Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bolos algodoados ainda dentro do copo, algo a se preocupar?

• Criador do tópico Criador do tópico jcosta
  • Data de início Data de início

jcosta

Hifa
Cadastrado
06/06/2020
10
17
35
Amigos, estou receoso pelo aspecto que os bolos apresentam ainda dentro do copo.
Eu cometi um erro durante a incubação que foi usar uma lâmpada para aquecer o ambiente e durante uma manhã acredito que os superaqueci, mas logo o desfiz. Depois disso eles continuaram a colonização, mas com esse aspecto de "algodão" no meio deles.
Devo me preocupar?

Anexos

• 1.jpeg
    1.jpeg
    92.2 KB · Visualizações: 30
  • 2.jpeg
    2.jpeg
    111.6 KB · Visualizações: 28
Amigos, estou receoso pelo aspecto que os bolos apresentam ainda dentro do copo.
Eu cometi um erro durante a incubação que foi usar uma lâmpada para aquecer o ambiente e durante uma manhã acredito que os superaqueci, mas logo o desfiz. Depois disso eles continuaram a colonização, mas com esse aspecto de "algodão" no meio deles.
Devo me preocupar?
pelo o q eu vejo não aparenta ser contaminação :)
leve os para o terrário apos total colonização, acredito q foram excreções do próprio micélio para conseguir suportar tal temperatura, sendo assim o bolo ainda ira conseguir frutificar :)
creio eu q o maior problema seria que o micélio vai ficar mais vulnerável a contaminantes, então capricha bem na assepsia 👍

Upvote 0
Acredito que esse fato de vc ter aquecido demais n tenha sido a causa...
Esse algodoado que está aí, ficou no meu tb, mas só vi quando abri a tampa do copo. O que importa é se estão com aparência saudável e cheiro suave
O seu micélio está branco neve, n há problemas aí, fica tranquilo.

Upvote 0
Obrigado pelo retorno, galera! Vou aniversaria-los ainda próxima semana e trago os resultados aqui.

Abraços!

Upvote 0
Back