talvez volte outro dia pra pegar mais alguns, com mais tempo.

Lavei, deixei eles dez minutos em solução de água da torneira e gotas de cloro, e agora tá lá escorrendo. Ainda não decidi como prepará-los mas depois q terminar de cozinhas e comer eu comento.

Abraço.;

Desculpem a má qualidade das fotos, não tenho camera foi pelo celular mesmo.
caçada 004.jpgcaçada 005.jpgcaçada 006.jpgcaçada 007.jpgcaçada 019.jpgcaçada 020.jpgcaçada 021.jpgcaçada 022.jpgcaçada 023.jpgcaçada 024.jpgcaçada 025.jpgcaçada 026.jpgcaçada 027.jpgcaçada 028.jpgcaçada 029.jpgcaçada 030.jpgcaçada 031.jpgcaçada 032.jpgcaçada 033.jpgcaçada 034.jpgcaçada 035.jpgcaçada 036.jpgcaçada 037.jpgcaçada 038.jpgcaçada 040.jpg
 
Última edição por um moderador:
Uma bela caçada em, nossa região aqui esta época do ano é muito favorecida pelo aparecimento dos Agáricus mesmo, no inicio da primavera e no inicio do outono também nos deparamos com as Macrolepiótas Proceras, também costumam ser bem grandes, mas com algumas caracteristicas diferentes dos Agáricus, mas igualmente apreciadas pelos nossos refinados paladares! Boa degustação e um ótimo apetite!
 
Back
Top