Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Búfalos em Trigo cremogemado

Diário de cultivo problemático.
:luz: Olá patota, acho que este é o primeiro cultivo que divido com o fórum, mas não o primeiro que realizo, espero estar a altura de vocês.

A técnica utilizada foi uma ensinada por um grande amigo e companheiro aqui do fórum, é a que sempre utilizo para cultivos.

Materiais:

- Vidros mais compridos do que largos (para caber na panela de pressão e não ter que ficar esterilizando pouca coisa por vez, gastando gás, energia e tempo) R$1,99 cada, são reutilizáveis então valem o investimento.

- Plástico PVC para alimentos, utilizo para tampar os vidros após a inoculação. R$2,37

- Papel alumínio, uso para forrar a tábua de passar, que é minha bancada de trabalho. R$3,50

- Fita isolante vermelha, uso para vedar os vidros com o plástico, uso vermelha pra cortar mau olhado. R$1,00

- Cabo para bisturi nº3, é reutilizável, precisa só trocar as lâminas R$8,40

- Lâmina para bisturi nº3, esterilizada, R$0,40

Substrato:


- Trigo em grãos, R$1,20 cada 100 gramas, o meu veio premiado com vários insetinhos, a maioria eu retirei na lavagem mas com certeza alguns fazem parte do substrato :p:

- Cremogema, a coisa mais deliciosa desse mundo, utilizei uma colher de sopa na hora da fervura.

Assepsia:

- Borrifador com solução de água da torneira + água sanitária

- Pano perflex cortado ao meio

Incubadora:

- Termostato para aquário Aqua Master: R$27,00 (mas eu joquei um charminho feminino no cara da loja e ele me deu 2 reais de desconto, entao 25)

- Aquecedor de aquário 30w R$10,00 , tem que ser forte mesmo, para os dias frios.

- Garrafa PET de 1,5 L

- Isopor de não sei quntos litros, é aquele mais comum, nem pegueno e nem grande, médio.

O aquecedor vai dentro da garrafa com água, do outro lado do isopor fica o termostato parafusado na lateral, mantenho a temperatura constante em 29-30°C . Essa estufa é muito eficiente, a água se mantém aquecida por um longo tempo, o aquecedor é ligado poucas vezes, gasta bem pouca energia e a temperatura é sempre constante.

Procedimento:


1 - Lavei o trigo com água da torneira, foi quando descobri os pequenos insetos. Coei alguns, joguei outros fora, mas alguns ficaram no substrato, além de não ter paciência confio na minha esterilização...

2 - Deixei o trigo de molho hidratando por 12 horas

3 - Escorri a água e levei o trigo ao fogo com água cobrindo. O intuito é ferver/cozinhar o trigo até ele começar a abrir e expor o gérmem, quando em uma colher de sopa a maioria deles estiver aberto é hora de parar. Levei 57 minutos nesse processo, o trigo que comprei era de qualidade duvidosa - nota-se pelos insetos. Nessa fervura adiciono a cremogema, já dissolvida em água fria para não empelotar.

4 - Escorri o trigo e não enxaguei para não perder a cremogema. Depois de bem escorrido coloquei-o nos copos até pouco mais da metade, coisa de 2/3

5 - Coloquei os copos na panela, 3, sem tampa e sem pano no fundo, caso contrário não caberiam na panela.

6 - Esterilização sob temperatura e pressão por 60 minutos, exatos.

7 - Repouso até o outro dia.

8 - Banho com protex (prefiro sabonete de morango, acho protex fedido, mas tudo pela assepsia)

9 - Máscara, touca no cabelo pq é comprido, só de calcinha, que já coloco no banheiro para evitar manuseio de roupas, e o jaleco que deixo no quarto.

10 - A tábua de passar deve ter sido usada recentemente, por estar mais limpa pelo calor do ferro. Coloco um pedaço de papel alumínio na tábua, a panela do lado, e espirro/borrifo cloro em tudo, inclusive no meu jaleco e nas minhas mãos (prefiro o cheiro da água sanitária ao do protex)

11 - Limpei o cabo de bisturi com o cloro mas o certo é enrolá-lo em papel alúminio e esteriliza-lo junto com o substrato.

