Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Arroz azeda antes do micelio crescer

GlubGlub

Esporo
Cadastrado
08/03/2024
48
3
23
Pessoal, tudo bem? Queria tirar uma duvida, ja aconteceu duas vezes comigo do arroz integral azedar antes do micelio se desenvolver. Nesse caso, quais são as possiveis causas?
 
Algumas possíveis causas:
1) Esterilização inadequada;
2) Cultura usada para inoculação contaminada;
3) Erro técnico do cultivador (agulha não estéril, tocar meios nutritivos, operar caixa-de-ar-parado errado, operar fluxo laminar errado, etc..)
4) Contaminação causada por inocular em ambiente não estéril. (Ao ar livre, janelas de casa e portas abertas, correntes de ar, ventilador, fora da caixa-de-ar-parado, fluxo laminar avariado, etc)
5) Inocular a partir de esporos;
6) Falha do filtro, recipiente inadequado ou avariado.

Foi isso que consegui pensar. O que você está tentando fazer?
 
Última edição:
Upvote 0
Acredito que tenha sido esterilização inadequada, pois estava tentando fazer pelo microondas. Passei pro método de panela normal, mas ainda não testei com arroz. Mas enfim, acho que é melhor eu perder o medo da panela de pressão e aderir ela. Melhor do que ficar tendo tentativas falhas de cultivo
 
Upvote 0
Panela de pressão é quase que um item obrigatório se você for produzir o próprio spawn, vai melhorar muito suas chances de sucesso.

Essas TEKs sem panela de pressão, como no forno, microondas, esterilização atmosférica de grão, a galera fala que funciona porque vê depois de alguns dias o micélio crescendo, mas ele não vem sozinho... geralmente os contaminantes mais resistentes (bactérias formadoras de endosporos) não são eliminados e acabam estragando tudo.

Se você quer resultados mais concretos, a esterilização com pressão a vapor é o melhor método de longe.
 
Upvote 0
Back
Top