Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bolos aniversariados precocemente, primeiro cultivo

Koala

Hifa
Cadastrado
25/02/2020
9
8
25
Boa noite meus amigos!

Nunca tive alguma experiência prévia em cultivos e o fórum está sendo um refúgio intelectual nessa área, então desde já agradeço pelo orgasmo micológico que proporcionam pra gente!

Então, estou ajudando um amigo com o cultivo dele, basicamente ele não tinha um lugar pra deixar o terrário e ofereci minha casa, a questão é que penso que um par de bolos foi aniversáriado precocemente e está estagnado já tem um tempo (em torno de duas semanas) não havendo mudança em nenhum sentido ( tanto no crescimento do micélio quanto no surgimento de pins, pelo que observei). Vou anexar a foto para que vejam, tirei fotos de um dos bolos que estava no terrário para que possam ver o desenvolvimento.


WhatsApp Image 2023-12-26 at 01.50.06 (1).jpegWhatsApp Image 2023-12-26 at 01.50.06.jpegWhatsApp Image 2023-12-26 at 01.50.05.jpegWhatsApp Image 2023-12-26 at 01.50.04.jpegWhatsApp Image 2023-12-26 at 01.50.03.jpeg

Mais alguns detalhes: como eles já estavam aniversariados eu estava fazendo os procedimentos de frutificação: ventilando 3x ao dia mantendo a humidade alta com argila expandida no fundo, não foi feito o roll nesses bolos, dizendo meu amigo que fez a técnica do dunk mas n sei muito bem se foi isso mesmo. Um dos bolos quebrou ao aniversariar ( mais uma suspeita que foi feito precocemente)

Minha dúvida é: oq recomendam que eu faça? casing? tente voltar os bolos para o processo de colonização / incubação?



Já vou aproveitar o tópico para solucionar outras questões.

Um outro bolo que estava bem mais colonizado começou a frutificar em outro terrário, ele deu cogumelos no primeiro flush que foram colhidos hoje (Segundo meu
amigo nesse bolo que frutificou não foi feito dunk)

WhatsApp Image 2023-12-26 at 01.50.14.jpeg

E agora não sei bem se devo fazer um dunk novamente e retirar todos os cogumelos além dos que eu julquei terem abortado.

WhatsApp Image 2023-12-26 at 01.50.14 (1).jpeg LIMPEZA === > WhatsApp Image 2023-12-26 at 01.50.13 (1).jpeg


O que me falam? deixo aqueles menores e mando agua neles ou tenho que tirar tudo pro dunk?


Nesse mesmo terrário tem um bolo que esta com um micélio branco sobreposto meio como se fosse um por cima do outro isso é alguma contaminação?
WhatsApp Image 2023-12-26 at 01.50.13.jpeg
 
Última edição:
e agora não sei bem se devo fazer um dunk novamente e retirar todos os cogumelos além dos que eu julquei terem abortado.

O que me falam? deixo aqueles menores e mando agua neles ou tenho que tirar tudo pro dunk?
Faça uma limpeza depois da colheita, retire todos os abortos, eles vão começar a estragar e podem virar fontes de contaminação. Depois coloque para hidratar.

Nesse mesmo terrário tem um bolo que esta com um micélio branco sobreposto meio como se fosse um por cima do outro ( foto do bolo quadrado) isso é alguma contaminação?
Não acho que seja contaminação, me parece micélio mesmo. Espere alguém confirmar, mas se não estou enganado isso parece falta de troca de ar (nada grave, se você está ventilando 3x por dia vai dar certo)

aniversáriado precocemente e está estagnado já tem um tempo
Se o bolo foi aniversariado um pouco antes da hora ele simplesmente vai continuar se consolidando até o momento de frutificar, a biologia não vai acelerar só porque a gente disse que ele foi aniversariado, tudo tem seu tempo.
O problema nesse caso é se ele foi aniversariado com partes nutritivas ainda não colonizadas pelo micélio, nesse caso foi aberto um portal pro inferno e os concorrentes vão chegar com força. Aguarde, fique de olho e ao menor sinal de contaminação descarte esse bolo.

Além disso, evite tocar os bolos com a mão, utilize luvas .
Os bolos estão em contato direto com a pedra porosa, outra fonte de contaminação.
Acho que esses bolos foram feitos em marmitas, correto? Você pode utilizar a própria marmita de recipiente pra proteger os bolos do contato com as pedras porosas, dessa água parada de terrário e também para facilitar a manipulação sem ter que colocar a mão no bolo.

Minha dúvida é: oq recomendam que eu faça? casing? tente voltar os bolos para o processo de colonização?

O que está feito já está feito, agora é esperar pra ver se vai dar certo ou se vai contaminar.
 
Última edição:
Upvote 1
Faça uma limpeza depois da colheita, retire todos os abortos, eles vão começar a estragar e podem virar fontes de contaminação. Depois coloque para hidratar.


Não acho que seja contaminação, me parece micélio mesmo. Espere alguém confirmar, mas se não estou enganado isso parece falta de troca de ar (mas nada muito grave, se você está ventilando 3x por dia vai dar certo)


Se o bolo foi aniversariado um pouco antes da hora ele simplesmente vai continuar se consolidando até o momento de frutificar, a biologia não vai acelerar só porque a gente disse que ele foi aniversariado, tudo tem seu tempo.
O problema nesse caso está caso ele tenha sido aniversariado com partes nutritivas ainda não colonizadas pelo micélio, nesse caso foi aberto um portal pro inferno e os concorrentes vão chegar com força. Aguarde, fique de olho e ao menor sinal de contaminação descarte esse bolo.

Além disso, evite tocar os bolos com a mão, utilize luvas .
Os bolos estão em contato direto com a pedra porosa, outra fonte de contaminação.
Acho que esses bolos foram feitos em marmitas, correto? Você pode utilizar a própria marmita de recipiente pra proteger os bolos do contato com as pedras porosas, dessa água parada de terrário e também para facilitar a manipulação sem ter que colocar a mão no bolo.



O que está feito já está feito, agora é esperar pra ver se vai dar certo ou se vai contaminar.
Muito obrigado pela resposta, vou seguir sua indicação e esperar.

Daqui a um tempo volto e atualizo
 
Upvote 0
Que cogumelos lindos esse do balde, :love: com fé vai dar tudo certo.
O que usou para tampar o balde ?
Lindos mesmo né, achei que pra um primeiro flush foi uma quantidade interessante.

O balde está sendo tampado com uma tampa de vidro improvisada.

Até agora nada de contaminação, acho que todos os bolos vão frutificar, é só questão de tempo mesmo. 🙏🏼
 
Upvote 0
Back
Top