Aqui está mais uma citação do roger rabbit sobre a ausência de luz afetando negativamente a potência
"The only direct influence on potency I've found is mushrooms grown without sufficient light are low or non-potent."
Bem, o artigo diz o contrário. E RR não disse mais nada sobre a observação dele. Nada sobre como foi o cultivo, o substrato etc.
Continuo aguardando mais evidências.
Lá mesmo no tópico do Shroomery outro user fez as perguntas certas:
"I don't mean to sound like a doubting Thomas, but how could that be measured without lab equipment? I know theirs other factors in regards to potency but without measuring the actual active percentages wouldn't this just be subjective to the user?"
Ou seja:
'Eu não quero parecer um Tomé duvidando, mas como isso poderia ser medido sem equipamentos de laboratório? Eu conheço os seus outros fatores que tem relação com a potência, mas sem medir as percentagens reais de princípios ativos isso não pode ser uma percepção subjetiva do usuário?"
RR não respondeu ...
Nas minhas experiências de cultivo, quando não forneci luz suficiente, não notei que os cogumelos tenham ficado mais ou menos potentes.
Mas, na verdade, se fosse para opinar, diria que foram colheitas bem potentes, como algumas antigas, de Ecuador, iluminadas somente por uma fraca lâmpada LED, e as recentes de Xapuri, que apesar do terrário estar com iluminação fraca produziu cogumelos fortíssimos.
Mas, já que você retomou o assunto, esqueceu de citar essa frase do RR, que está na mesma mensagem e tópico:
"I've not found cold or hot to affect potency, but they do make the fruits denser if grown in cool temps."
Ou seja, "Eu não encontrei (evidências de que o) frio ou calor afete a potência, mas os frutos ficam mais densos se cultivadas em temperaturas frias."
Então, agora você acha que a temperatura, a tal história de cultivar os cogumelos em temperatura de 10 a 15 graus, não afeta a potência? Ou você acredita na opinião do RR em um caso e não acredita no outro?