Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Baixa umidade ou contaminante?

hortelanzi2

Cogumelo maduro
Cadastrado
03/05/2006
5
67
44
Olá! :)
Para não abrir uma thread em vão, procurei bastante e não encontrei algo parecido com meu problema.

É meu primeiro cultivo. Alguns detalhes:
Estou utilizando FAI + Vermiculita com selo de vermiculita.
Ficou na pressão por 70 minutos (depois de começar a apitar).
Os esporos vieram do FSRE, chegaram em outubro. É a strain MEX.
Fiz a seringa com água destilada num pote coletor. Não era esterilizado, mas na embalagem dizia que se jogasse água quente, ele ficaria. Segui o indicado.
Foram 4 copos. Estavam encubados a uma temperatura média de 25ºC.
Em 7 dias os copos já estavam 50% colonizados com um micélio "algodoado".
Um deles apresentou alguns pontos pretos em uma região do copo, mas apenas onde o arroz estava em contato com o copo. Achei que fosse trichoderma e deixei la mesmo.
Duas semanas depois, os copos já estavam 100% e todos estavam com esses pontos pretos em algumas partes do copo. O primeiro que apresentou isso teve somente mais alguns pontos pretos.
Achei estranho que eles não se espalharam nem consumiram o micélio.
Crente duma contaminação, abri um dos copos (o que já estava 7 dias assim).
Não tinha cheiro ruim, apenas um cheiro muito suave, acho que o de micélio.
Desmanchei o bolo e ele parecia meio seco, como isopor mesmo.
Esmiucei onde havia os pontos pretos e para minha surpresa, só estava preto no contato com o vidro. O bolo estava 100% colonizado no centro também.
O micélio já estava ultrapassando a camada de vermiculita. A tampa de papel alumínio não estava suada, nem o copo por dentro.
Infelizmente não tenho camera digital, mas posso tentar descrever ao máximo possível meu problema.

Perguntas:
Se fosse um contaminante, em uma semana não teria devorado o bolo?
A textura do bolo é como isopor mesmo? Ou deve ser meio "molhadinho"?
Esses são os sintomas de "bolo seco"?

Injetei água destilada em dois bolos estou dando um cold shock neles, amanhã vão para o terrário pra ver no que dá.

Gostaria de agradecer o empenho dos colegas deste fórum.
Obrigado por tudo.


[]s
 
Olá! :)
Crente duma contaminação, abri um dos copos (o que já estava 7 dias assim).
Não tinha cheiro ruim, apenas um cheiro muito suave, acho que o de micélio.
Desmanchei o bolo e ele parecia meio seco, como isopor mesmo.
Esmiucei onde havia os pontos pretos e para minha surpresa, só estava preto no contato com o vidro. O bolo estava 100% colonizado no centro também.
O micélio já estava ultrapassando a camada de vermiculita. A tampa de papel alumínio não estava suada, nem o copo por dentro.
Infelizmente não tenho camera digital, mas posso tentar descrever ao máximo possível meu problema.


Pelo que você descreveu é mesmo micélio, e a cultura deu certo até agora.

O micélio tem um cheiro típico, e é realmente suave.
 
Upvote 0
Injetei 20ml de água destilada em cada um dos dois copos (quase transbordou na hora).
Seis horas na geladeira e o bolo já havia sugado toda a água.

Hoje vai para o terrário, vamos ver...


[]s
 
Upvote 0
Para deixar registrado: os pontos pretos eram contaminantes.
Quando foram para o terrário, cobriram o bolo. Era uma cor entre verde escuro e preto.
É uma pena, pois um dos bolos estava se desenvolvendo bem rápido.

Revisarei meus métodos de esterilização e assepsia.


[]s
 
Upvote 0
pontos pretos ?? aiaiai amigo... cuidado... mas enfim... vamos var como será os frutos...
 
Upvote 0
Back
Top