Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+ - Casing(recuperando frutos) e Mini-Casing(PET)

Diário de cultivo completo.
Bom galera, após meu primeiro cultivo de B+ seguindo PF Tek básica, decidi partir pro casing para obter novas experiências.
Bom fiz 5 potes com ingredientes básicos(PF):
1/2 Vermiculita
1/4 Arroz integral orgânico
1/4 Água mineral

Inoculei com seringa multiesporos de B+.
Um pote de PP estava finalizando a colonização e de um dia pro outro contaminou feio:
SAM_0530.JPG

Os outros 4 potes seguiram a colonização normal, todos bem rizomórficos.

Casing:
Esperei terminar 100% a colonização e fiz uma besteira, fiz dunk e cold shok.... :cabecada:
Dunk e Cold Shok seria pra coloca-los para frutificar, mas o casing teria de cobrir a camada pós casing(colonizar a camada casing) certo? :facepalm:
Então depois quebrei 3 bolos e fiz o casing.
Coloquei no pós casing e só subiu alguns "algodõezinhos" após quase 2 semanas... decidi coloca-lo para frutificar.
SAM_0545.JPG SAM_0546.JPG

Após 20 dias surgiu o primeiro pin, porém vi um micélio ao lado muito diferente de cubensis, no outro dia ele estava verde..(trichoderma :cry:)
Não queria desistir do pin, fiz uma "cirurgia" no casing retirando a parte contaminada e coloquei no terrário novamente.(Sei que os esporos do contaminante continuam la, mas não queria desistir nele, não tinha nada a perder além do casing :unsure:)

Após 3 dias surgiu mais 4 pins e o 1º estava ficando carnudo.
No 4 dia apareceu novamente o contaminante então decidi novamente uma "cirurgia" para não colonizar mais. Enquanto isso o pin está ficando gigante!
SAM_0571.JPG SAM_0572.JPG

Após "cirurgia":
SAM_0573.JPG

Provavelmente o meu erro que acarretou a contaminação foi que os bolos ainda não tinha colonizados totalmente por dentro, vi alguns arrozinhos de fora quando quebrei. Mesmo esperando 5 dias após a colonização 100% por fora. Na próxima irei esperar uns 15 dias, acompanhando eles para ver se não gera muito excremento do micélio.

Mini-Casing PET: (Estou mantendo longe do terrário com casing contaminado.)
Com 1 pote eu decidi fazer um mini-casing com garrafa pet.
Aniversariei e já quebrei o bolo.(Não fiz besteira nesse.. :))
Após 10 dias do pós casing surgiu os pins, bastantes para uma PET!
SAM_0574.JPG SAM_0575.JPG SAM_0576.JPG

As tampas da garrafa do lado de fora estão fazendo a troca de ar, estão apenas com 2 camadas de tela para insetos.
Utilizei duas garrafas PET. Uma eu utilizei o fundo(para formar a tampa do mini-terrário) e a boca(para um lado do mini-terrário) e a outra garrafa o restante.
Vedei o fundo com fita isolante.

PS: Os bolos que estavam no mesmo terrário do casing já foram retirados, estão em um terrário improvisado até terminarem os flush, estão no 4º flush agora.

É isso galera, vamos ver se o fruto continua sadio até a hora da colheita, após isso irei descartar o casing para a natureza, ficando apenas o mini-casing.
Abraços!

Galera só aproveitando o tópico.
Mesmo com casing contaminado os cogumelos podem ser utilizados secos, mesmo sem sinal do contaminante nele?
No caso o trichoderma?

Última edição por um moderador:
Pelo visto deu tudo certo no seu lar. Que bom, fico feliz! :)

Sei que os esporos do contaminante continuam la, mas não queria desistir nele, não tinha nada a perder além do casing

Sei que dói jogá-los fora, mas você poderia ter doado à Mãe Natureza. Não se brinca com contaminantes, lembra do ditado "o barato sai caro"? Os esporos espalham-se por toda a sua casa e geralmente é necessário uma limpeza geral por todo o ambiente para produzir novos cultivos saudáveis.

Recomendo que não carimbe-os. Deixe para carimbar quando tiver certeza que não há focos de contaminação.

Mesmo com casing contaminado os cogumelos podem ser utilizados secos, mesmo sem sinal do contaminante nele?
No caso o trichoderma?

Podem ser utilizados sem problemas. Claro, fazer um chá seria bom para diminuir os riscos.

Pelo visto deu tudo certo no seu lar. Que bom, fico feliz! :)
A situação está ficando melhor, convenci minha mãe de que era uma bela ciência, expliquei que os fungos fazem parte da natureza, sem eles não existia vida...
Os descartes dos bolos contaminados dos cultivos estou fazendo na horta dela, expliquei que iria fazer bem para as plantas, está tudo ficando mais calmo. :D

Sei que dói jogá-los fora, mas você poderia ter doado à Mãe Natureza. Não se brinca com contaminantes, lembra do ditado "o barato sai caro"? Os esporos espalham-se por toda a sua casa e geralmente é necessário uma limpeza geral por todo o ambiente para produzir novos cultivos saudáveis.
Fiz a colheita dos cogumelos agora, fiz o descarte do casing no quintal, deu uma dó... mas é para o bem de todos... :cr:

Recomendo que não carimbe-os. Deixe para carimbar quando tiver certeza que não há focos de contaminação.
Pode deixar, serão apenas secos ;)

Valeu pela ajuda Cosmik! :)

Casing:
flush
SAM_0579.JPG SAM_0582.JPG SAM_0583.JPG SAM_0584.JPG

Decidi seca-los, estão separados dos demais do outro cultivo para segurança, rumo túnel de vento!
SAM_0585.JPG SAM_0586.JPG

Não segui mais com ele, foi descartado para o bem da própria natureza... :)
Agora é somente o mini-casing que estão com muitos pins, nunca vi tantos em um pequeno micélio.. :)

Última edição por um moderador:
A situação está ficando melhor, convenci minha mãe de que era uma bela ciência, expliquei que os fungos fazem parte da natureza, sem eles não existia vida...

É isso aí! Nada melhor como ter a benção dos nossos pais. Cultivando com responsabilidade creio que sua mãe entenderá que cogumelos não é coisa de "drogados".

Fiz a colheita dos cogumelos agora, fiz o descarte do casing no quintal, deu uma dó... mas é para o bem de todos... :cr:

Fique de olho nos descartados, pode ser que a natureza continue lhe presenteando com belos frutos. :)

Flush:
SAM_0648.JPG

Após esse flush o micélio ficou fraco e contaminou, apenas 2 flushes esse mini-casing, foi descartado para a natureza. :)

@Ecuador pode colocar como completo, o objetivo do diário foi alcançado. Viva a natureza!

Back