Eae Cia Oregon! Cara esse livro é uma piração do começo ao fim... legal comparar as técnicas laboratoriais 'do século passado' com as práticas caseiras...ele mesmo cita isso no finalzinho do livro:
'A informação mais útil ao cultivador comercial e caseiro virá de áreas com avanços produtivos e o cultivo de cogumelos exóticos em materiais baratos e de fácil aquisição. Por sorte, esta é uma área de pesquisa que não está além dos meios do cultivador caseiro que inova.'
Tudo a ver, os mestres já enxergaram que dava pra fazer !
Vou completar a informação sobre as luzes com mais um trecho do livro:
' :luz:
Iluminação :luz:
Muitos cogumelos cultivados requerem luz para a formação de primórdias e desenvolvimento dos corpos de
frutificação. Na verdade, tais cogumelos fototrópicos torecem-se e viram-se mediante uma fonte de luz, especialmente se ela é opaca e distante numa sala escura. Consequentemente, é importante ter no ambiente de cultivo um sistema iluminatório que providencie claridade a todas as áreas e setores.
Lâmpadas fluorescentes são as mais práticas e dão a cobertura mais ampla. Estas lâmpadas devem ser espaçadas e posicionadas verticalmente na lateral das paredes da sala ou horizontalmente no teto sobre a 'ilha principal' (*hm tá me lembrando outro tipo de cultivo _\|/_ hehe. Estas ilhas ele fala porque toma como base um cultivo imenso, numa sala mesmo <-comentário meu). Uma alternativa é montar as luzes na parte inferior de cada prateleira, pelo menos a 18 polegadas sobre a superfície de cultivo. Para eliminar o calor e a consequente ação de secagem por conta da lâmpada, esta pode ser colocada fora da sala.
O melhor tipo de iluminação é a que chega mais próxima à natural: por exemplo uma que tenha pelo menos 140 microwatts por 10 nanômetros por lúmen de espectro azul (440 - 495 nanômetros). Em contraste, luzes brancas 'quentes' fluorescentes têm somente 40-50 microwatts/nn/lum e as luzes 'frias' têm 100-110 microwatts/nn/lum. As lâmpadas comerciais que preenchem os foto-requisitos das espécies mencionadas neste livro são a 'Daylight 65', manufaturada pela Durotest Corporation e que apresenta 'temperatura de cores' de 6500ºK e a 'Vita-Lite' fluorescente com temperatura de 5500ºK. Estas temperaturas de cor providenciam uma quantidade apropriada de luz azul para proporcionar a formação de primórdias em
Pleorotus Ostreatus, Psiclocybe Cubensis e em outras espécies fotosenssíveis.'
Isso aí galera, boa sorte nos cultivos e um abração!
os: ; )