Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Arte, pichação, graffiti...

Rommmm

Xamã Aprendiz
Membro Ativo
09/12/2010
148
50
Maringá - PR
E aí galera.
Seguinte...
Gostaria de saber a opinião da galera, experiências e referências, qualquer coisa relacionado a pichação e ao graffiti.
Será que pichação é arte? Será que é benéfica? Será necessária? Essa voz dos excluídos da sociedade rompe com o sistema ou é apenas uma forma de legitimá-lo inconscientemente? É imatura? Gera mudança? É bela?
E a relação com o graffiti? Será o graffiti realmente uma arte bela? Qual a diferença entre um graffiti, uma pichação e um outdoor publicitário? Seria uma arte impositora de um valor de gosto? Toda arte de rua, seja graffiti ou pichação é uma arte egóica? Narcisista? Graffiti também é poluição visual? E quem não gosta do graffiti, é obrigado a conviver com as pinturas? É uma arte superior a pichação? É arte?
Estão aí algumas questões para auxiliar no pensamento, mas vale qualquer coisa, só estou iniciando a discussão.
Obrigado!
 
Então @Rommmm
É um assunto complicado. Sem dúvida graffiti é arte.
Existem x tópicos que podem ser abordados a respeito.
Entendo que graffiti é uma arte de rua, mas deviam existir pontos específicos, nenhum artista pinta um quadro e simplesmente deixa ele abandonado onde ninguém vai prestigiar. Deviam existir políticas mais amplas sobre isso, como por exemplo a institucionalização de museus abertos, políticas de apoio a arte e conscientização, pois acredito que boa parte de população sequer sabe diferenciar um graffiti de um picho.
O picho, assim como o graffiti, é uma arte. Nem toda arte apresenta traços simpáticos, agradáveis aos olhos de todo mundo. Uma forma de protesto das massas oprimidas contra o sistema capital do individual, uma forma de dizer "estamos aqui".
No meu ver, o picho vai além de arte ou vandalismo, é exatamente o fato das pessoas não gostarem que mantém o picho vivo. Pois é essa a intenção.
 
Back
Top