Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bolo contaminado verde limo/preto.

Shroomistic

Hifa
Cadastrado
03/07/2019
4
12
25
Strains TKSSS e Ecuador.

Boa tarde galera, estou aqui para tirar uma duvida minha, estou no meu primeiro cultivo, inoculei em um ambiente esterilizado 5 bolos, 3 tksss e 2 ecuador, 2 bolos apresentarem sinal de micelio, 1 não apresentou nenhum sinal e outros 2 apresentaram sinal de contaminação, com cor verde musgo/limo, mas agora me parece ser preto, só que depois o micelio começou a se desenvolver nesses dois bolos, em um deles a contaminação estava mais "crescida" e no outro foi um ponto só.

Posso usar normalmente esses bolos? (eu teria de retirar a contaminação após inteiramente colonizado?)
Ou é melhor jogar eles fora?

Segue as fotos para mais detalhes.
20190725_140229.jpg20190725_140308.jpgIMG-20190720-WA0033.jpegIMG-20190720-WA0034.jpegIMG-20190720-WA0056.jpegIMG-20190720-WA0057.jpeg
 
Última edição por um moderador:
Faça um outdoor longe do seu local de cultivo.
Você só retiraria a parte visível, sendo que a maior parte não é possível ver a olho nu.
Uma coisa é "cirurgiar" um bolo que foi contaminado depois de 100% colonizado, outra um que já estava contaminado.
Pode manter ele no vidro e acompanhar a evolução, mas tem que ser separado de outros bolos.
Mesmo que o cubensis aparentemente ganhe, pode haver problemas depois e infectar todo o terrário e o quarto.
Não crie muita expectativa, o contaminante parece estar bem formado.

 
Upvote 0
.
Obrigado pela resposta Texugo, eu já joguei aquele bolo fora no "mato", e dei uma enterrada nele.
Estou esperando os bolos estarem 100% colonizados para depois de uns 3 dias aniversariar eles.
Tinha um bolo com um ponto levemente verde(coisa de 0.5 cm de area), mas o micelio ja cobriu tudo, e nesta parte está branco e não reapresentou algum sinal do contaminante, a minha duvida é, posso arriscar deixar ele dentro do terrario junto com os outros bolos saudaveis:unsure:?
Atualizando, estava olhando hoje nesse bolo e vi um "ponto" com algumas linhas levementes verdes, com um tamanho de 1cm +/-, como se fosse riscos verdes em cima do micelio branco.
Muito obrigado e uma boa tarde ;)
 
Última edição:
Upvote 0
Back
Top