12 - INOCULAÇÂO: utilizo a inoculação carimbo-trigo, sem a confecção de seringas, com hidratação no próprio substrato. Economizo nas etapas mas pode ser mais perigoso para o carimbo.

13 - Tudo muito rápido, sou muito ágil nessa hora, habilidade e tranquilidade para ser bem limpinha e eficiente: tiro um vidro da panela, coloco a tampa em cima, abro o carimbo, raspo os esporos para dentro do copo, fecho o carimbo, lacro com o plástico filme, mas ainda não passo a fita.

14 - Repeti o mesmo procedimento com os outros dois copos.

15 - Fita isolante por cima do plástico, puxo o plastico para cima e passo outra camada de fita, agora pegando na fita e no vidro, para ficar bem vedado.

16 - Eu tinha um substrato inoculado há 3 semanas, com o mesmo procedimento e mesma composição, mas sem micélio nem contaminação. Aparentemente o carimbo estava muito velho e já inviável. Como ele não tinha contaminação e tinha ficado muito apetitoso, resolvi raspar uns esporos pra dentro dele tbem. hehe foi o primeiro a germinar.

17 - Ontem eu comecei a ver uma pequena nuvemzinha se formando nesse que inoculei por último, esperei até hoje para ter certeza, e realmente é micélio mágico, seu branco brilhante tem algo de divino, algo de imaculado, é inconfundível...

Estou sem máquina para postar as fotos, mas acredito que empreste uma de um amigo e até de noite jah as tenha colocado aqui.

Se tiver esquecido de algo completo mais tarde.

Dúvidas, se dentro do meu conhecimento, serão respondidas com carinho.

Críticas e sugestões serão recebidas com amor.

Beijos fórum, espero que tenha postado direito :D

PS: Obrigada pelo pedaço de carimbo psilo (não tem smile de bjinho??? seus fanfarrões, como vão receber meus beijos???)
 
Um copo contaminou com um fungo com micélio tipo bolor branco e esporos pretos, aspergilus niger talvez??

Agora são três .... desculpem não deu pra pegar a máquina ....

Me mandem good vibes seus fanfarrões, 20 visitas e nenhum comentário?? Eu sou leonina, gosto muito de atenção ... ainda não tem foto mas me esforcei pra escrever o melhor possível ...

beijos .... (sem smile de beijo ainda, já tinha pedido ano passado hein GL ...)
 
Boa sorte no cultivo Emanuele! :pos:
Quero ver lindos cogumelos por ai !!

Leonina gosta é de rosnar! ;)
 
Tomara que vá tudo por água abaixo. :rolleyes:
 
Gostei. Tudo bem explicado.
Pena não poder por fotos.

E perdoe-me o comentário mas... Gostei da história de "só calcinha e jaleco":D

Muita paz e sorte com seus cultivos
 
Fotos, as duas últimas antes das três últimas são contaminados... se tiver embaralhado me avisem ... beijos. as trees ultimas são com um zoom melhor ...

Micélio ainda não rizomorfico, rizofórmico, sei lá, algodoado, brilhante e voraz;
 

Anexos

  • Imagem 021.jpg
    Imagem 021.jpg
    146.3 KB · Visualizações: 20
  • Imagem 022.jpg
    Imagem 022.jpg
    58.3 KB · Visualizações: 10
  • Imagem 023.jpg
    Imagem 023.jpg
    64.7 KB · Visualizações: 10
  • Imagem 024.jpg
    Imagem 024.jpg
    105.2 KB · Visualizações: 10
  • Imagem 025.jpg
    Imagem 025.jpg
    121.5 KB · Visualizações: 11
  • Imagem 030.jpg
    Imagem 030.jpg
    111.1 KB · Visualizações: 8
  • Imagem 029.jpg
    Imagem 029.jpg
    164.8 KB · Visualizações: 8
  • Imagem 028.jpg
    Imagem 028.jpg
    185.6 KB · Visualizações: 16
  • Imagem 027.jpg
    Imagem 027.jpg
    191.1 KB · Visualizações: 12
  • Imagem 026.jpg
    Imagem 026.jpg
    73.9 KB · Visualizações: 21
  • Imagem 034.jpg
    Imagem 034.jpg
    107 KB · Visualizações: 8
  • Imagem 031.jpg
    Imagem 031.jpg
    91.4 KB · Visualizações: 12
  • Imagem 032.jpg
    Imagem 032.jpg
    69.7 KB · Visualizações: 12
  • Imagem 033.jpg
    Imagem 033.jpg
    84.2 KB · Visualizações: 19
É isso ai! :pos:
Um orgulho pro pessoal da biologia.
 
