Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bolo estranho, com cheiro estranho.

CogumeloAzul

Hifa
Cadastrado
25/06/2020
52
9
25
E aí, galera. Tudo certo?
Espero que sim!

Então, venho acompanhando este bolo desde seu aniversário. Ele apresentava muitas indicações de excremento micelial (vulgo XIXI). Então, não esquentei a cabeça, deixei inoculando ainda.

Após a inoculação, quando tirei ele do pote estava com um cheiro horrível, cheiro muito esquisito e achei que era o EXCESSO DO EXCREMENTO, o coloquei no terrário mesmo assim.

Foto do bolo após retirada do pote (acho que 1-2 dias depois, o cheiro continuava)

Estranho_1.jpegEstranho_2.jpegEstranho_3.jpegEstranho_4.jpeg

Com esse cheiro e essa aparência seca, resolvi fazer um DUNK e depois um ROLL.
Depois de aplicado as técnicas, senti uma melhora no cheiro e depois ele sumiu.

Agora vem outra coisa estranha, ele está com um ponto amarelo no seu topo e parece que está produzindo as fibras do fruto no próprio bolo (observe as camadas mais espessas pelo bolo).
Foto do bolo retirada hoje 21/11/20.
Suspeita_2.jpegSuspeita_3.jpeg Suspeita_1.jpeg

Esse bolo pra mim, está bem esquisito. Isolei ele dos outros 2 que estão OK e foram inoculados junto com este.
O surgimento dessa mancha amarela no topo, penso que pode ser Pseudomonas tolaasii.

Só para constar, não houve nenhuma suspeita de contaminação na inoculação, apenas excremento micelial.

Gostaria de saber se alguém já observou essas camadas esquisitas que parecem que são pins mas não são, como eu disse, parece que isto de alguma forma são as fibras que o micélio usa pra compor o fruto mas ele não está se compondo e acaba revestindo aquela área com essa "massa". Estou abanando 3x por dia além dos buracos que estavam na caixa organizadora, que eu tive que fechar por estar quase secando os bolos, tive que até fazer um dunk por causa disso, estavam secando bem rápido mas já foi resolvido.

Desde já, agradeço pelas opiniões!

OBS: O micélio aparentou estar muito forte quando foi inoculado, ele tomou o bolo bem "rápido" (21 dias estava OK, mas esperei mais um pouco para consolidar)

ESPÉCIE: TKSSS (TENKOU SAMUI SUPER STRAIN)
 
Pode ser contaminação por bactéria como falou, mas o micélio ta na guerra e ta vencendo, não é atoa que frutificou ;)
Eu separaria como você fez e segue com ele, se apresentar alguma deformação nos cogumelos não consuma ou procure fazer um chá :)

Ja tive um bolo que apresentou sinais parecidos, mas não fez essa crosta amarela, alguns cogumelos desenvolveram bonitos, outros ficaram pretos/molhados e eu descartei
 
Upvote 0
"Bolo estranho com cheiro esquisito ... eu não acho legal ... talvez eu tome com beritas" kkkkk ...

Mas eai os cogumelos depois de colhidos apresentam-se normais e com o cheiro caracteristico?
 
Upvote 0
"Bolo estranho com cheiro esquisito ... eu não acho legal ... talvez eu tome com beritas" kkkkk ...

Mas eai os cogumelos depois de colhidos apresentam-se normais e com o cheiro caracteristico?

Os cogumelos estavam com cheiro bem normal, textura e aparência também. Só no topo do bolo que está dessa cor, no dia de hoje (26/11/2020) parece ter se espalhado um pouco mais, mas ele está isolado e estou apenas observando. Infelizmente dele só colhi estes e acho que vou enterrar. Ele também começou a gerar camadas ou bolinhas brancas em cima do ponto laranja, como se tivesse querendo tomar aquela parte para ele novamente ou "engolir" de alguma forma. Fico triste em não saber como ajudar pra retirar essa bactéria dele.

Independente dessas infelicidades no cultivo, bola pra frente... Sinto só pelo bolo, que não conseguiu se manter saudável.

Obrigado a todos que comentaram.
 
Upvote 0
Bolo pra frente ... o bom é que vai ganhando experiência e ainda teve a sorte de colher frutos saudáveis dele.


Boa sorte nas próximas empreitadas!!!
 
Upvote 0
Back
Top