Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Bulk teste em Humus, Palha de côco e vermiculita

Diário de cultivo problemático.
Olá, pessoas iluminadas.

TUdo bem?

Esse é basicamente o meu primeiro cultivo. Eu peguei dois carimbos e os transformei em um monte de experimentos.

Num desses experimentos eu peguei 250ml de milho, inoculei e vou fazer um teste com Bulking.
O procedimento pra preparar o milho eu adaptei de informações daqui.

Eu tava em dúvida quanto ao substrato de bulking. Eu não tenho acesso a esterco e nem tenho como preparar uma logística pra tratá-lo. Mas tenho acesso ao húmus. Sei que é um substrato alltamente nutritivo. Pensei em colocar um pouco de fubá no meio, mas não sei... tenho minhas ressalvas. Acho que seria um prato cheio pra contaminação.

Então vamos para as etapas:

01/10- Inoculação.

Deixei o milho descansando na água por uns dois dias. Simplesmente coloquei numa garrafa PPET e larguei em algum lugar. No dia da inoculação fervi até que "eu mordesse e ele não virasse pasta". Infelizmente esquueci das fotos.

Coloquei num vidro grande, 3/4 de milho e vermiculita no topo. Tinha sobrado milho então eu meti num potinho de 250ml pra testar. Tinha sobrado um restolho de seringa tbm. Passei o papel alumínio e larguei ambos os potes no armário por várias Luas.

14/10- Colonização

Bom, o pote "irmão" do potinho tá em torno de 50% colonizado. Já o Potinho está prontinho para qualqueer que seja seu glorioso destino. Decidi hoje que vou testar bulking.

Novamente, pensei no esterco como principal substrato, mas desisti. Aí pensei no húmus como alternativa.

15/10- Bulking.

Hoje eu misturei 1/4 vermiculita, 1/4 fibra de coco e 2/4 húmus. Taquei tudo numa quentinha e nesse exato momento está no forno. COmo não estou no meu PC, não conseguirei postar fotos agorinha, mas assim que der eu posto.

Eu tenho algummas dúvidas:

1- Eu tenho 250ml de spawn e vou tacar numa quentinha de 1L. Devo colocar fontes de carboidratos ou só o húmus dá conta de nutrir a galerinha?

2- Borra de café complementaria bem esse "bulkinho"?

De todo modo, gostaria de agradecer ao pessoal do fórum. As informações contidas aqui me ajudaram e muito. Melhor que muito livro! =)

Abração
 
Última edição por um moderador:
Opa !!

Por seu seu primeiro cultivo hubiera recomendado començar com PF TEK e ir adquirindo conhecimento desde ai..Eu ja li muitas pessoas que desisten de cultivar so porque começan a correr antes de caminhar !!

Mais tudo bem !! JA estamos aqui nao e ? rssssssss

Fontes carbohidratadas nao forman parte de um bulk .. COm certeza iria a contaminar de algum jeito !!
Se vc nao tem acceso a esterco (procure melhor!!!.seguramente achara !! E masis facil do que vc pensaba !) pode usar humus sim..

@Cosmik (Salve !) se mal no lembro comento varias veces uma receita de partes iguais de vermiculita de humus de minhoca ..pasteurizaçao ( 2 a 3 horas a 65 a 70 graus) e preparar na proporçao de 2 x 1 con substrato pronto..

Cafe (Borra) pode ser uma boa fonte de nitrogenio e po de coco e fantstico como aditivo de BULK;
Le desejo Boa Sorte e Boms estudos !!!
 
Última edição por um moderador:
Última edição por um moderador:
Pô, maaassa!!

Valeuzão pelos feedbacks, gente!

@Gteach Valeu pela luz.

Eu entendo que é melhor caminhar que correr, mas eu não me contenho. Acho que é minha natureza de cientista! kkkkkk

Eu fiz a receita mais ou menos assim. O substrato tá esfriando agora. Eu só fiquei meio "encucado" com o nível de humidade no humus... Não vi nenhum método ou foto pra me dizer quando que está bom de molher o composto! kkkkkk

Sobre a borra, eu desisti. Preguiça monstra de catar nas padarias aqui e não tem borra pronta. Tristão!! kkk


Abraços
 
Última edição por um moderador:
Vamos la !!

1-Partes iguais de vermiculita e humus e a sua receita...nao e ?

Vou te pasar como eu fazo..

Submerge completamente a vermiculita em agua e pasa na penera.. deixa escorrgar o agua toda... ate vc sacudir e pingar so umas gotas...

Logo junta com a parte de humus...

Mistura bem..... pega um tanto da mistura e aperta na mao...

Apertao suave.. ela nao pinga...

Apertao forte.. ela pinga so umas gotas...

corregir com agua o Vermiculita ate achar o ponto desejado

Ese e o ponto que eu uso para mandar na panela e PASTEURIZAR...

Com respecto ao cafe e sl fazer em casa e se vc nao toma use diluido como abono na suas plantas...

Espero haberte ajudado.. :cool:
 
Última edição por um moderador:
@Gteach

MUUUITO OBRIGADO!

Sério mesmo! Valeuzão! Eu acabei fazendo dois "bulkinhos", e fiz o substrato segundo suas orientações. Durante a semana eu posto as fotos que tirei.

Abraço
 
Última edição por um moderador:
:!: Por falta de atualizações, estamos considerando esse cultivo como abandonado!

Tópico movido para os arquivos de diários de cultivo abandonado. Caso você seja o autor do tópico e gostaria de resgatá-lo, entre em contato com a equipe.
 
Back
Top