Atualizando ... um dos copos tá com contaminante amarelo, estagnou o crescimento psilocibiano.

Um outro copo, o que era pra ser HB mas inoculei depois de 3 semanas também estagnou, mas sem contaminação aparente, não sei o motivo dessa parada, ele foi o primeiro a germinar, não acho que os nutrientes do substrato tenham se degradado "sozinhos" em 3 semanas, o que acham??

O copo mais forte e bonito é esse das fotos, micélio voraz e algodoado, vejo algum começo de rizoformização em alguns pontos, mas nada muito pronunciado ...

OBS: Colonização está sendo feita em incubadora fechada e isolada de luz à 29-30 graus celcius.

Beijos lindos, mais novidades eu posto :p:
 

Anexos

  • pb 004.jpg
    pb 004.jpg
    102 KB · Visualizações: 11
  • pb 005.jpg
    pb 005.jpg
    91.5 KB · Visualizações: 24
  • pb 006.jpg
    pb 006.jpg
    106.1 KB · Visualizações: 15
Agora ficou perfeito.

Como já tinha dito em outro post, nada melhor que ver umas fotos pra assimilar as técnicas utilizadas e aprender um pouquinho mais.

Eu ainda não cultivei mas percebi no que li que, em todos os casos, é melhor usar potes menores para evitar problemas.

Muita paz

abraços irradiantes!
 
Um outro copo, o que era pra ser HB mas inoculei depois de 3 semanas também estagnou, mas sem contaminação aparente, não sei o motivo dessa parada, ele foi o primeiro a germinar, não acho que os nutrientes do substrato tenham se degradado "sozinhos" em 3 semanas, o que acham??

OBS: Colonização está sendo feita em incubadora fechada e isolada de luz à 29-30 graus celcius.

Já aconteceu comigo também, acredito que seja a temperatura muito elevada.
Por exemplo, você está incubando a 30º.C, não esqueça que o micélio tem atividade metabólica (vai gerar + calor dentro do copo), onde a temperatura pode chegar a casa dos 31-32-33ºC até.
O que não é bom, e pode estagnar o desenvolvimento.
 
Abaixei a tempratura para 28 celcius, obrigada pela dica lindo!!

Após 2 dias nessa nova faixa de temperatura de incubação aparentemente o micélio começou a devorar mais rápido o substrato. Acredito que essa demora também seja devida a um cozimento exacerbado do trigo, fui pintar as unhas enquanto ele cozinhava para expor o gérmem e acabei esqucendo lá quando fui ver tava quase uma papa, que empelotou um pouco o substrato.

Mas o micélio está sadio e vistoso, sem sinal de contaminação. O substrato já diminuiu bem, afastando-se da parede do copo em alguns pontos, parece que esses búfalos adoram trigo cremogemado....

Vou ver se faço algumas culturas clones, em líquido e em trigo mesmo tbem, agora que meu namorado construiu uma caixa estéril para procedimento espero eliminar contaminações.

ED: a CEP caixa estéril para procedimento é uma glovebox, mas é que como sou aprendiz de quem sou gosto de aportuguesar os termos de cultivo ... beijos
 
éé Martini eu tbm tenho observado isso, a colonizaçao é mais rapida sem risco
de contaminaçao, melhor inocular 4 copos pequenos do que 1 copo granadao
alem dele demorar pra colonisar o risco de contaminaçao é bem maior:pos:
boa sote no seu cultivo Emanuelle, espero q eles colonisem bem rapidinho.
 
Back
Top